Conciliando o uso da ZRAM e SWAP em disco na sua máquina

Nesse artigo vou explicar o que é ZRAM e como habilitá-la no seu sistema e como conciliar o uso da ZRAM com a SWAP em disco.

[ Hits: 189 ]

Por: Sidnei Serra em 01/09/2025 | Blog: https://www.youtube.com/channel/UCRgokKtNlttdmg2RJEa2VYw


O quê é SWAP em disco e configurando-a mais adequadamente



SWAP ou arquivo de troca é uma "extensão mais lenta" da memória RAM para onde os dados são enviados quando a RAM do sistema está cheia; é como se fosse "mais memória RAM" disponível só que no disco, seja em partição ou arquivo. No entanto o uso da SWAP em disco é muito mais lenta do que a memória RAM e quando ela começa a ser utilizada nota-se uma maior atividade de disco justamente pela escrita/leitura de dados que o sistema está fazendo.

A SWAP é criada normalmente na instalação do sistema mas há distribuições - como o Arch - que implementam a ZRAM SWAP em vez dela em disco (trataremos mais à frente) e normalmente essa SWAP em disco costuma ter ou o dobro ou a mesma quantidade da RAM total do sistema. O sistema em si está bem configurado para dar as devidas prioridades de uso entre a RAM e a SWAP mas podemos dar uma ajudinha aqui.

O arquivo de configuração de como o sistema lida com a prioridade de uso entre RAM e SWAP é /etc/sysctl.conf ou dentro de alguma outra pasta que possua essa configuração. O parâmetro é o vm.swappness e vamos então configurá-lo de forma mais adequada. Veja se o arquivo /etc/sysctl.conf existe na sua máquina; se não existir, crie o seguinte arquivo na pasta /etc/sysctl.d/ se lá já não houver um sysctl.conf:

sudo nano /etc/sysctl.d/99-ramswap.conf

Coloque ali:

vm.swappness = 20

Salve o arquivo e dê um "sudo sysctl --system" para carregar as novas configurações. Essa configuração diz "mais ou menos" ao sistema que quando a memória RAM estiver 80% usada é para começar a usar a SWAP - no caso, em disco. Outros valores podem ser testados, como 10 ou 30, tudo vai depender de como se comporta a sua máquina. Essa configuração posterga o uso da SWAP - no caso, em disco - para que o sistema tenha mais responsividade.
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O quê é SWAP em disco e configurando-a mais adequadamente
   2. O quê é ZRAM SWAP e configurando-a mais adequadamente
   3. Conciliando o uso da ZRAM e SWAP em disco na sua máquina
   4. Criando arquivo de SWAP e limpando RAM e SWAP depois de uso intenso
Outros artigos deste autor

Mitigação - O que é e quando é "seguro" desabilitar

Máquina perereca - até onde é possível o uso de Linux?

Leitura recomendada

Openfire + Gateway + MSN

Conexões SSH sem senha fácil e descomplicado

Recuperando e/ou adaptando o GRUB do Sabayon Linux

Acessando remotamente máquina Windows dentro de uma VPN através do Ubuntu

Configuração de servidor DNS no Linux

  
Comentários

Nenhum coment�rio foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts