Diferenças de sites Web Standards

Essa pergunta é muito difícil de ser respondida porque as diferenças entre um método e outro são gritantes. Esse artigo discute a importância de adotarmos e seguirmos padrões Web quando criamos nossos sites.

[ Hits: 13.936 ]

Por: Tiago Mendes em 15/03/2007 | Blog: http://tsouza.wordpress.com


Introdução



Essa pergunta é muito difícil de ser respondida porque as diferenças entre um método e outro são gritantes. Essas diferenças afetam todas as pessoas envolvidas no projeto: começando na equipe de desenvolvimento. Aquela briga tradicional entre designer e programador acaba. Eles começam a trabalhar juntos no mesmo projeto, sem um atrapalhar o trabalho do outro.

O designer trabalhará sem tocar no código de programação, ficará apenas no código CSS, onde o programador não terá como estragar o layout do Designer. E dessa forma, com os dois trabalhando ao mesmo tempo, no mesmo projeto, o tempo de produção será diminuída.

Inclui os donos do negócio, já que há diversas economias no desenvolvimento do projeto e também em manutenções posteriores, bem como consumo de banda que é tão preciosa hoje em dia. E finalizando no usuário, que agora pode acessar o site usando a plataforma e o browser que preferir. Poderá acessar de seu Mac ou do seu Linux, usando Opera ou Konqueror. Ele terá controle.

O diferencial

Muitos desenvolvedores que vem aderindo e tendo seu caminho aberto pelos padrões web, hoje saber implementar um site usando os padrões é um diferencial e é um ponto que a empresa deve usar para valorizar seus produtos.

Felizmente se quisermos que a evolução seja mantida, não devemos parar com o pensamento de dever comprido, e isso não vai parar se os padrões se tornarem parte do pacote básico.

O que eu quero dizer é daqui um tempo, saber os padrões Web não será mais um diferencial e sim uma obrigação.

Agora você deve estar se perguntando então o que é diferencial. Produzir sites de acordo com os padrões não é mais coisa de outro mundo, oferecer um site rápido e compatível com o maior tipo de dispositivos será dever, na verdade já é.

Implementar um site correto é fácil. Implementar um site usando CSS e HTML bem estruturado em cima de código Python, PHP ou Ruby, já é outro patamar - o diferencial de hoje, mas que vai se tornar o pacote básico de amanhã - o diferencial hoje é simplesmente a maneira ágil de você conseguir se adaptar ao mercado e estar plugado com a maioria de novidades possíveis.

Por isso inove, você conseguiu inovar quando resolveu adotar os padrões, agora é só mais um passo adiante.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Os envolvidos
   3. Nova perspectiva
Outros artigos deste autor

JDK 6 + Eclipse 3.2 + NetBeans 5.5

PHP Orientado a Objetos

Leitura recomendada

Listar dados em MySQL utilizando PHP e AJAX (parte 1)

ExtJS: Um excelente framework de JavaScript

MathML - Mathematical Markup Language

XSS - Cross Site Scripting

Jakarta JMeter - Testando o desempenho de seus sites

  
Comentários
[1] Comentário enviado por pablo.ribeiro em 18/10/2011 - 12:18h

Muito bom artigo muita gente não se liga nos padrões, e ficam trabalhando site todo feito em tabelas, e 'ajudando' a web Brasileira ficar pra atrás, infelizmente e o cenário que hojê eu vejo, mais fico feliz por outro lado que vem mudando aos poucos mais esta mudando e isso e importante para a web.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts