Vamos abordar a instalação direta do
CentOS em um sistema configurado com
RAID1 via software, no qual poderemos constatar a facilidade em fazê-lo utilizando o utilitário da instalação da distribuição.
Mas antes vamos entender algumas coisas.
CentOS é uma distribuição
Linux de classe Enterprise derivada de códigos fonte gratuitamente distribuídos pela
Red Hat Enterprise Linux e mantida pelo
CentOS Project.
A numeração das versões é baseada na numeração do Red Hat Enterprise Linux. Por exemplo, o CentOS 4 é baseado no Red Hat Enterprise Linux 4. A diferença básica entre um e outro é o fornecimento de suporte pago na aquisição de um Red Hat Enterprise Linux. Funcionalmente, pode-se considerar os sistemas clones.
CentOS proporciona um grande acesso aos softwares padrão da indústria, incluindo total compatibilidade com os pacotes de softwares preparados especificamente para os sistemas da Red Hat Enterprise Linux. Isso lhe dá o mesmo nível de segurança e suporte, através de updates, que outras soluções Linux Enterprise, porém sem custo.
Suporta tanto ambientes de servidores para aplicações de missão crítica quanto ambientes de estações de trabalho e ainda possui uma versão Live CD.
CentOS possui numerosas vantagens, incluindo: uma comunidade ativa e crescente, um rápido desenvolvimento e teste de pacotes, uma extensa rede para downloads, desenvolvedores acessíveis, múltiplos canais de suporte incluindo suporte em português e suporte comercial através de parceiros.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Centos
RAID 1 é o nível de RAID que implementa o espelhamento de disco, também conhecido como mirror. Para esta implementação são necessários no mínimo dois discos. O funcionamento deste nível é simples: todos os dados são gravados em dois discos diferentes; se um disco falhar ou for removido, os dados preservados no outro disco permitem a não descontinuidade da operação do sistema.
Com o RAID 1 consegue-se duplicar o desempenho na leitura de informação, pois as operações de leitura podem ser repartidas pelos dois discos. Vantagens:
- Caso algum setor de um dos discos venha a falhar, basta recuperar o setor defeituoso copiando os arquivos contidos do segundo disco.
- Segurança nos dados (com relação a possíveis defeitos que possam ocorrer no HD).
Desvantagens:
- Custo relativamente alto se comparado ao RAID 0;
- Ocorre aumento no tempo de escrita;
- Não é usado paridade.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/RAID
Agora vamos ao que interessa.