Como usar o Heimdall

Neste artigo você aprenderá como instalar uma Stock ROM no seu Samsung Galaxy, sem recorrer a softwares proprietários. O processo todo pode ser feito tanto em interface gráfica, quanto pelo terminal; além disso, exploraremos outro recurso interessante que o Heimdall tem a nos oferecer. Boa leitura!

[ Hits: 4.016 ]

Por: Cézar Augusto em 24/03/2019


Preparação



Se você não sabe o que é, ou não tem o Heimdall instalado, leia este artigo:

Introdução

No mundo do Android, as pessoas que possuem um celular da Samsung se acostumam a utilizar o Odin para fazer a instalação da Stock ROM e custom recoveries. Isso é até normal, pois toda a comunidade faz isso e os tutoriais, em sua maioria, se voltam ao uso do Odin por ser a ferramenta oficial da Samsung.

Porém, quando se trata de distribuições Linux, o Odin não funciona (pois não foi feito para Linux) e os usuários não têm o que fazer, senão a recorrer a algum computador com o Windows para fazer isso.

Agora que temos o Heimdall como alternativa, vamos aprender agora como se faz para instalar uma Stock ROM no seu Galaxy.

Download da stock ROM

Este é o passo que, em minha opinião, é o mais chato do artigo, visto que o download pode demorar algumas horas, pois todas as distribuidoras de firmware adoram limitar a banda de rede para os usuários gratuitos A não ser que você vire usuário premium, a taxa de download pode beirar alguns Kilobytes por segundo.

Vá para o site PT | SamDb.org e escreva na caixa de pesquisa o modelo exato do seu aparelho. Para saber o modelo do seu celular Android, vá em: Configurações -> Sobre o dispositvo -> Modelo do dispositivo.

Neste artigo usaremos como exemplo um Galaxy Grand Prime, cujo modelo é SM-G531H.
Linux: Como usar o Heimdall
Nesse site, digite e clique no resultado que aparecer do seu aparelho e não dê Enter. Agora, feita a pesquisa, vamos escolher um firmware para o nosso aparelho.

Obs.: existe a questão de nem todas as bandas de base serem compatíveis, mas para não complicar o artigo, escolha sempre a ROM do seu país, Ok?
Linux: Como usar o Heimdall
Neste caso, escolhi a variante ZTO mais recente do Brasil, pois ela é uma ROM neutra. As variantes ZTA e ZTR acompanham bloatwares das operadoras.

Na página de download, escolha a opção "Velocidade Lenta" e aguarde 60 segundos, se não aparecer um contador de 60 segundos, o jeito é se registrar mesmo. No meu caso não precisou, mas se precisar é só fazer uma conta e logar para efetuar o download.

Vai aparecer uma tela escrito "Velocidade lenta" de novo, você pode clicar nela para começar o download.

Opcionalmente, você pode querer usar o wget, visto que erros podem acontecer durante o download e o wget é mais firme para baixar.
Linux: Como usar o Heimdall
Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o "Velocidade lenta" e copie o link, tal como na imagem acima e cole no terminal:

wget <link que você copiou> -O SM-G531H-Stock.zip

Agora, vá tomar um café, ou tirar um cochilo, pois o download demorará bastante.

Preparação do arquivo

Uma vez que o arquivo tenha sido baixado, é hora de mexer com ele para funcionar no Heimdall. No Windows com o Odin, basta você extrair o ".zip" e usar o arquivo tal como está, porém no Linux um esforcinho a mais é necessário.

Pegue o seu arquivo e extraia.

unzip SM-G531H-Stock.zip
Archive:  SM-G531H-Stock.zip
  inflating: G531HVJS0ARI1_G531HZTO0ARH2_G531HUBU0AQI1_HOME.tar.md5


Note que o nome do arquivo termina com ".tar.md5". Pois bem, renomeie o arquivo tirando o ".md5" no final.

mv G531HVJS0ARI1_G531HZTO0ARH2_G531HUBU0AQI1_HOME.tar.md5 G531HVJS0ARI1_G531HZTO0ARH2_G531HUBU0AQI1_HOME.tar --verbose 'G531HVJS0ARI1_G531HZTO0ARH2_G531HUBU0AQI1_HOME.tar.md5' -> 'G531HVJS0ARI1_G531HZTO0ARH2_G531HUBU0AQI1_HOME.tar'

Agora que ele é um arquivo ".tar", podemos extraí-lo de novo.

tar -xvf G531HVJS0ARI1_G531HZTO0ARH2_G531HUBU0AQI1_HOME.tar
boot.img
recovery.img
system.img
cache.img
hidden.img
SPRDCP.img
SPRDDSP.img


Dava para fazer isso via interface gráfica também, sem problemas.

Note que saiu um monte de arquivos com a extensão ".img", é com eles que o nosso programa Heimdall vai trabalhar. É bom você salvar esses arquivos em uma pasta separada, para fins de organização juntamente com o arquivo ".pit" que veremos adiante.

Extração do arquivo pit

Obs.: Antes de começar, se o seu celular tiver FAP LOCK, vá nas opções do desenvolvedor e ative a opção "Desbloquear por OEM" antes de prosseguir.
Linux: Como usar o Heimdall
É agora que colocamos o celular em modo download, desligue o aparelho e pressione os botões POWER + VOLUME BAIXO + HOME por alguns segundos até vibrar. Ignore o aviso pressionando VOLUME CIMA para continuar. Conecte o seu celular ao computador com um cabo USB (de qualidade) e então partiremos ao Heimdall.

Via Interface gráfica

Comecemos pela interface gráfica. Digite em um terminal qualquer para lançar o Heimdall.

sudo heimdall-frontend

Vá na aba: "Utilities"
Linux: Como usar o Heimdall
Para testar a conexão, clique em Detect Device, se aparecer "Device detected", então está tudo certo. Na área escrita "Download PIT" tem um botão escrito "Save As", clique lá para escolher aonde salvar o seu arquivo PIT. E por último clique em "Download".
Linux: Como usar o Heimdall
"Pit file download succesful" é o que deve aparecer. Confira aonde você salvou o arquivo PIT para ter certeza de que ele não tem 0 kbytes, se tiver apague-o e repita o procedimento.

Via linha de comando

Se você é uma daquelas pessoas que preferem o terminal, bastava apenas digitar:

sudo heimdall download-pit --output arquivo.pit
Linux: Como usar o Heimdall
Após isso, o arquivo será salvo no diretório atual.

É bom você fazer um becape deste arquivo para usos futuros, quem sabe... pois vamos precisar dele adiante.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Preparação
   2. Instalação da Stock ROM
   3. Como criar um Heimdall package
Outros artigos deste autor

Computador e Placas Antigas Nvidia em Pleno 2019

Introdução ao Heimdall

Leitura recomendada

ARCore: SDK para realidade aumentada da Google

Android Things - Aplicativos IoT padronizado para Indústria 4.0

Python com SL4A - A camada de script do Android

Processing - Interagindo com o usuário

Introdução ao Heimdall

  
Comentários
[1] Comentário enviado por edivandjs em 24/03/2019 - 19:49h

Show! O mundo linux ainda é carente desses programas. Ainda preciso usar o windows quando vou alterar alguma das ROMs dos meus Xiaomis. Lembro também que quando a Google trocou o mass storage pelo MTP, era uma gambiarra daquelas para conseguir transferir arquivos. O dispositivo não abria e nem montava pelo Gparted ou CLI.

________________
“Quem combate monstruosidades deve cuidar para que não se torne um monstro. E se você olhar longamente para um abismo, o abismo também olha para dentro de você”
Nietzsche.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts