Apresentando o Ubuntu 7.04 Feisty Fawn

Irei apresentar aqui as facilidades de instalação e configuração do Ubuntu Linux 7.04 Feisty Fawn. Uma das coisas que quero mostrar é que aquele antigo mito de que Linux é muito difícil de instalar, configurar e usar ficou no passado. Hoje além do Ubuntu existem várias outras distribuições que possuem a mesma facilidade, e o Ubuntu é um dos mais populares deles.

[ Hits: 64.200 ]

Por: Ronaldo Rezende Junior em 08/05/2007 | Blog: http://www.naldin.comxa.com


Instalação de programas



O Ubuntu já vem com alguns programas instalados que podem ser observados navegando pelo menu. Caso deseje instalar mais alguns, inicialmente vá no menu do Ubuntu e em "Add/Remove..." . Para quem nunca usou Linux e não tem idéia de qual programa usar para alguma tarefa, pode recorrer a tabela abaixo que indica programas Linux que são equivalentes a programas Windows:
Ou pode também recorrer ao Google para fazer referencias aos programas Windows, no caso do Google sempre uso da forma como por exemplo: Photoshop Linux, e com certeza será listado vários programas que fazem o mesmo serviço do Photoshop.

No aplicativo "Add/Remove..." você navega para procurar os programas ou escrever na busca o nome do programa desejado. Ainda existe a opção de procurar pelo tipo do programa, por exemplo digitando recording no sistema de busca, será listado tudo que se relaciona a gravações. Encontrado o programa basta marcar e mandar aplicar, o aplicativo irá baixar, instalar e criar o ícone no menu do Ubuntu do programa, bem simples mesmo. Será pedido a senha que foi cadastrada na instalação do sistema para instalar o programa. Abaixo a tela do Add/Remove:


Caso o programa desejado não esteja no "Add/Remove..." ainda existe a opção de procurar no "Synaptic" em "System/Administration/Synaptic Package Manager", onde o processo é o mesmo de busca do "Add/Remove...", porém no Synaptic a variedade de programas é muito maior:


O Flash pode ser ativado automaticamente pelo Firefox, bastando acessar alguma pagina com Flash e clicando em instalar plugins. O Java será necessário a instalação pelo "Add/Remove..." procurando por Java e instalando o Java Web Start 1.4.

O Ubuntu normalmente não lista nem no Add/Remove e nem no Synaptic programas que não são livres (não possuem código aberto), salvo algumas raras exceções, exemplo do Skype e Google Earth que não são listados. E não lista codecs de áudio e vídeo que não são livres também. No caso de codecs o Totem, tocador multimídia padrão do Ubuntu, irá ao mandar tocar uma música ou filme buscar automaticamente na internet um codec livre para rodar o respectivo arquivo, tudo de forma transparente.

Apesar de existir uma grande quantidade de codecs livres, ainda pode ocorrer de algum vídeo ou áudio não serem tocados pelo Totem por ele não encontrar o codec. Filmes em DVD também não serão tocados pelo Totem. Para solucionar tais problemas, uma equipe criou o Automatix, um programa facilmente instalado no Ubuntu que funciona da mesma forma do Add/remove e que pode instalar programas como Skype e Google Earth, além de codecs, inclusive para tocar DVD, não encontrados pelo Totem.

Primeiro é preciso baixar o arquivo correspondente a versão do Ubuntu usada em:
Ele será um arquivo com a extensão .deb, e para instalar basta salvar no HD e executar clicando duas vezes no arquivo, a tela abaixo será mostrada, depois é só clicar em "Install Package" e o programa será instalado.


Após a instalação vá em System Tools no menu para abrir o Automatix e instalar o que desejar:


Para o caso raro de alguma coisa ainda não tocar pelo Totem, existe um excelente tópico no fórum do Ubuntu com dicas de como fazer para rodar, esse tópico é constantemente atualizado a cada nova versão do Ubuntu:
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Instalação do sistema
   2. Configuração da rede
   3. Instalação de programas
   4. Alguns aplicativos importantes
   5. O desktop 3D
Outros artigos deste autor

Usando o DVDStyler para autoria de DVDs

Leitura recomendada

Instalando o Notify-OSD do Ubuntu 9.04 no Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex

Isoqlog no Debian - Analisando os logs do seu MTA

Ubuntu Control Center

TCOS - Uma alternativa eficiente aos terminais burros

Bacula - Instalação no XenServer 6

  
Comentários
[1] Comentário enviado por r4drig4 em 08/05/2007 - 11:04h

cara gostei ...........

[2] Comentário enviado por fulllinux em 08/05/2007 - 11:47h

Parabéns pelo artigo kara vc realmente apresentou as principais particularidades do Ubuntu Feisty... mas infelismente não consigo ativar os efeitos d desktop 3D, meus gráficos ficam numa tela extremamente branca e naum sai mais disso... tentei reconfigurar o video mas nada dava certo, então reinstalei tudo de novo!

Vlw...

[3] Comentário enviado por removido em 08/05/2007 - 11:53h

Bom dia ! Achei muito legal seu "tuto" . Artigos assim incentivam o uso da distribuição pq mostra como ela é, só achei q faltou uma coisa, como passar para português. No mais fiquei até interessado em usar o Ubuntu.

fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

[4] Comentário enviado por andreyam em 08/05/2007 - 13:03h

Kara to começando a mexer com Linux agora... E esse tuto ajudou muito e acabou com várias duvidas que eu tinha sobre o sistema e em particular do ubuntu.... vlw mesmo... nota 10... abração...

[5] Comentário enviado por dnoway em 08/05/2007 - 13:16h

Atualizei do Dapper para o Feisty (na semana de lançamento) e achei que as melhorias foram muito significativas, principalmente a instalação automática de codecs e o XGL pronto pra uso. Essa versão está de surpreender mesmo. Vale a pena conferir.

[6] Comentário enviado por marcrock em 08/05/2007 - 14:48h


Cara, ótimo artigo !!!!!

Já uso o Ubuntu 6.06 faz um tempo e tô louco pra testar o Feisty, parece que tá muito massa!!!!!!

Parabéns pelo artigo.
Valew!!!!

[7] Comentário enviado por RodriAndreotti em 08/05/2007 - 16:22h

Cara...
primeiramente, parabéns...belo artigo....

Cara, achei um pequeno detalhe curioso...
Na primeira página, durante a instalação você diz que utiliza uma swap com o dobro de sua memória RAM...

Achei curioso pois é recomendável sempre a utilização da mesma quantidade de memória, pelo menos em todos os lugares que já li, e todas as pessoas que trabalham com o Linux que conheço sempre me recomendaram isto...

Colocando com o dobro da RAM você notou algo diferente...uma melhora no desempenho ou algo do genero???

[]s.

[8] Comentário enviado por julianlinuxer em 08/05/2007 - 16:39h

Realmente o ubuntu é um sistema Linux para desktop que dá gosto de usar, pois além de ser fácil de usar, ele detecta tudo (pen drives, cameras, usbs...), e sua interface gráfica é bem "pura". D+

[9] Comentário enviado por dbahiaz em 08/05/2007 - 18:08h

O seu artigo e o feisty realmente é 10, muito facil de entender... já é favorito!

Mais tem uma coisa que me deixou grilado, pq usar reiserfs e não ext3, sempre formatava com reiserfs quando usava suse, dai vi alguns artigos do ubuntu usando ext3, e instalei o feisty com ext3, há diferença , qual é melhor opção e pq, poderia me explicar?


[10] Comentário enviado por tiagosam em 08/05/2007 - 19:27h

O pessoal, realmente estou sem salivas de tanto babar nos screenshots do Ubuntu 7.04, infelizmente tentei realizar a instalação dele no micro lá de casa mas não obtive sucesso. O micro lá de casa é um pouco antigo com apenas 256 de RAM, então pode ser um dos motivos do travamento quando ele tentou abrir a tela que importa os user settings do Windows (demorou uns 20 minutos e aí desisti!). Talvez por inexperiência, mas existe a possibilidade de realizar a instalação da mesma forma que nas outras distros em que podemos instalar a partir de um instalador ao invés de carregar o SO em runtime? Bom, de qualquer forma tentarei novamente, mas se não conseguir voltarei ao velho Fedora. Valew!!!!

[11] Comentário enviado por murilodantas em 08/05/2007 - 19:30h

Gostei muito tirou muitas duvidas.

Obrigado

[12] Comentário enviado por naldin em 08/05/2007 - 20:48h

Pessoal, obrigado a todos, vi que em algumas mensagens de duvidas, as duvidas estão no próprio artigo. :)
Como por exemplo a linguagem em português(usar F2 na primeira tela) e de como instalar sem ser pelo LiveCD(usando o Alternative CD).

Obrigado,
Abçs

[13] Comentário enviado por humbhenri em 08/05/2007 - 21:53h

Tem um bug bizarro relativo ao kernel usado. Baixei a versao alternate porque o meu pc tem menos de 256 mb de ram. Instalei e tudo mas quando vai iniciar ele fica parado na entrada, com aquela barrinha laranja totalmente vazia. Reiniciava o pc e nada. Entrando pelo modo terminal notava que muitas coisas simplesmente não funcionavam, comandos básicos mesmo. Procurei na internet e descobri que muita gente teve esse problema e as pessoas falando que era relativo ao kernel. Além disso não entendi porque ele chamou o meu disco de sda, mas meu disco é IDE e deveria ser chamado hda, não?

[14] Comentário enviado por naldin em 09/05/2007 - 12:18h

Mais uma do kernel 2.6.20 que reconhece dispositivos IDE como SCSI, como já acontecia com os SATA. So que isso está causando alguns problemas de incompatibilidades com alguns dispositivos IDE, e eu me dei mau nessa, meu gravador Pioneer DVR-112D não lê DVD de vídeo e apresenta varias falhas na gravação. Tive que voltar para o Edgy(6.10), uma pena. :(
Mas acho que esses bugs serão resolvidos nos desenvolvimentos de novos kernels.

[15] Comentário enviado por diogozanetti em 11/05/2007 - 10:42h

porque vc não deixou em português? os usuários finais podem entender que o sistema não oferece suporte ao nosso idioma

[16] Comentário enviado por sandraalvesdacru em 12/05/2007 - 10:56h

Sou usuária iniciante e estou com dificuldade para instalar a Internet com o modem da velox. Alguém pode me orientar? Estou usando essa nova versão do Ubutun.

[17] Comentário enviado por rafaelfreitas em 12/05/2007 - 15:43h

sandra qual é o modelo do seu modem??? diversos modelos podem virar roteadores.. dispensando o uso e/ou configurações d programas....

[18] Comentário enviado por rafaelfreitas em 12/05/2007 - 15:54h

aproveitando surgiu algo q eu nunca vi....
baixei o iso do ubuntu(Intel 64Bits), quando eu fui rodar... as letras foram substituídas por "quadrados" só aparecem os ícones

alguém sabe de alguma coisa???

[19] Comentário enviado por caio_fr_sp em 13/05/2007 - 13:41h

baixei o ubuntu, ele rodo certinho no meu serviço, mas quando fui coloca-lo para acessar a rede ele naum encontrava os outros computadores que sao todos windows xp.
coloque o ip, a mascara de rede, o gatway e dns e nada e nem acesso a internet compartilhada.
alguem ai sab como eu faço para ele acessa a rede...
a faixa de ip que nos usamos la é "192.168.1.x" e mascara de rede "255.255.255.0" gatway "192.168.1.1" dns "200.225.197.37" e "200.225.197.34" e grupo de trabalho "GRUPO"
por favor me judem
aguando respostas
t+++

[20] Comentário enviado por naldin em 13/05/2007 - 15:22h

Você quer acessar arquivos em maquinas Windows pelo Ubuntu? Se for será necessário fazer pelo Samba. Dê uma procurada aqui no VOL por Samba que tem muita coisa a respeito deste assunto.

[21] Comentário enviado por caio_fr_sp em 14/05/2007 - 13:00h

é mas tbm quero acessar a internet compartilhada, vc sab o porq naum tah acessando???

[22] Comentário enviado por rafaelfreitas em 14/05/2007 - 15:41h

caio_fr_sp vou tentar t dar algumas opções, é claro, se a sua rede está devidamente configurada e funcionando corretamente.

1 - vc tem q saber se o admin da rede libera o acesso à internet a qualquer ip da rede;

2 - se sim, você pode configurar manualmente, pelo firefox vá em Editar - Opções - Avançado -

3 - clique na guia Rede, depois em Configurações;

4 - Na janela chamada "Configurar Conexão", marque a opção Autodetectar

se não funcionar, vc terá q ver como as outras máquinas se conectam na internet... pelo Rwindows(hecaaa) Internet Explore(argh), vá em Ferramentas - Opções da Internet - clique na guia Conexões - por último em Configurações da LAN

anote o endereço ip e tmb a porta, exemplo:

Servidor Proxy:
Endereço: 192.168.1.1 Porta:80

agora preencha com os dados obtidos no Firefox e seja feliz no Linux.

[23] Comentário enviado por caio_fr_sp em 14/05/2007 - 19:23h

sim a internet é liberada a todos os ips

quando formatamos os computadores la so prescisamos configurar o ip, o gatway, dsn, maskara e ja acessa a internet normalmente sem nenhuma configuração extra no internet explorer

agora no ubuntu tah foda

to precisandu pratica mto em linux ainda

mas valeu pela ajuda ai

se alguem mais tive como me ajuda nao dispenso naum vlw

abrass

[24] Comentário enviado por naldin em 17/05/2007 - 20:31h

Pode ser problema de DNS então, edite o arquivo /etc/resolv.conf na mão com o comando: sudo gedit /etc/resolv.conf colocando os DNSs como abaixo:

nameserver 200.225.197.37
nameserver 200.225.197.34

Se for DNS vai resolver.

[25] Comentário enviado por kenedy em 22/05/2007 - 21:23h

meu hd está da seguinte forma
agora(gparted),após minhas alterações :

/dev/hda1 (cadeado) (quadrado verde) ntfs /media/hda1 25 GB
/dev/hda3 (cadeado) (quadrado cinza) ext3 / 15 GB
/dev/hda2 (cadeado) (quadrado azul ) extended 20 GB
/dev/hda6 (cadeado) (quadrado vermelho) linux-swap 651MB
/dev/hda5 (cadeado) (quadrado cinza) ext2 9,41GB
/dev/hda7 (cadeado) (quadrado cinza) ext2 9,77GB

sendo : hda1 : win xp ; hda3 : ubuntu/kubuntu ; hda2(hda6 +hda7) ;??

meu objetivo é disponibilizar todo o hda2(20 GB) para o
ubuntu(hda3)...será que vc pode me ajudar passo a passo !? Estou com receio de fazer "merda".Grato.

[26] Comentário enviado por naldin em 25/05/2007 - 00:41h

Ta meio estranho esse HD seu, tem partiçoes na frente, tipo o hda3 está na frente do hda2.

[27] Comentário enviado por BearGuy em 25/05/2007 - 11:39h

Olá a todos!!
Primeiramente quero agradecer pelo tuto... pois foi com a ajuda dele que que a pouco mais de 5 horas instalei meu UBUNTU 7.4 buscando forças pra me libertar do mundinho Windows.
O único problema é que não estou conseguindo me conectar a internet... sou usuário VELOX (adsl) e tenho um modem speedstream 5200.
Andei lendo alguns tutos por ai nesse meio tempo, mas até o momento eles não mencionam a distro ubuntu, falam sobre o Kurumin, RedHat, Slack e outras.
Tenho receio em aplicar os mesmos procedimentos no meu caso fazer algo muito errado.
Se alguém puder me AJUDAR eu agradeceria.
Abs
BG

[28] Comentário enviado por BearGuy em 25/05/2007 - 11:42h

PS: A configuração da REDE (no meu modem bridge) eu já fiz, seguindo o tutorial deixado pelo próprio naldinho... mas apenas isso não foi suficiente...
novamente, agradeço qualquer ajuda.
BG

[29] Comentário enviado por naldin em 25/05/2007 - 13:02h

Mas o que está acontecendo ocorre algum erro? Para conectar e desconectar a qualquer momento e ver se ocorre algum erro, use os comando abaixo:
Conectar => sudo pon dsl-provider
Desconectar => sudo poff -a

Aqui também é Velox e quando estou com o modem em bridge funciona normal configurando pelo pppoeconf.

[30] Comentário enviado por Diogochemistry em 28/05/2007 - 18:56h

Estou com problemas para comfigurar minha rede no ubuntu 7.04, não consigo ver os outros computadores da rede, msm recebendo a informação "conectado a rede". não estou intendendo qd entro pelo Windows está tudo OK com a rede , mas com o ubuntu não dá pra acessar a net de jeito nem um. Alguem pode me ajudar é a primeira vez q uso linux.

[31] Comentário enviado por dnoway em 28/05/2007 - 20:38h

Diogo, qual provedor vc usa? Usa roteador ? qual seu modem ?. Precisamos de mais informações... Já tentou o que o que o pessoal comentou nos comentários aqui ?

[32] Comentário enviado por marcopolo em 02/07/2007 - 21:04h

Naldin, sou iniciante no Linux. Insyalei hoje o Ubuntu 7.04, mas não achei local para fazer minha conexão à internet. Tenho um hd SATA de 80GB com uma partição de 20Gb com o Windows XP instalado. Eu tinha uma partição restante de 60GB para dados, mas instalei o Ubuntu, mesmo reservando somente 20 GB, para deixar o restante para dados em ambos SOs. Estou meio perdido e só estou me conectando através do discador pelo windows. Meu Modem é um D-Link 500T, roteador, mas só uso em brigde e não sei como fazer a conexão.
Um abraço,
Evandro.

[33] Comentário enviado por tioval em 03/07/2007 - 14:40h

ola galera...sou novato em linux ...porem quero aprender ....to com problema pra entrar na internet,aki é wireless e dhcp e mac...rs em window é baba pra emtrar...mas em linux(ubuntu 7.04) ta complicado alguem se abilita a me ajudar...?
ja consegui mudar o mac atravez do ifconfig,porem tudo volta como antes qdo reinicio e nada de internet!!!
valter

[34] Comentário enviado por AMD64 em 20/07/2007 - 03:09h

tioval, vá em sistema, administração, rede, máquinas, apague todas as máquinas existentes e deixe somente uma, se você usar a porta eth0 (99% das pessoas). Isso resolve. Se a rede for ip variável, deixe a conexão configurada como dhcp e o ip da máquina um número entre 10,1.1.2 e 10.1.1.32

[35] Comentário enviado por raphatdr em 01/08/2007 - 00:57h

até achar esse totorial estava apanhando com um louco para fazer a instalação pois sou novatissimo em linux.... me ajudou totalmente....

PARABENS.

[36] Comentário enviado por rodolfomedina1 em 09/08/2007 - 17:41h

To com um probleminha aki. Estou migrando todas as maquinas para o UBUNTU e no entanto estou deparando com problema de conexão a Net.
Não consigo acessar a internet, com esse SO. Acesso a rede externa com um modem DSL 500 G, que é ligado em um SWITCH que enfim distribui para os nossos micros. Solicito ajuda nesse sentido.
"tb tente o comando sudo pppoeconf e não encontra o concentrador, ele solicita para verificar o cabeamento e que esta corrento, e inclusive vejo micros da rede."
Alguma ajuda seria possivel? Agradeço muito em ajudar.... ok


Rodolfo

[37] Comentário enviado por RodriAndreotti em 09/08/2007 - 20:16h

cara...primeiro de tudo...seu modem é roteado ou está no modo bridge????
pq se ele estiver como router você não precisa configurar a conexão...
se ele estiver como bridge é recomendável que você o ligue diretamente ao pc e configure o mesmo para rotear a internet para os outros micros da rede...
qualquer coisa entre em contato comigo que tento te dar um auxiliio por email

[38] Comentário enviado por Henpi em 11/09/2007 - 11:26h

Disculpe eu sou noob, to baxando aki o Ubuntu e tah em 99%, aih tem uma aprte que fala pra ir na BIOS e colokar pra rodar boot. Como eu faço isso?

meu msn eh: [email protected]

Fika mais faicl d resposter pr amim aki pq aki teria q mandar varias msg e muitos F5.

[39] Comentário enviado por Henpi em 11/09/2007 - 11:34h

Agora eu fikei com medo, pq eu tbm uso o D-Link 500 G e ele é roteado.

[40] Comentário enviado por kakashi_kun em 11/03/2008 - 13:52h

muito bom mais eu ja prefiro o slackware parece que se aprende mais usando ele por que tudo é muito complicado de se fazer nele

[41] Comentário enviado por freitas_rael em 08/05/2008 - 14:39h

Cara, vamos ver se vc pode me ajudar, estou com um lap top thoshiba e instalei ele conforme o indicado no seu ''Tuto", só que estou com uns preblemas, acho que ele não instalou nenhum drive, somente similar, no site de fabricante eu não encontro os drives, será que vc pode me ajudar a instalar corretamente o meu ubuntu?

Abração!!!

[42] Comentário enviado por naldin em 08/05/2008 - 16:22h

Os drives sao instalados automaticamente. Caso alguma coisa nao esteja funcionando sugiro instalar o 8.04 que ja esta disponivel e tem drives mais atuais, ou entao o pacote backports disponivel no Synaptic.

[43] Comentário enviado por lopesricardo em 17/05/2008 - 09:23h

PESSOAL ESTOU COM UM PROBLEMA,QUANDO USO O COMANDO SUDO PPPOECONF NO OBUNTU NAS TELAS SEGUINTES DE CONFIGURAÇÃO APARECE A MENSAGEM:'' DECULPE A INTERFACE 1 FOI TESTADA,MAS O CONCENTRADOR DO ACESSO DO SEU FORNECEDOR NÃO RESPONDE''O QUE DEVO FAZER PARA CONECTAR A NET??


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts