Bem, e porque muitos provedores adotam a checagem de reverso como um item na proteção contra spam?
Porque isto indica que a origem teve o mínimo de cuidado em seu trabalho, seguindo padrões/recomendações e configurando corretamente seus servidores de dns. A RFC1912 (
http://www.ietf.org/rfc/rfc1912.txt) em sua seção 2.1 cita:
"Make sure your PTR and A records match. For every IP address, there should be a matching PTR record in the in-addr.arpa domain".
Tradução aproximada:
"Certifique-se que seus registros PTR e A tenham correspondência. Para cada endereço de IP deve haver um registro PTR válido".
Lembrando que isto é uma recomendação, não uma regra. Ou seja, não ter o reverso configurado não é absolutamente um erro, mas seus emails podem ser rejeitados nos provedores que fizerem a checagem.
Dois exemplos:
Fonte:
http://terra.com.br/postmaster/
"O Servidor de Origem deve possuir configuração de DNS. Isto implica na configuração de DNS reverso (um registro de PTR) para o endereço IP do Servidor de Origem, bem como seu DNS direto correspondente. Conforme mencionado na RFC 1912, seção 2.1"
Fonte:
http://email.uol.com.br/postmaster/
"Os servidores de e-mail do UOL podem rejeitar conexões de endereços IP's que não estejam de acordo com as recomendações da RFC 1912 (em inglês), em relação às configurações de DNS-reverso (exigência de uma entrada PTR válida e autoritativa) "
Todas as grandes corporações possuem seus reversos configurados e fazem este tipo de checagem como uma forma de coibir spammers, algumas não fazem o bloqueio diretamente, mas usam esta informação como um item para compor o score de seus sistemas de reputação.