ALSA

Venho através deste falar um pouco sobre o ALSA. Muito deste artigo foi feito em cima do livro "Universidade Linux".

[ Hits: 15.344 ]

Por: Bruno Salmito Filizola de Faria em 10/10/2007 | Blog: http://brunosalmito.blogspot.com


Introdução



O suporte a som do GNU/Linux trabalha com a idéia de servidor: um software centraliza as atividades relacionadas ao som no sistema e se comunica de forma direta com os módulos do kernel responsáveis pela interação com o hardware de áudio presente no computador. Assim que uma requisição para utilização de áudio é enviada por um software, ele é retransmitida ao servidor de som, que faz toda a "negociação" entre a requisição de áudio e o módulo correspondente no kernel Linux.

Nas versões 2.4 do kernel Linux, o servidor de som, bem como os drivers para cada dispositivo de hardware, seguiam o padrão OSS (Open Sound System). O padrão OSS é implementado desde que o suporte a som foi incluído no kernel.

Para configurar uma placa de som com o servidor OSS era necessário recompilar o kernel, adicionando alguns módulos de som à configuração inicial, sobretudo se a placa não fosse corretamente reconhecida durante a instalação do sistema. Em placas do padrão ISA, como as antigas Sound Blaster, devia-se habilitar o módulo OSS para verificar as opções disponíveis, entre elas, a Sound Blaster e compatíveis.

A exigência desse procedimento - que tornava a configuração de áudio não reconhecido uma tarefa hercúlea para usuários não muito avançados - foi profundamente facilitada pela adoção, nas versões do kernel da série 2.6, do hotplug, e pela substituição do OSS pelo ALSA (Advanced Linux Sound Architecture), um subsistema de som de alta qualidade que, além de interagir com o hotplug, é capaz de utilizar recursos desconhecidos pelos usuários do OSS, como o full duplex, utilização de dois canais de som diferentes, tocando coisas diferentes, ao mesmo tempo.

Utilizando o ALSA

1. Antes de qualquer atividade deve-se observar se o ALSA está corretamente instalado.

2. Com os pacotes do ALSA instalados, edite o arquivo /etc/rc.d/rc.modules e comente qualquer linha que carregue os módulos OSS. Ex:

# vi /etc/rc.d/rc.modules

No terminal digite como root o comando abaixo:

# alsaconf

Este comando abrirá a tela de configuração do ALSA, na primeira tela seremos avisados da necessidade de descarregar todos os módulos de som e também de que precisamos desligar os programas que utilizam o som, feito isso tecle Enter.

O ALSA vai tentar detectar de forma automática qual placa de som é utilizada no sistema. Na maioria das vezes temos ao menos duas opções: a primeira corresponde à placa de som PnP (Plug and Play) presente, e a segunda a uma possível entrada de placa ISA, ou se sua placa mãe nem mesmo possuir um slot ISA, o ALSA encontra referências a esse tipo dispositivo, por conta do seu sistema de compatibilidade com os módulos OSS.

Selecione a opção que condiz com sua placa de som, se você não souber qual é a sua placa de som, abra um outro terminal e digite o comando lspci.

Na linha Multimedia Áudio Controller, vemos que nossa placa de som está listada como uma Intel Corp. 82801AAAC'97, também conhecida como AC'97.

Na seqüência devemos decidir se vamos escrever as configurações no modules.conf, arquivo que lista todos os módulos utilizados pelo kernel, em cada boot do sistema; Escolha yes, depois pressione Enter na última tela.

Se o ALSA, mesmo com sua intervenção, não for capaz de instalar a placa de som, ainda podemos realizar a tarefa manualmente.

O primeiro passo é saber qual módulo de som é utilizado por sua placa, para tanto observe o arquivo ALSA-Configuration.txt, no diretório /usr/doc/alsa-driver-0.9.6/alsa-kernel.

Procure pelo modelo de sua placa de som dentro desse arquivo; lembre-se de utilizar o comando "lspci", caso você não saiba qual é a sua placa de som.

Se você encontrar mais de duas referências para a mesma placa, deverá testar os módulos, um de cada vez, até encontrar o correto. Para carregar o módulo digite:

# mobprobe nome_do_módulo

Se a placa estiver funcionando, você deve adicionar uma linha no arquivo /etc/rc.d/rc.modules, para evitar que seja reconfigurada ou que os módulos sejam habilitados toda vez que o computador for reiniciado.

Adicione a linha abaixo:

/sbin/mobprobe nome_do_módulo

Muito deste tuto foi baseado no livro "Universidade Linux".

Desde já gostaria de estar pedindo aos nobres amigos que postem aqui suas experiências com o ALSA.

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

GRUB e a senha de root - como atacar e proteger seu sistema

Instalação do Debian Linux (passo-a-passo)

Leitura recomendada

Cacti + Plugins (Settings, Monitor, Thold e Weathermap) - Instalação e configuração

Bottlenecks - Métricas de performance de servidores

Utilizando o alien para a conversão de pacotes

E Ink - Leitor de E-Book Kindle e Amazon Cloud Reader

Aprendendo a linguagem Python - parte II

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 10/10/2007 - 11:01h

Bom dia Bruno, então cara
Estou com o seguinte problema:

Instalei o alsa no meu ubuntu e o som estava normal, tanto no fone de ouvido como nas caixas. Pois bem, após reiniciar o sistema o som saia e juntamente com ele um apito mto chato. Toda vez que tento tocar alguma coisa esse apito toca junto. Eu tenho uma placa de som Onboard (VIA HD Audio)

Sabe mi dizer o pq disso? preciso instalar o driver da placa???

Mi da um help amigo....

valeu

abraços

[2] Comentário enviado por maiconramones em 10/10/2007 - 12:47h

homemdegelo, aconteceu algo semelhante comigo a uns tempos atras no meu note acer. Tente executar o comando alsamixer, com esse comando você consegue ajustar os mixer do seu sistema de som.

Provavelmente isto esteja acontecendo porque um dos canais está com o volume muito alto. Execute o comando e vá testando as configurações.

Ao final execute alsactl store pra gravar as configurações que foram alteradas.

[3] Comentário enviado por brunosalmito em 10/10/2007 - 12:54h

Exatemente o qe o maiconramones mensionou, ajuste o controle de audio com o alsamixer, procure deixar so o volume do som aitve, e ativando os outros controles somente quando for usar...
depois é so salvar com o comando alsactl storage
se continuar posta ai.
abraço.

[4] Comentário enviado por removido em 10/10/2007 - 13:41h

ahh blz, eu cheguei a mexer no alsamixer e o som ficou bom, mas depois de reiniciar ele voltou a apitar. Acho que salvando o comando o problema não voltará. Vou testar e posto aqui

valeu

abraços

[5] Comentário enviado por fulllinux em 10/10/2007 - 13:51h

Muito bom seu artigo Bruno,

Mas estou com um certo problema no ALSA, estava utilizando o ESD como serviço de saida de audio... mas verifiquei que quando parava meu player ele ocupava 72% de meu processador e voltava ao normal quando voltava a utiliza-lo com qualquer programa que precisase dele.

Procurei o ALSA, que ja estava instalado e configurado só o abilitei, mas quando iria pedir para um player utiliza-lo, diza que outro dispositivo impedia, portanto, verifiquei meus processos e matei o ESD, mas quando reinicio o PC sempre tenho que fazer isso.

Tirei a permissão de execusão do ESD e deu certo parcialmente porque ainda preciso do ESD para os sons do sistema e se abilita-lo o problema volta.

Não quero ter que recompila-lo huauauahaha... help-me please!

Vlw kara abraço!

[6] Comentário enviado por glaudiston em 10/10/2007 - 16:51h

Estou com uma placa PCI Intel 82801G que é listada no lspci mas não é reconhecida pelo ALSA...

já instalei o hotplug, e no kernel estão marcados como y todos os SND e HOTPLUG

o que pode ser ?


[7] Comentário enviado por volcom em 10/10/2007 - 17:27h

Legal cara!

É difícil documentação assim na net :D

Abraço

[8] Comentário enviado por removido em 11/10/2007 - 10:32h

amigos, acho que eu fiz cagada.
fui instalar um driver de som pra minha placa
e o som simplesmente morreu
sumiu até o volume
nao consigo entrar nem no alsa mixer......
oooo burrice...rsrs

help-me please

tks

[9] Comentário enviado por eldermarco em 11/10/2007 - 13:28h

Pois é... estou com um problema com o ALSA. O som sempre dá uns "saltos" quando tento ouvir uma música. Por exemplo, passa de 01:35 para 01:37 em menos de um segundo ao invés de dois :-(

Eu executei uma música pelo mplayer e ele deu uma mensagem do tipo "Your CPU is slow". Aí, se eu usar o comando

$ mplayer -ao sdl musica.mp3

E aí o som funciona perfeitamente. Mas o problemas é que eu naõ sei como resolver em outros programas... :-(

Eu teria de recompilar o Kernel?
Coisa aliás, que eu deveria aprender...

Agradeço uma ajuda aí.

[]'s
Elder Marco


[10] Comentário enviado por samuK em 14/10/2007 - 11:05h

grande Bruno, ótimo artigo cara,
Parabéns!!

[]'s
samuK

[11] Comentário enviado por GilsonDeElt em 16/10/2007 - 10:20h

vlw Bruno!
artigo muito bom
tudo bem que só usei ALSA na minha vida
tanto no Conectiva 10.1.1 que veio no PC (é do programa do Governo)
quanto no Slackware 11 que tô atualmente
já até compilei um kernel 2.6 (tá o 2.6.20.4) e foi só habilitar o ALSA na compilação que funciona direitinho!
Vlw pelo artigo!

[12] Comentário enviado por nukelinux em 22/01/2008 - 14:51h

olá bruno

quando configurei meu modem discado (motorola sm56) o som ficou desconfigurado. tenho q usar o alsaconf pra q o som volte ao normal. O problema é q isso acontece sempre quando ligo o pc...

há como automatizar o processo para q não precise chamar o alsaconf sempre q ligar o pc?

desde já agradeço

obs: uso Debian Etch i386

[13] Comentário enviado por sheyni em 06/05/2008 - 13:07h

Gente, meu som tava muito baixinho, mas funcionava depois que instalei o Ubuntu 8.4, entretanto, o pc entrou no modo "dormir" e quando "acordou" não falou mais nada...kkkkk ....o som parou por completo. Já fiz tudo que me disseram mas até agora nada. Agora estou no trabalho, mas quando eu chegar em casa, vou tentar esse tuto. Uma coisa muito importante...Como abro o "alsa"??


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts