Automação de tarefas com Gulp

Nesse artigo vou falar um pouco sobre essa ferramenta de automação de tarefas, que faz parte do ecossistema da plataforma Node.js. Vou falar um pouco o que é o Gulp, o que ele pode fazer para facilitar a nossa vida, as suas características principais, como instalar e mostrar que, com poucas linhas de código, como é simples criar tarefas.

[ Hits: 4.222 ]

Por: Ryuichi Ogawa em 25/03/2016 | Blog: https://github.com/ogawaryu


Automação de tarefas com Gulp



Nesse artigo vou falar um pouco sobre essa ferramenta de automação de tarefas, que faz parte do ecossistema da plataforma Node.js. Vou falar um pouco o que é o Gulp, o que ele pode fazer para facilitar a nossa vida, as suas características principais, como instalar e mostrar que, com poucas linhas de código, como é simples criar tarefas. (here we go)

O que é o Gulp

Gulp é um automatizador de tarefas rápido na sua execução, simples de usar e fácil aprendizado. Usa como base a plataforma node.js para interpretar seu código e requer conhecimento de javascript para criar suas tarefas.

Essas tarefas podem ser qualquer coisa que você precisa fazer de forma repetida ou que vai consumir muito do seu tempo. Por exemplo minificar imagem, copiar diretórios, concatenar arquivos, compilar javascript etc, todas essas são tarefas que se forem feitas manualmente, irá consumir muito tempo e trabalho, e o Gulp cuida de tudo isso.
Linux: Automação de tarefas com Gulp

Características do Gulp

1. Fácil de usar: com uma instalação simples e poucas linhas de código, você executa processos trabalhosos com apenas uma linha de comando.

2. Eficiente: aproveita a tecnologia Stream do node.js, sem construir arquivos intermediários em disco e usa o mecanismo de pipeline do Unix.

3. Fácil de aprender: basicamente sabendo um pouco sobre o mecanismo de pipeline do unix, javascript e entendendo a estrutura do gulpfile que é simples, você estará pronto para criar tarefas.

Qual problema ele pode resolver?

A ferramenta veio para trazer soluções de todos os tipos, posso criar build do sistema, criar tarefas para rodar testes unitários, configurar deploy e também criar ambiente de desenvolvimento completo.

Falando um pouco sobre criar um ambiente de desenvolvimento, o Gulp permite programar um ambiente com todas as ferramentas para monitor, compilar, processar imagens e ainda levantar um servidor local onde você visualiza o resultado em tempo desenvolvimento. Ter uma ferramenta desse tipo, é a alegria de todo desenvolvedor front-end, que não só ajuda na produtividade, mas também traz uma nova experiência de desenvolvimento de sistemas web.

Como instalar e usar

Vamos partir do princípio de que você já tem o node e o npm instalado na sua máquina, agora vamos instalar o Gulp de forma global no sistema:

# npm install -g gulp

Crie um diretório e inicie um projeto com o npm:

# mkdir meu_projeto
# npm init


O npm vai iniciar uma série de perguntas para criar o arquivo de configuração do projeto, responda todas as perguntas e depois disso crie um arquivo chamado gulpfile.js dentro da pasta do projeto, nesse arquivo é onde programamos todas as tarefas que o Gulp executará.

Segue uma tarefa bem simples que o gulp pode fazer:

var gulp = require('gulp');

gulp.task('copy:pasta',function() {
  gulp.src('src/**/*')
      .pipe(gulp.dest('build'));
});

gulp.task('default',['copy:pasta']);

Na primeira linha, instanciamos o modulo do Gulp.

Na segunda linha criamos uma tarefa para copiar tudo que está dentro da pasta src para pasta build.

Na terceira linha criamos uma tarefa padrão, quando chamamos o comando gulp, sem parâmetro algum, a tarefa default será chamada.

Veja que o Gulp é uma ferramenta que traz muitos benefícios, a ideia é resolver aquele problema trabalhoso e repetitivo de maneira rápida, sem muita complicação, e isso o Gulp resolve de forma excelente. A ferramente pode ir muito além do que descrevi, entendendo o funcionamento e a estrutura do gulpfile, cabe a sua criatividade em criar soluções para sua necessidade, então aproveite o poder dessa ferramenta e divirta-se.

   

Páginas do artigo
   1. Automação de tarefas com Gulp
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Manual de XHTML

Entendendo validações e operações aritméticas com Javascript

Introdução ao Jython

JavaScript - Programação orientada a objetos

CSS - Manual de Estilo (parte 2)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por lksmodos em 25/03/2016 - 21:04h

Gostei do artigo , sempre tive curiosidade sobre o gulp, consegui entender qual sua real função .


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts