Camada de Transporte TCP/IP e Aplicação

Uma introdução ao mundo das redes para se compreender melhor os processos sobre URL, HTML, HTTP e etc. Um resumo que eu fiz para entender melhor e usar como material de pesquisa para possíveis implementações Linux.

[ Hits: 34.239 ]

Por: Rafael Vergne Viana em 21/06/2007


A Camada de Aplicação



Todo mundo já está carece de saber que para todo "nó" na rede, existe um endereço de IP. A internet foi baseada em um sistema de ip, que é hierárquico, permitindo o roteamento baseado em classes e não por endereços individuais. Este é um problema em que o usuário encontraria ao relacionar o endereço com o conteúdo do local se não fosse desenvolvido um sistema de nomes de domínio para criar esta associação.

O DNS (Domain Name System) relaciona os domínios pelo grupo de computadores associados por sua localização geográfica ou pelo seu tipo de negócio.

Na camada de Aplicação opera o FTP, que é usado para a transmissão de um host para o outro. Como o FTP usa TCP para a transferência, ele é considerado um serviço confiável e orientado à conexão. Quando a transferência se dá de um servidor remoto para cliente, o FTP cria uma conexão segura e depois outra conexa o para ser usada como link.

Temos também o TFTP que usa UTP e é usado por roteadores para transmissão de arquivos de configuração e sistemas operacionais. Protocolo pequeno e de fácil implementação, porém não é orientado a conexões por seu uso se restringe aos fins citados acima ou podendo ser útil em LANs por ser mais rápido que FTP e funcionar bem em rede estável.

Existe um protocolo chamado HTTP que não opera na Camada de Aplicação, e sim na Internet, é um protocolo que muito se relaciona com a Camada Quatro. Por ser usado em conjunto com um navegador de internet, o usuário executa o HTTP toda vez em que digita um endereço de URL onde neste momento o cliente recebe em HTML os dados da página fornecidos pelo servidor HTTP.

Os servidores de correio eletrônico comunicam-se usando o Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) para enviar e receber correspondência. O protocolo SMTP transporta mensagens de e-mail em formato ASCII usando o TCP e opera na Camada de Transporte.

Por penúltimo temos o SNMP, um protocolo da Camada Quatro que foi desenvolvido para o gerenciamento de redes. O SNMP usa UDP como protocolo da camada de aplicação.

Finalmente o último (ressaltando que não existem colocações dos protocolos na camada estudada) o protocolo Telnet. Este protocolo permite acesso remoto a um servidor que esteja rodando uma aplicação Telnet. Vale ressaltar que se usássemos o modelo OSI como referência para falarmos de Telnet, poderíamos constatar que ele operaria nas três camadas superiores chamadas Aplicação, Apresentação e Sessão, pois ele lida com comandos, lida com formatação e transmite. Mas o cliente Telnet opera em uma única camada do modelo TCP/IP, que é a Camada de Aplicação.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Camada de transporte TCP/IP
   2. A Camada de Aplicação
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Symbaloo para uso em Química e Pesquisa Científica

Máquina Enigma e encriptação em XOR

Como traduzir Software Livre - Um método fácil

Alternativas ao Google - Sites de busca e motores de procura

Instalando o Java Plug-in no Mozilla

  
Comentários
[1] Comentário enviado por feimsacuel em 01/08/2007 - 13:39h

massa achei interessante essa analogia sua.... parabems

[2] Comentário enviado por buenobs em 22/12/2007 - 11:04h

Tudo bem, mas que tal se você melhorasse o português? Os erros estão comprometendo a compreensão do texto.

[3] Comentário enviado por comfaa em 28/10/2008 - 11:58h

muito bom !!


[4] Comentário enviado por adrianoturbo em 08/05/2009 - 10:35h

Amigo ,
Não entendi essa sua colocação: "Existe um protocolo chamado HTTP que não opera na Camada de Aplicação, e sim na Internet, é um protocolo que muito se relaciona com a Camada Quatro."
Por que o protocolo HTTP não operaria na camada de aplicação tendo em vista que ele provêm um tipo de serviço ,especialmente nessa camada ?

[5] Comentário enviado por l-x em 29/12/2009 - 14:07h

Exelente, mudou totalmente a forma de eu pensar sobre transporte e aplicação. Obrigado!!!!

[6] Comentário enviado por Rafael_Vergne em 08/01/2015 - 15:49h


[1] Comentário enviado por feimsacuel em 01/08/2007 - 13:39h

massa achei interessante essa analogia sua.... parabems


Obrigado amigo, bom intervalo de tempo né! Rsrsr

[7] Comentário enviado por Rafael_Vergne em 08/01/2015 - 15:50h


[2] Comentário enviado por buenobs em 22/12/2007 - 11:04h

Tudo bem, mas que tal se você melhorasse o português? Os erros estão comprometendo a compreensão do texto.


Não sei escrever direito, perdi as aulas de português para poder jogar Carmen Sandiego!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts