Pular para o conteúdo

Computação de alto desempenho

Este artigo escrito por Marcos Pitanga nos insere no conceito de clusterização, nos explicando o que é um cluster, para que serve, suas aplicações, custos e também nos apresenta o projeto MultiPinguim, assim como os passos para sua implementação.
Marcos Pitanga pitanga
Hits: 61.510 Categoria: Linux Subcategoria: Segurança
  • Indicar
  • Impressora
  • Denunciar

Parte 4: O Futuro dos clusters classe Beowulf

Os clusters Beowulf têm grande penetração no mercado de alta performance de computação, na qual é tradicionalmente dominado por 'grandes caixas de ferro' fabricados pela IBM, Sillicon Graphics, Cray entre outros. A expectativa é que os clusters baseados em microcomputadores terão rápido desenvolvimento para suprir as necessidades de um processamento mais sofisticado e que muitas novas aplicações paralelas poderão ser desenvolvidas, como aplicações para áreas financeiras e bancos de dados distribuídos.

Como discutimos neste artigo, o MultiPinguim é construído por diversos módulos, para que seus usuários / clientes desenvolvam e executem suas aplicações paralelas a um custo substancialmente mais baixo que supercomputadores equivalentes. Este ambiente é facilmente implementado em laboratórios já existente criando novas perspectivas para os alunos envolvidos em tecnologia explorarem uma área em ascensão, e desenvolver todos os tópicos de tecnologias envolvidas na construção deste projeto.

Marcos José Pitanga Alves
Engenheiro de Redes
pitanga@domain.com.br

   1. Projeto MultiPinguim - computação de alto desempenho
   2. O Cluster MultiPinguim
   3. Passos para implantação do MultiPinguim
   4. O Futuro dos clusters classe Beowulf
Nenhum artigo encontrado.

Ajustes finos no Bind (servidor DNS)

Alta disponibilidade com CARP

Bom escudo não teme espada: o módulo pam_cracklib

Descobrir a senha de configuração pelo browser de um Access Point (AP)

Passkeys: A Evolução da Autenticação Digital

#1 Comentário enviado por repolho em 18/07/2003 - 10:52h
vale a pena reslatar outro site interessantissimo
http://ha.underlinux.com.br/
#2 Comentário enviado por mologni em 26/01/2005 - 05:26h
Excelente artigo Marcos.

Para os demais leitores recomendo lerem também os artigos sobre MOSIX: www.mosix.org e openmosix.sourceforge.net.

[]'s...
#3 Comentário enviado por fag_oliv em 15/03/2007 - 09:03h
Ola pessoal ... existe openmosix para kernel 2.6.17 ou 2.4.33, ou softwares de simples configuração para a mesma finalidade.
#4 Comentário enviado por hemersonmilano em 19/03/2009 - 13:18h
Excelente artigo,
Todos artigos do Marcos Pitanga estão me ajudando muito.

O Marcos tem uma excelente didática e conhecimento.

Valeu Marcos pela ajuda.

Contribuir com comentário

Entre na sua conta para comentar.