BS 25999 - Business Continuity Management - Continuidade dos Negócios

O presente artigo apresenta a norma BS 25999, bem como as duas principais partes, a BS 25999-1 e a BS 25999-2.

[ Hits: 33.457 ]

Por: Andre Luiz Facina em 20/07/2010


O que é Gestão da Continuidade do Negócio



As organizações hoje em dia possuem uma maior dependência de um ambiente computacional. Esse ambiente é de extrema importância para que as empresas possam operar e fazer negócios. Empresas que possuem um ambiente computacional bem planejado, desenvolvido e confiável, ganham um maior diferencial estratégico, permitindo uma maior lucratividade, produtividade e sucesso nos negócios.

Para a garantia do sucesso dos negócios, os três fundamentos do GCN são:
  • Melhorar continuamente a resistência de uma organização frente às futuras ocorrências inesperadas ou interrupções de sua capacidade de fornecer seus produtos e serviços.
  • Prover uma metodologia para o restabelecimento da capacidade de uma organização fornecer seus produtos e serviços em um nível contratado.
  • Comprovar a capacidade de gerenciar uma interrupção no negócio e proteger o investimento e reputação da organização.

A Gestão da continuidade do Negócio (GCN) é um amplo guia de riscos e as respectivas soluções. A GCN engloba dois programas. O programa de recuperação de Desastres, que tem como objetivo o ambiente computacional das empresas, e o plano de continuidade do negócio que diagnostica incidentes que podem prejudicar a organização e estabelece procedimentos necessários para que as atividades não sejam interrompidas.

Os departamentos de Tecnologia da Informação e Financeiro são os focados pela Gestão da Continuidade do Negócio.

As três principais características da GCN são:
  • Disponibilidade: O objetivo é manter a maior disponibilidade possível do sistema, através do uso de tecnologias de proteção, componentes redundantes e replicação dos dados.
  • Confiabilidade: Caso os sistemas sofram com algum incidente, ações previsíveis e garantia de retorno rápido dos serviços é indispensável.
  • Recuperação: Proteção e backup dos dados são fundamentais para uma recuperação completa ou parcial do ambiente nos tempos programados.

O que é a BSI Group e a norma BS

A BSI Group é uma empresa independente com sede na Inglaterra, que atua como desenvolvedora de serviços de organização empresarial desde 1901.

Com a sua atuação como fórum normalizador da Inglaterra, a BSI elabora, fomenta e gerencia comitês de estudos para elaboração de normas técnicas, mais conhecidas como normas BS (British Standard).

O surgimento da norma BS 25999

Logo após os atentados terroristas em 11 de setembro de 2001, que devastou centenas de companhias nos Estados Unidos, propagando prejuízos por todo o mundo, uma preocupação que esteve presente no dia-a-dia das organizações foi a elaboração de planos para contingência dos negócios, ou simples a continuidade dos negócios após circunstâncias inesperadas.

Depois de quatro anos, com o catastrófico furacão Katrina, o tema continuidade dos negócios voltou a ser discutido novamente entre as organizações. Dessa vez, no entanto, muitas empresas já aparentavam estar mais preparadas para essas situações de destruição.

Depois de vários incidentes de destruição pelo mundo, um novo padrão começou a surgir com o objetivo de fazer com que a visão do plano de continuidade dos negócios seja mais pragmática e próxima da realidade, contando menos com golpes da sorte a partir de então. Esse novo padrão trata-se da norma BS 25999, que tem como objetivo esclarecer, padronizar, implantar e estabelecer diretrizes para a elaboração e testes de estratégia de continuidade.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Resumo
   2. O que é Gestão da Continuidade do Negócio
   3. BS 25999-1
   4. BS 25999-2
   5. Ciclo de vida do GCN
   6. Desenvolvendo e Implementando uma resposta de GCN
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Linux Thinstation para estações antigas

Personalizando um live CD e bootando-o diretamente do Grub

Instalando o KBFX e mudando a imagem do Menu K de uma vez por todas

Extreme Programming e sua relação com Software Livre

O futuro e o Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 20/07/2010 - 22:41h

Assunto importante e pouco documentado. Bom artigo!
Fiz uma Pós-Graduação em Segurança da Informação e uma das partes mais complicadas do TCC foi o PCN e o BIA.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts