Como assinar digitalmente um documento criado no Br/OpenOffice

Neste artigo mostro como configurar o Br/OpenOffice para trabalhar com certificados digitais. Um pequeno relato do que são certificados digitais, seus tipos e formas e uma maneira fácil de montar seu gerenciamento eletrônico de documentos sem precisar baixar nenhum software complexo.

[ Hits: 50.579 ]

Por: Edgard Alves Costa em 21/09/2007 | Blog: http://edgardcosta.wordpress.com


Conclusão



Clica-se em adicionar -> OK. Pronto, seu documento está assinado digitalmente. Observe que na parte inferior da tela de trabalho surge uma imagem de um documento com bola vermelha e no título do arquivo entre parênteses, após o nome do arquivo, os dizeres "assinado".

Simbolo que mostra o arquivo está originalmente assinado.

Título do arquivo assinado.

Ótimo até agora. Foram passos tranqüilos. E se mais de uma pessoa quiser também assinar o mesmo documento, como é comum em empresas onde o gerenciamento eletrônico de documentos está funcionando e o workflow exige este passo?

Nada de pânico. Ao receber um documento assinado digitalmente, basta seguir os passos anteriores e inserir a sua.

Agora, o cuidado necessário é ter no seu navegador salvo a identidade digital de quem assinou o documento anteriormente a você. Normalmente este certificado digital fica salvo em disco. Sua configuração é simples. No gerenciador de certificados, escolha a aba de outras pessoas, clique em importar e pronto. Tudo está configurado corretamente.

O Br/OpenOffice insere a assinatura digital em todos os modos que ele permite, ou seja, em imagens editadas no Draw, em apresentações do Impress.

Mas como o padrão escolhido para os documentos que devem ser certificados digitalmente é o *.pdf, o Br/OpenOffice faz o trabalho para você da transformação do arquivo editado simplesmente clicando em (exportar direto como pdf). Este ícone está no menu principal ou você pode escolher em ARQUIVO -> EXPORTAR COMO PDF.

Depois você terá que usar um assinador e/ou encriptador exclusivo para aquivos pdf.

Para a plataforma Windows podemos citar: DeskSignerpdf da qualisoft. Para Linux apenas o Cryptonit (que achamos até o momento).

Pronto, você já sabe tudo como assinar documentos com certificado digital usando o Br/OpenOffice.

Bom proveito.

EdgardCosta
Leia o livro: BrOffice da Teoria à Prática.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Configuração
   3. Configuração - a seqüência
   4. Conclusão
Outros artigos deste autor

Conexão ADSL no Fedora Core

Leitura recomendada

Varredura bruta com NMAP

Analisando arquivos de registro (log)

Logwatch - Enviando relatórios via e-mail

Criando um cluster de alta performance para quebrar senhas

Verifique a sua fortaleza com lsat - software de auditoria em servidores e desktops

  
Comentários
[1] Comentário enviado por niltonpess em 21/09/2007 - 16:02h

Parabéns pela iniciativa, mas onde encontramos o livro BrOffice - da Teoria à Prática? Qual é a editora? Que tal escrever um sobre o Scribus?

[2] Comentário enviado por edersomangelo em 22/09/2007 - 12:06h

http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=4464

Editora: Brasport

rsrs

Ótimo artigo Parabéns!!!!

[3] Comentário enviado por User-kuruma em 24/09/2007 - 21:28h

Muito legal o artigo.

[4] Comentário enviado por rodrigo.messias em 25/09/2007 - 08:53h

Quando você converte o arquivo do OpenOffice para PDF a assinatura digital não fica disponível no PDF... pelo menos visível pelo Adobe Reader 7.0 e usando o OpenOffice 2.0...

Rodrigo Messias Barros

[5] Comentário enviado por carvalhonh em 05/04/2020 - 14:34h

ASSINATURA ELETRÔNICA LIBREOFFICE TOKEN OAB
BASTA ABRIR PELO DEBIAN 10 (ATUAL), ANTERIOR NÃO FUNCIONA
IR PASTA PESSOAL EX: /home/pec
VER MOSTRAR OCULTOS
.mozzila
firefox e procurar em qual pasta está o bookmarkbackups
no meus ficou assim:
/home/pec/.mozilla/firefox/z9ejxqwh.default-esr/bookmarkbackups

Abra agora o LIBREOFFICE
FERRAMENTAS
OPÇÕES
SEGURANÇA
CERTIFICADO
ADICIONAR:
/home/pec/.mozilla/firefox/z9ejxqwh.default-esr/bookmarkbackups
OK

Agora basta colocar o token
abir um texto sem nada para teste
ir arquivo lado esquerdo
exportar como pdf
clicar assinaturas digitais
selecionar
pronto abrirá aba senha do token
digiar a senha ok
assinar
exportar
colocar o nome do arquivo que será em pdf assinado
exportar
tudo ok arquivo formado em pdf assinado
agora é somente conferir
abir o arquivo pdf pelo Libreoffice Draw
aparecerá acima que foi assinado



Contribuir com comentário