Conectando-se à Internet via ADSL com PPPoE no OpenBSD

Este artigo tem como objetivo ensinar a criar uma conexão com a Internet utilizando PPPoE via ADSL no OpenBSD manualmente.

[ Hits: 33.426 ]

Por: Vinícius Parizatto em 01/02/2006


Introdução



Pelo fato do crescimento da utilização de modens ADSL para conexão com a Internet em alta velocidade, senti a necessidade de estar escrevendo este artigo.

A finalidade é um fácil acesso às informações de como utilizar esta tecnologia em plataformas OpenBSD, com isso incentivando ainda mais a utilização da mesma.

O que é ADSL?


ADSL é a sigla para Assymmetric Digital Subscriber Line, que em português significa Linha Digital Assimétrica para Assinante. Consiste em uma tecnologia criada para transferência de dados em alta velocidade.

Utilizando a linha telefônica ela divide a mesma em três canais virtuais: um para voz, um para download e outro para upload. O termo "Assymmetric" indica que a velocidade de transferência entre download e upload não são iguais, variando com a infra-estrutura da prestadora de serviços.

O que é PPPoE?


O ADSL é somente o meio físico para a transferência de dados. Em alguns casos, como conexões dedicadas para empresas e conexões antigas que utilizam IP fixo, o ADSL está conectado diretamente à central telefônica, com isso não utilizando o PPPoE. Mediante a necessidade de identificação do usuário, para ter um maior controle de suas ações, foi implantado um protocolo chamado PPPoE.

O PPPoE (Point-to-Point over Ethernet) utiliza a tecnologia Ethernet que possibilita a conexão com o modem por uma placa de rede. Ele tem como característica autenticar o usuário e e adquirir um endereço IP para a máquina, possibilitando a conexão com a Internet.

O artigo


Este artigo parte do pressuposto de você ter o conhecimento de como configurar redes no OpenBSD, Caso não tenha esta noção, recomendo a leitura do OpenBSD FAQ no tópico de redes:
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Configurando os parâmetros para a conexão
   3. Conectando-se com a Internet
Outros artigos deste autor

Automatizando a conexão com Internet via ADSL com PPPoE no OpenBSD

Leitura recomendada

KeepAlive para conexão discada (ou não)

gGedit como IDE para COBOL

Backup em HDs da rede

Alternância de GPU em notebooks Core-i

Incrementando seus scripts com dialog

  
Comentários
[1] Comentário enviado por gbh em 01/02/2006 - 14:20h

você colocando a linha
enable dns
não é presciso seta o dns no resolv.conf.
e para não ter que sempre digitar
ppp -ddial nome da conexão toda vez que o sistema é reiniciado
é só inclui essa linha no /etc/rc.local
ppp -ddial nome da conexão

ótimo artigo parabéns =)

[2] Comentário enviado por viniciuspa em 01/02/2006 - 14:51h

Ola amigo gbh! Primeiramente muito obrigado pelo comentário sobre o artigo.
Sobre o comando enable dns, ele está no código do ppp.conf , mas sempre que é utilizado retorna os servidores de nomes da prestadora de serviços e não do provedor contratado. Este é o motivo que adicionei a modificação do /etc/resolv.conf.
Sobre o rc.local, eu fiz um complemento deste artigo automatizando o processo de conexão com ADLS. Acredito que logo será publicado.

Gostei de você ter mencionado a necessidade da automação da coisa, mostra que minha linha de raciocínio não fugiu muito dos resultados deste artigo.

[]'s

Vinícius

[3] Comentário enviado por get em 01/02/2006 - 18:34h

me diz uma coisa esses comandos servem tbm pro freeBSD pq estou com PCBSD (FreeBSD pra desktop), mas nao consigo conectar via adsl!!!

[4] Comentário enviado por anorexia em 02/02/2006 - 11:30h

ola .. tentei usar seu artigo na configuração do meu adsl . so que no slackware 10. a interface eth0 esta ok. que eu consigo pingar o ip tranquilamente. mas quando uso adsl-start ele gera uma saida de TIMED OUT .. o que deve ser feito ? seria a configuração dessa interface como dhcp ? se for. como se faz ? obrigado !

[5] Comentário enviado por biancagfranco em 02/02/2006 - 12:57h

Caro anorexia, começo de conversa a arquitetura de um BSD é completamente diferente de um GNU/Linux... Tendo em conta que o OpenBSD é um Unix...

Respondendo a sua pergunta, para se conectar no Slack, temos várias dicas no site, mas te passo a resposta.

Primeiramente logado como root, digite:

# adsl-setup
digite as suas configurações

após isso sim digite
# adsl-start
e # adsl-stop (para fechar a conexão)

Se dá TIME OUT, verifique se todos os leds do seu modem estão corretamente acessos, se sua linha telefonica não possui chiados e se a mesma está com sinal de dsl. E também veja se sua senha está digitada corretamente junto do login do seu provedor, esses dados são fornecidos no adsl-setup.

Agora se você está usando o Slack 10.2 o comando não é o adsl-setup/start/stop e sim pppoe-setup/start/stop.

Procure primeiro pesquisar no site antes de testar conteúdo que não é específico da sua distribuição.

E aproveitando Vinicius, parabéns pelo artigo e espero (como já disse antes) continuar vendo material seu pela fila de moderação sempre! Aa e desculpe por este post que foge do foco do seu artigo.

[]´s
Bianca

[6] Comentário enviado por anorexia em 02/02/2006 - 13:28h

obrigado pela dica bianca.. mas tudo isso ai ja foi verificado antes. e ainda sim o problema persiste.. eu consigo logar normalmente pelo winxp. acredito q o problema eh a configuração da interface eth0. eu acredito não estar configurado como client dhcp. ja que antes eu usava com ip fixo ligado em uma redezinha.. se alguem conhece algum artigo sobre isso. ou tem algua coisa solução.. por favor. me ajudem.. obrigado!

[7] Comentário enviado por viniciuspa em 02/02/2006 - 20:57h

Ola Otavio (get) ! Apesar dos sistemas terem em comum o nome BSD existe diferenças marcastes entre eles. Este artigo como o nome mesmo diz tem o foco para OpenBSD.
Mesmo assim pesquisei a sua duvida para ver se encontrava semelhanças com o artigo. Os BSD's tem uma gama de documentação muito completa e detalhada. Na pagina oficial do freeBSD encontrei uma documentação que deverá-lhe ajudar:
http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/pppoe.html
Sobre abordar freeBSD em artigos futuros, sinto-lhe dizer que não faz parte de meus objetivos. Mas nada impede de você mesmo estudar as soluções de seu problemas e publicar-las. Foi o que fiz e que irei continuar fazendo. Colabore também com a comunidade.
[]'s
Vinícius

[8] Comentário enviado por xbgames em 30/07/2006 - 01:27h

Olá sou novo usuario do Linux 10, preciso de ajuda mesmo com esse tutorial...não manjo nada de linux, se algum poder me explicar melhor me adicione nosnitrous_blue@hotmail.com OK


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts