180 dias sem solução

Olá amigos, venho falar de algo muito bacana que aconteceu comigo num período de 6 meses, onde eu estava procurando um ambiente RAD (Rapid Application Development) que pudesse suprir minhas necessidades levando em conta: linguagem + produtividade + tempo de desenvolvimento. No desfecho do artigo falo sobre o e-Gen, que foi a solução ideal para meu caso.

[ Hits: 16.290 ]

Por: Carlos Eduardo G. Franco em 28/12/2004


e-Gen: a solução definitiva



O e-Gen é nada mais nada menos que um um ambiente RAD (Rapid Application Development) que proporciona o desenvolvimento extremamente rápido de aplicações para web, totalmente escrito em Java e baseado no framework Jakarta Struts.

O e-Gen foi criado para superar três desafios fundamentais enfrentados por gerentes de TI:
  • aumentar a produtividade;
  • reduzir os custos de manutenção;
  • reduzir o tempo de treinamento e adaptação dos colaboradores.

Nas aplicações baseadas na web, é utilizado um conjunto de tecnologias (HTML, Java Script, XML, DHTML, APIs Java, JSP, Servlets, SQL, etc) que requerem um alto custo de treinamento de cada membro da equipe para finalizar com qualidade suas tarefas. O e-Gen gera as aplicações utilizando as melhores práticas e padrões definidos para as diversas tecnologias, mesmo quando o desenvolvedor não as domina completamente. Desta forma, a inclusão ou substituição de um membro da equipe pode ser realizada de forma rápida e com baixo custo.

E muito fácil de instalar e configurar, ele roda dentro do TomCat, pois é todo em Java e gera seus fontes em JSP, com tratamentos de java scripts. Em apenas 5 minutos é possível mapear um tabela no banco de dados MySQL e gerar um formulários de cadastro com inserção, delete, e atualização.

Os formulários da aplicação podem ser divididos em módulos para facilitar o gerenciamento do projeto de desenvolvimento e da aplicação gerada. Para automatizar tarefas comuns, o e-Gen utiliza templates para gerar automaticamente os códigos. Todos os templates são ajustáveis e expansíveis de acordo com a necessidade do desenvolvedor.

Atualmente o projeto e-Gen mantém um grupo de discussão no Java.net, onde são discutidas todas as dúvidas e sugestões relacionadas ao ambiente. Além do grupo de discussão, está disponível o website www.egen.com.br, onde se pode encontrar diversas informações, tutoriais, arquivos para baixar (download) e notícias sobre o projeto.

Bom, só quero deixar claro que existem soluções (ferramentas) para todos os tamanhos, e a minha solução foi o e-Gen. Hoje eu estou desenvolvendo um sistema para automação de escolas de ensino médio e fundamental com ele, vale à pena dar uma conferida.

Um grande abraço à todos e até a próxima.

Carlos Eduardo.
Analista e Desenvolvedor de soluções para intranet e internet.

carloseduardodj at hotmail.com

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. A busca pela melhor solução
   2. e-Gen: a solução definitiva
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Entendendo POO (História e conceitos)

Polimorfismo - Uma visão em C++ e Java

Modelos de desenvolvimento

Introdução a eXtreme Programming (XP) e instalação do ANT + JUnit

Certificação Java - 2 - Literals and Ranges of All Primitive Data Types (Exam Objective 4.6)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por marcaoguitarra em 28/12/2004 - 12:15h

Tentei Baixar o egen do site mas não consegui....

[2] Comentário enviado por GrupoFimdeprova em 28/12/2004 - 15:31h

Gostei da Matéria, vou testar este e-Gen.
Feliz 2005!

[3] Comentário enviado por fredslz em 28/12/2004 - 22:43h

Vou baixar agora mesmo....

Me diz uma coisa...Na minah empresa tava pensando em usar o PHP/Miolo(www.miolo.org.br), pois a qtd de mão-de-obra em PHP é maior, o que já seria uma vantagem, e a produtividade com o miolo tb seria muito grande. as agora fiquei na dúvida....

Nunca programei em java. Você acha q teria dificuldade em começar direto pelo egen?

[4] Comentário enviado por royal em 29/12/2004 - 00:10h

legal o artigo, só um comentário...

"O e-Gen gera as aplicações utilizando as melhores práticas e padrões definidos para as diversas tecnologias, mesmo quando o desenvolvedor não as domina completamente. Desta forma, a inclusão ou substituição de um membro da equipe pode ser realizada de forma rápida e com baixo custo."

a ferramenta eh ótima quando c visa produtividade e velocidade, mas e qualidade!? ... essa nova geração de rad's quer q vc digite o menor de número de linhas de código possivel, criando aplicações obscuras e sujeitas a falhas, e programadores que conhecem cada vez menos, o que realmente está acontecendo, ou seja operários montadores de código!

c programar é uma arte, como eu acredito, onde está a arte nisso ...

não me leve a mal, a ferramenta é ótima e o artigo tah legal, foi só uma observação!

[5] Comentário enviado por fredslz em 29/12/2004 - 09:38h

Cadu, no artifo você coloca que chegou a testar/usar o MIOLO.

O que achou dele? Pq não gostou? Quaias as vantagens do egen comparando com o MIOLO?

Valeu!!!!

[6] Comentário enviado por cadu_analista em 29/12/2004 - 15:45h

Olá amigos, bom royal, complementando o seu comentário, achei bem legal, mais gostaria de ressaltar que programar é uma arte sim...concordo ... só que esta arte fica cada vez mais cara ... e se demorar-mos muito para fazer coisas simples em uma linguagem/aplicação com certeza seremos varrido pelo mercado. Hoje estamos em uma época em que produtividade esta aliada ao tempo de entrega do produto, e o Egen vem justamente suprir esta nescessidade, se ele gera aplicações rápida, ele gera SIM !!! mais todo o seu código é customizável, em todas as suas classes ai ja não vejo porque uma aplicação gerada por ele não possa estar batendo de frente com as melhores ferramentas de desenvolvimento web.

[7] Comentário enviado por balani em 09/12/2006 - 00:50h

E gaucho!! tú é o cara!! pq vc não me falado que tinha escrito um artigo aki no VOL???
Mais tá bão, parabens, ficou legal o artigo.

[8] Comentário enviado por malungo em 21/12/2007 - 07:28h

Bom dia cadu, depois de ler esse artigo fiquei curioso e comecei a mexer no egen. Entretanto, ao iniciar a configuração do Data Source o template aparece em branco. Vc poderia me dar uma luz??

[9] Comentário enviado por luisfer em 28/07/2008 - 15:52h

Vou tentar...

[10] Comentário enviado por pdcassiano em 06/02/2015 - 11:32h

Muito bom o Artigo, estou baixando o e-gen agora para testar. Mas não achei versão para linux, o link que veio para o meu e-mail foi um .exe


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts