Desenhar um planeta com Gimp

O Gimp permite a realização de muitos gráficos e graças a seu sistema de camadas, isto ajuda na confecção de imagens mais complexas. Vou mostrar agora como fazer um planeta simples usando somente o Gimp.

[ Hits: 14.886 ]

Por: flavio em 19/01/2010


O passo a passo



No Gimp, iniciamos com uma nova imagem. Neste caso uma de 800x600 e colocamos a cor de fundo "08142d".
Linux: Desenhar um planeta com gimp
Adicionamos uma nova camada transparente e aplicamos o efeito:

Filtros > Renderizar > Nuvens Ruído sólido

Ajustamos as configurações para: Detalhe: 5, Tamanho X: 5 e Tamanho Y: 5.

Então adicionamos um efeito para colorizar "cores/colorizar..." e configuramos para Matiz: 225, Saturação: 30, Luminosidade: -80 e no menu de camadas diminuímos a opacidade para 50%.
Linux: Desenhar um planeta com gimp
Numa nova camada transparente desenhamos um quadrado perfeito segurando shift com a ferramenta de seleção retangular e usamos "filtros > renderizar > nuvens > ruído sólido..." com as seguintes configurações: Detalhe: 5, Tamanho X: 10, Tamanho Y: 10.

Agora deselecionamos com ctrl+alt+a ou no menu "seleção/nada". Adicione o efeito "filtros/mapear/mapear objeto..." e selecione no menu "Mapear para" > Esfera. Selecione fundo transparente e dê OK. A nossa esfera vai ficar ovalada. Use a ferramenta de redimensionamento e estique para cima e para baixo até ficar um circulo.
Linux: Desenhar um planeta com gimp
Duplique a camada com a esfera e numa delas colorize "cores/colorizar..." usando as seguintes configurações de cor: Matiz: 225, Saturação: 40, Luminosidade: -10.

Na outra camada colorize da seguinte forma (arraste a camada pra cima de todas caso estiver abaixo) : Matiz: 210, Saturação: 40, Luminosidade: 50 e deixe a opacidade em 30%.

Para "a parte seca da terra" faça o seguinte: use a varinha mágica e selecione partes escuras da ultima camada para pegar seleções deformes e adicione uma nova camada transparente. Nela pinte com uma cor escura, como 49392c e desfoque com "filtros/desfocar/desfocagem gaussiana" em 10 pixels.

Use a varinha mágica, selecione a cor escura e duplique essa camada, para depois adicionar uma cor esverdeada na nova com a seleção ativa: 2c4931.

Use uma borracha opaca e retire alguns excessos até obter partes esverdeadas e dentro do contorno, como na figura a seguir:
Linux: Desenhar um planeta com gimp
Deixe ambas camadas com opacidade 50%. Selecione a primeira camada com esfera e dê um clique direito e selecione "alfa para seleção".
Linux: Desenhar um planeta com gimp
E com a seleção ativa adicione uma nova camada transparente. Coloque esta camada antes de todas as outras esferas e pinte com uma cor piscina ou azul claro: 07e6ff, deselecione e aplique filtros/desfocar/desfocagem gaussiana, a 40 pixels.
Linux: Desenhar um planeta com gimp
A partir daqui você pode adicionar detalhes como estrelas de fundo... nuvens no planeta etc. Este é o ponto de partida da sua mente".
Linux: Desenhar um planeta com gimp
   

Páginas do artigo
   1. O passo a passo
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Escrevendo com LaTeX

Edição pesada de imagens com o Gimp (parte 1)

Compiz Fusion: Ativando o efeito de "janela pegando fogo" e outros efeitos 3D

Composição por anexação e o Gimp

Publicidade? Linux? Como?!

  
Comentários
[1] Comentário enviado por JoseLucas em 19/01/2010 - 12:26h

Resultado bem bonito, tem como fazer ele girar também, você cria uma imagem quadrada, desenha o que quer nela, usando os efeitos que vc ensinou fica melhor ainda, depois vai em filtros, animações, globo giratório, ele vai criar um gif com o a imagem numa esfera rodando. Ele vai criar várias camadas com cada frame.

[2] Comentário enviado por cesar em 19/01/2010 - 16:19h

Show de bola!

[]'s

[3] Comentário enviado por hugoalvarez em 21/01/2010 - 16:33h

Eu não sou da área gráfica mas curto esses artigos sobre o Gimp pq sempre preciso mexer em alguma besteirinha e nunca sei como fazer umas coisas legais hehehe, então qualquer informação sobre o GIMP já me ensina algo, ficou muito bom.

Flws ae.

[4] Comentário enviado por chipteco em 21/01/2010 - 21:37h

puxa pessoal, que bom que vcs tem gostado, estou preparando mais coisas sobre gimp. Eu trabalho na área de design e uso software livre sempre, claro que tem coisas que só no photoshop.. mas nunca deixo o gimp fora. nunca.
obrigado a todos por lerem este artigo.

[5] Comentário enviado por pardalz em 22/01/2010 - 08:50h

@joselucas, faz um tuto sobre esse lance de girar ae.. é interessante..
@chipteco belissimo!

[6] Comentário enviado por razgriz em 22/01/2010 - 11:40h

Belo Artigo fazia tempo que não via algo tão bem escrito meus parabéns!

[7] Comentário enviado por radolpho em 29/06/2012 - 16:56h

Muito bom o artigo. Estou começando a usar o Gimp e suas dicas foram muito legais.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts