Atualizando o Ubuntu 8.10 para 9.04 na mão

Quem ainda não instalou a nova versão do Ubuntu por medo de perder seus programas instalados, configurações personalizadas e muitos outros detalhes? Após minha experiência durante uma penosa atualização do Ubuntu, resolvi escrever esse tutorial para ajudar demais usuários. Este por sua vez reúne informações encontradas nos mais diversos fóruns, blogs e sites da net.

[ Hits: 10.067 ]

Por: Eugenio Guimaraes de Souza em 18/08/2009


Introdução



Sou usuário do Ubuntu desde a versão 7.10, mas adotei de vez essa distro na versão 8.04. Desde o lançamento da versão 9.04 do Ubuntu eu estava ansioso por instalá-la no meu note, porém aquele medo de perder tudo o que eu já tinha instalado me fizeram resistir.

De fato formatar e fazer uma instalação nova, "limpa", como dizem por aí, é o mais recomendado. Porém para muitos isso não é tão simples assim, programas instalados, configurações personalizadas e muitos outros detalhes fazem com que usuários adiem essa instalação. Se este é o seu caso, assim como era o meu, você está no lugar certo.

Após minha experiência durante uma penosa atualização do Ubuntu resolvi escrever esse tutorial para ajudar demais usuários da comunidade. Este por sua vez reúne informações encontradas nos mais diversos fóruns, blogs e sites da net e que foram indispensáveis para mim. Bom, chega de conversa, respire fundo e mãos na massa!

Lembrando que você deve ter em mãos o CD de instalação do Ubuntu 9.04 e conexão com a internet previamente configurada.

Backup

Se você tem um HD externo, uma máquina na rede, ou mesmo uma pasta para a qual possa copiar seus principais arquivos de configuração e outros, então faça, cópia de segurança nunca é demais. Se você utiliza o Evolution, aconselho fazer backup dos seus emails e configuração, no próprio Evolution você encontra a opção adequada para isso.

Preparando repositórios

Abra com seu editor de texto favorito o arquivo sources.list, por exemplo o gedit:

sudo gedit /etc/apt/sources.list

Detalhe, use o "sudo" pois precisa-se de permissão de root para alterá-lo.

Talvez o seu caso seja como o meu, que tenha adicionado diversos repositórios na mão no seu sources.list. Nesse caso aconselho que desative cada um deles, deixando apenas os repositórios padrões do Ubuntu, para isso coloque um '#' no início de cada linha a ser desativada.

Feito isso você deve substituir a palavra 'hardy' por 'jaunty' em cada linha, com exceção das que estão desativadas (com um '#' na frente). Mas atenção! Não substitua todos de uma vez, vá substituindo e acompanhando um a um para evitar substituir um repositório não convencional. Você pode encontrar uma lista dos repositórios padrão do Ubuntu 9.04 na net facilmente.

Após concluir, adicione o CD do Ubuntu aos repositórios - Insira o CD do Ubuntu 9.04 no drive, vá a um terminal e digite:

sudo apt-cdrom -d /media/cd-rom add

Feche o modo gráfico

Feche o modo gráfico - Queremos evitar que qualquer erro aconteça durante a instalação. No caso do Ubuntu você pode pressionar ctrl+alt+F1, efetue logon e digite:

sudo gdm stop

Isso pára o servidor gdm.

Atualizando...

Antes de iniciarmos a instalação, saiba que durante a instalação de alguns pacotes podem ocorrer erros. Pacotes quebrados ou falhas na substituição de arquivos e outros, os quais estarei passando as dicas de como consegui resolver, mas o importante é não desistir no meio da operação.

Hora de executar o apt-get update. Digite:

sudo apt-get update

É importante verificar se algum repositório vai apresentar erro. Caso aconteça, edite o sources.list novamente e identifique o endereço do servidor que falhou, verifique se não há algum erro de digitação, caso contrário coloque o '#' no início da linha. Isso irá desativá-lo. Repita o processo até que não haja erros.

O próximo passo. Digite:

sudo apt-get distro-upgrade

Resolvendo problemas

Alguns erros podem ocorrer durante a instalação, normalmente abortando o comando 'apt-get distro-upgrade'. Não se desespere. Digite:

sudo apt-get -f install

Esse comando força a instalação de pacotes problemáticos. Depois digite novamente:

sudo apt-get distro-upgrade

Outro comando que pode ajudar a resolver também é o:

sudo dpkg --configure -a

Problemas com o kdebase-runtime e outros - talvez para alguns essa seja a parte mais importante desse tutorial. Não entendi os motivos, mas chegando nos pacotes kdebase* o apt-get -f install não resolveu. Já ia perdendo as esperanças quando encontrei num fórum em inglês a solução. No meu caso o pacote mais problemático foi o kdebase-runtime e o kdesudo, ambos foram resolvidos com o comando:

sudo dpkg -i --force-overwrite /var/cache/apt/archives/kdebase-runtime-data_4%3a4.2.2-0ubuntu1_all.deb

Logo após:

sudo dpkg -i --force-overwrite /var/cache/apt/archives/kdesudo_3.4.1-0ubuntu1_i386.deb

Limpando o sistema e finalizando

Verificando demais atualizações. Digite:

sudo apt-get upgrade

Limpando o sistema - com certeza muitos arquivos não serão mais necessários para o sistema, porém não serão removidos automaticamente, para removê-los digite:

sudo apt-get autoremove

Também é interessante apagar os caches do apt-get. Digite:

sudo apt-get clean

No meu caso tive que reinstalar o driver do Geforce, mas em muitos casos não será necessário. Caso precise, utilize o Envyng que facilita muito.

Instale os seguintes pacotes:

sudo apt-get install envyng-gtk
$ sudo apt-get install envyng-qt


Pronto! Espero realmente que possa ajudar alguém! Se houver alguma dúvida terei prazer em tentar ajudar.

Abraço a todos.

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

CmapTools: Gestão do Conhecimento através de Mapas Conceituais no Linux

Instalando o Gentoo GNU/Linux

Instalação do Lazarus no Slackware Linux

O Wine as avessas: como rodar o Linux no Windows 10

Zenwalk - Uma distro e tanto

  
Comentários
[1] Comentário enviado por netocba em 18/08/2009 - 17:21h

Ola amigo topico muito bom , mais na minha opniao eu prefiro fazer o backup dos dados e instalar a distro do ZERO..

t mais

[2] Comentário enviado por jehpy em 19/08/2009 - 14:49h

Certamente é a melhor opção pra alguns. No meu caso, como expliquei, o prejuízo seria muito grande... Tenho muita coisa que foi instalada na mão, que não é simples de se conseguir... até mesmo as incrementações que consegui fazer no wine, os pacotes que instalei os quais já tentei fazer em outras máquinas e não consegui... Em resumo, fiz a atualização, estou muito feliz com a nova versão, não tive nenhum problema com a internet, ou rede sem fio... e tudo está funcionando perfeitamente.

[3] Comentário enviado por gpr.ppg.br em 19/08/2009 - 15:14h

eu mesmo tenho instalado o ubuntu 8.04 num notebook. e sei que reinstalar e configurar todo o ambiente de produção php que estou acostumado demora uns 2 a 3 dias. fora a plaa de video nvidia e o wireless... que é uma dor de cabeça para muitos...
então essa idéia é otima... vou testar...

[4] Comentário enviado por gpr.ppg.br em 19/08/2009 - 17:05h

não funcionou, aqui.

[5] Comentário enviado por jehpy em 19/08/2009 - 17:07h

O processo parou em que parte? Qual o erro?


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts