O
Bodhi Linux é uma distribuição leve, baseada no
Ubuntu estável, com o gerenciador de janelas
Moksha. A filosofia é ser um sistema básico e mínimo, para que os usuários possam preenchê-lo com os softwares que desejam, de forma otimizada.
Por padrão, ele vem com a instalação dos softwares básicos para a maioria dos usuários Linux, incluindo um gerenciador de arquivos (
Thunar), um navegador web
Chromium, além de um emulador de terminal (
Terminology). De uma forma geral, realmente são incluídos os softwares que os mantenedores da distribuição consideram desnecessários para a instalação inicial do Bodhi. Existe a base de pacotes de softwares, que podem ser instalados utilizando o apturl.
Adicional a versão padrão do Bodhi Linux que é compatível com os processadores Intel, existe uma versão alpha para tablets com processadores ARM, baseada no Debian. Essa versão voltada para tablets ainda não é oficialmente suportada, devido ao grande tempo necessário para mantê-la atualizada, embora seus pacotes de imagens continuem sendo criados, de forma mais lenta que a versão tradicional.
Bodhi Linux e Ubuntu
O Bodhi utiliza as versões estáveis do Ubuntu para a criação de sua distribuição, possuindo dessa forma a filosofia de criar um sistema leve, básico e estável.
Seguem algumas versões, ligadas ao Ubuntu:
- 1.5.0 - Ubuntu 10.04 LTS
- 2.0.0 - Ubuntu 12.04 LTS
- 3.0.0 - Ubuntu 14.04 LTS
- 4.0.0 - Ubuntu 16.04 LTS
- 5.0.0 - Ubuntu 18.04 LTS
- 5.1.0 - Ubuntu 18.04.04 LTS
- 6.0.0 - Ubuntu 20.04.02 LTS
Bodhi Linux e Raspberry Pi
O R_Pi Bodhi Linux foi construído sobre o Raspian incorporando todas as melhoras atuais voltadas ao Raspberry Pi (armhf ou ARM HF). Essa arquitetura disponibiliza uma excelente performance para esses dispositivos, sendo uma distribuição baseada no Debian, embora demande muito tempo da equipe mantenedora do Bodhi Linux.
Instalação e Performance
A instalação do Bodhi é realizada de forma rápida, realmente entregando apenas os softwares necessários. O espaço em disco foi cerca de 5,5GB e o consumo inicial de memória RAM foi de 221MB.
Abaixo podemos ver o Thunar com o tema padrão do Bodhi.
Nenhuma suíte de escritório é instalada automaticamente nessa distribuição, mas através do Synaptic podemos instalar a versão atual do LibreOffice.
A versão 3.8 do Python está instalada no Bodhi, sendo que podemos instalar o VS Code ou o Pycharm para o desenvolvimento de software nessa linguagem.
Conclusões
O Bodhi Linux é uma distribuição rápida e estável, que pode ser utilizada em diversas ocasiões atuais.
Caso queira conhecer melhor, segue a URL oficial: