openSuse ou Fedora? [RESOLVIDO]

13. Re: openSuse ou Fedora? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/04/2013 - 20:44h

Opensuse com certeza, a meu ver ele é mais fácil de usar do que o Ubuntu e bem mais estável. Ele tem o Yast que faz praticamente tudo que um usuário comum precisa, ou seja, com o Opensuse você só usará linha de comando se quiser. Baixando o DVD você tem os principais ambientes gráficos a sua disposição. O pessoal costuma disser que é uma das melhores distros para kde... é isso, boa sorte.


  


14. Re: openSuse ou Fedora? [RESOLVIDO]

Gianni Marinho
giannimarinhosd

(usa openSUSE)

Enviado em 22/04/2013 - 07:15h

Lucas Meneses escreveu:

Opensuse com certeza, a meu ver ele é mais fácil de usar do que o Ubuntu e bem mais estável. Ele tem o Yast que faz praticamente tudo que um usuário comum precisa, ou seja, com o Opensuse você só usará linha de comando se quiser. Baixando o DVD você tem os principais ambientes gráficos a sua disposição. O pessoal costuma disser que é uma das melhores distros para kde... é isso, boa sorte.


eu prefiro o gnome mas o kde do opensuse é tão bem feito que eu estou usando ele mesmo. quando instalei ontém o opensuse 12.3 pela primeira vez eu fiquei impressionado com a beleza do sistema. incrível como eles se superam a cada nova versão.


15. Re: openSuse ou Fedora? [RESOLVIDO]

Fernando
fpc

(usa CentOS)

Enviado em 30/04/2014 - 00:21h

Recentemente testei diversas distros.

Eu tenho servidores com Opensuse 10.X que estão "esquecidos", zero problemas desde que foram instalados em 2007 eu acho.
Tenho Redhat clone (Springdale Linux) em funçao vital para minha rede que ninguém mais lembra que ele existe, zero problema em alguns anos de uso.
Ressalto que esses meus servidores volta e meia são vitimas de quedas de energia.

Nos últimos dois anos, venho usando Ubuntu 12.04 LTS no notebook e tb em meu desktop. Acho uma boa distro, gostei do Unity, mas é algo que recomendo como desktop e sempre na versão LTS.

Ah sim, pode ser bom server assim como o Debian, mas para uso em servidor eu prefiro um Redhat clone, sei lá, questão de gosto, até porque nunca me deixou na mão. Não preciso de certificação, masssss como profissional, me agrada mais lidar com Redhat e Opensuse do que Debian e seus derivados.

No caso, vejo hoje o CentOS como a melhor opção de Redhat clone, já que a Redhat adotou o CentOS.

Bom, voltando aos testes, fiquei bem impressionado com o OpenSuse 13.1. O Opensuse é uma distro "rock solid", sendo assim estável o suficiente para uso em servidores críticos (eu comprovei isso na versão 10.2) e ao mesmo tempo oferece um belo desktop KDE. Vale a pena conferir. Só o processo de instalaçao é meio demorado, mas é muito organizado. Ao menos qdo termina a instalação, já está tudo prontinho segundo o gosto do fregues.

Fico com CentOS e OpenSuse, nessa ordem de preferência, para servidores.
Para meu desktop/servidor pessoal, ando bem dividido em Opensuse e CentOS, testando...

Para quem quer um desktop plug-and-play estável, principalmente em notebooks, recomendo o Ubuntu LTS.

Obs: Andei brincando como o Slackware tb, bem legal por ser bem "unix-like", principalmente para quem quer aprender pois é muito didático, mas não me serve como servidor corporativo e tb não serve como desktop para o meu usuário que precisa de plug-and-play. Para "meu" desktop, consome um tempo que não disponho para acertar manualmente detalhes pequenos, tb não é mais rápido que os demais como eu imaginava, mas vale muito experimentar. Para mim, não se enquadrou na minha demanda.


16. openSUSE

Victor Macedo
starkiller

(usa Linux Mint)

Enviado em 11/07/2014 - 18:55h

Sei que já foi resolvido, mas somente para constar eu usei o Ubuntu por anos e depois de testar o openSUSE não troquei mais. Mesmo usando um bom hardware o Ubuntu até mesmo o 14.04 LTS trava, a janela fica cinza... Sempre ocorrem mensagens de software que fechou inesperadamente, mas claro, tudo se resolve rápido não é como o win que para tudo. Mas resumindo o openSUSE 13.1 funciona muito bem e eu chego a usar Photoshop com o WINE e roda super bem. É ótimo para meus estudos de Análise e desenvolvimento de sistemas. Resumindo, estou gostando muito da estabilidade e facilidade do openSUSE.


17. Re: openSuse ou Fedora? [RESOLVIDO]

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 11/07/2014 - 23:40h

Ei...essa foto de perfil é minha. rsrsrsrs....brincadeira. Seja bem vindo!


18. Re: openSuse ou Fedora? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/11/2014 - 19:13h

Sei que foi resolvido mas.....

Também não gostei muito do Unity, hoje o Suse 13.1 é minha distro secundaria e o KDE nele fica show, mas não gostei de como algumas coisas são feitas nele (apenas meu gosto). O mesmo foi com o Fedora 20, o Gnome nele é tão bom quanto o KDE no Suse (E o PulseAudio Equalizer ainda não está funcionando no Fedora, que dá uma melhorada no som :/ ).

Quanto a praticidade, facilidade, leveza e estabilidade recomendo o Mint17 Quiana Cinnamon, muito bonito, personalizavel e super intuitivo pra quem saiu do Windows a pouco isso é muito bom. E ainda tem toda a facilidade dos pacotes (.deb)e possiveis soluções encontradas na net pra Ubuntu, que tem uma comunidade muito grande, e que se aplica ao Mint.

Isso é complicado não tem um sistema que seja "o melhor" ou o "mais pratico", em unanimidade, varia muito de usuario pra usuario, ainda tem a compatibilidade com Hard (que no meu caso está ótima no Mint17) no mais só tem um jeito de descobrir que é usando/testando distros e ambientes gráficos e isso é umas das melhores coisas no Linux a liberdade!



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts