Slackware + Windows 7

1. Slackware + Windows 7

Matheus
mwl

(usa Outra)

Enviado em 02/11/2011 - 20:38h

Olá Galera! Meu primeiro post aqui no fórum! \o/

Então... faz tempo que quero instalar o Slackware, mas ficar sem Windows simplesmente não dá, por que tem mais gente que usa o pc.

Estive procurando bastante sobre o dual boot Windows7 + Slackware,
mas não sei configurar direito.

Fico meio apreensivo porque comprei meu pc da Dell faz pouco tempo, e não veio DVD do Windows junto.
Só veio o Windows já instalado, particionado e tal.

Logo, eu deveria reparticionar (deixando um espaço livre não particionado) e instalar o LILO? Daí só iniciar o PC dando boot pelo DVD do Slackware?
Outra preocupação minha é o LoJack, que não tem suporte pro Linux =/ Mas como eu terei o Windows já instalado, acho que não haveria um problema, certo?

Se alguém pudesse me recomendar algum tutorial detalhado, seria grato! =)


  


2. Re: Slackware + Windows 7

Reginaldo de Matias
saitam

(usa Slackware)

Enviado em 02/11/2011 - 20:50h

Antes de tudo, faça BACKUP, depois DESFRAGMENTA o disco 3x, reserva 1 espaço para as partições /, swap e o restante para /home.

Dúvidas em instalar e configurar o Slackware?
Acesse os links abaixo e segue.

Instalação e pós instalação do Slackware: http://mundodacomputacaointegral.blogspot.com/2011/08/instalacao-e-pos-instalacao-do.html

Personalizar Slackware: http://mundodacomputacaointegral.blogspot.com/2011/08/personalizar-o-slackware.html

Update: http://mundodacomputacaointegral.blogspot.com/2011/08/atualizar-o-slackware-para-versao.html


3. Re: Slackware + Windows 7

Matheus
mwl

(usa Outra)

Enviado em 02/11/2011 - 21:32h

Valeu pelas respostas Saitam!

Já fiz o Backup!
Mas tenho alguns dúvidas ainda...

Se eu instalar a versão de 64bits, terei mais problemas com bugs/incompatibilidades?
E porque Desfragmentar o Disco 3vezes?

Obrigado, novamente!


4. Re: Slackware + Windows 7

Reginaldo de Matias
saitam

(usa Slackware)

Enviado em 02/11/2011 - 22:00h

Bom ainda não testei a versão 64bits, portanto não posso comentar.
Sobre desfragmentar 3x é mais por precaução e garantia mesmo.



5. Re: Slackware + Windows 7

Daniel Lara Souza
danniel-lara

(usa Fedora)

Enviado em 02/11/2011 - 22:03h

saitam escreveu:

Bom ainda não testei a versão 64bits, portanto não posso comentar.
Sobre desfragmentar 3x é mais por precaução e garantia mesmo.


estou usando o debian 64Bits e ainda nao achei bug ou algo parecido
esta 100%


6. Re: Slackware + Windows 7

Charles
.chr

(usa Slackware)

Enviado em 09/11/2011 - 10:13h

o seu SO do windows, provavelmente terá pelo menos uma partição de uns 100mb que é reservada pelo sistema e o resto formatado para o windows. O que você deve fazer é, salvar tudo, desfragmentar, rodar um programa capaz de particionar seu HD e separar do espaço que estava com o windows um espaço para o Slack. Dai na hora de instalar você pega a partição do windows que era reservada pelo sistema e seta como boot, para o LILO e coloca a partição adicional que você havia feito como o root do slack. Em um momento da instalação o próprio slack vai falar que já identificou outro SO e para confirmar ele te pede a partição.


7. Macetinho para reparticionar o disco

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 09/11/2011 - 14:58h

Caro mwl, instalar o Slack de 64bits é uma aventura. Há muitos pacotes que só compilam depois de uma dor de cabeça adicional (tipo o Wine, algo que pode te interessar já que você vai manter seu Windows - mesmo porque eu acho que o termo de garantia da Dell exige isso, não lembro), mas no geral o Slack 13.37_x64 já está bem estável e redondinho. Eu uso no meu PC mais parrudo sem erro (ainda que eu prefira brincar com o 32bits no meu K6II 500 256MB de RAM rodando Fluxbox tão rápido quanto o Aero roda em 8GB de RAM) No final, você tem que verificar o suporte de sua máquina a um OS de 64bits e se existem drivers para Linux do seu hardware.

Isso posto, eu quero te passar um macetinho que você pode usar na hora de reparticionar o disco caso você não se sinta à vontade com o Gparted, Qtparted ou coisas do tipo. Tipo, eu não sei se esse macetinho ainda funciona, na época que eu usei (Ubuntu 8.10, acho) rodou redondo. Pega um CD de instalação do Ubuntu e roda o instalador em modo gráfico. Vai ter uma hora que ele vai te perguntar em qual partição você quer instalar o OS - mas, olhem só, ele permite também reparticionar o disco para liberar espaço pra você. Reparticione, grave as alterações no disco e saia do instalador. A partir daí, instale o Slack normalmente.

Instalar o Slack não é difícil, tem muitos bons tutoriais pela rede e ainda o Slackbook (http://www.slackbook.org/), que mesmo um pouco desatualizado ainda é uma mão na roda pra muita coisa. Tem também o site do Morimoto (http://www.hardware.com.br/) , o cara do Software Livre aqui em terra brasilis. Ele tem até um tutorial (http://www.hardware.com.br/guias/usando-slackware/) que talvez te ajude em uma coisinha aqui, outra ali.

E lembre-se: estamos aqui pra te ajudar a qualquer momento!


8. Re: Slackware + Windows 7

Matheus
mwl

(usa Outra)

Enviado em 09/11/2011 - 16:03h

Valeuu lcavalheiro, .chr e danniel-lara!

Esse final de semana vou dar um jeito de finalmente instalar aqui o slack hehe
Estou indeciso entre 32 e 64 bits, mas acho que vou ficar com 32bits, menos chance de dar problema (:

A diferença de performance é muito grande entre 32 e 64?

Vou dar uma lida na documentação dos sites que você me passou, lcavalheiro, e depois vou começar a formatar ele :P


9. Re: Slackware + Windows 7

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 09/11/2011 - 17:07h

Amigo...

NÃO PARTICIONE O SEU PC SEM TER O DVD DE INSTALAÇÃO DO WINDOWS 7, pois o mesmo quando tentamos particionar, mesmo que por desfragmentação, entrega de forma errada ao linux as informações de dados sobre o real posicionamento dos arquivos de boot ocorrendo diversas crashs de sistemas danificando teu Windows sem direito a Restauração pelo DVD-Win.
Ainda, depois que você particionar com um DVD-Win, Instalar o memso e depois for Instalar o Slackware terá que configurar o Lilo na unha, ou Grub. Te aconselho a usar via VirtualBox ou VMWare. De qualquer forma tome cuidado para não perder tudo.




10. Re: Slackware + Windows 7

Matheus
mwl

(usa Outra)

Enviado em 09/11/2011 - 17:23h

Bah... e ainda nem cheguei a pedir o DVD do Windows pra dell =/

joselima, acho que vou acabar instalando no meu Desktop em vez de instalar no Note. Aproveito e já formato o Windows (que tenho o DVD dele!) e instalo o Slackware junto.

Daí eu teria que instalar o Windows antes, certo? E instalo o Slackware depois. E o LILO, instalo quando?


11. Re: Slackware + Windows 7

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 09/11/2011 - 17:38h

Caro joselima

Cara, configurar o lilo.conf nem é difícil, e se ele quer aprender a usar o Slack ele vai ter que se acostumar a meter a cara nos arquivos de configuração e fuçar tudo (e detonar a instalação do Slack, e reconfigurar, e redetonar, até que Deus rode o comando cat mwl > /dev/null). Afinal de contas, sempre tem o #man lilo.conf pra tirar dúvidas e tem a gente aqui do fórum pra resolver também.
Quanto a particionar sem ter o disco do Windows... Bem, normalmente a Dell cola a etiqueta com a versão do Windows e o serial original dele em algum lugar do gabinete dos PC's que ela vende. Se o computador dele possuir a tal etiqueta, ele baixa via torrent mesmo o Windows que ele vai usar e usa o serial provido pela Dell. Isso não é pirataria, se você ler o EULA da MS você vai ver que o que se pagou foi o serial, não o CD.
E outra coisa, eu nunca ouvi falar que o Gparted embutido do Ubuntu fez esse tipo de lambança, e esse procedimento inclusive é recomendado pelo Morimoto pra resolver problemas como o do nosso amigo recém-chegado ao Slack (conforme o link http://www.hardware.com.br/guias/usando-slackware/boot-particionamento.html). Eu usei o Gparted do Netinst do Debian instalado via cat em um pendrive e não tive problemas aqui no meu Slack (quer dizer, o único problema que eu tive de fato foi ter instalado o Debian, do qual eu não gosto mesmo ;-).

Caro mwl

Depende. Estudos mostram que a diferença de performance só é sensível se você tem mais de 4GB de RAM. Se você tiver mais do que isso, aí eu recomendo usar o Slack_x64, mas do contrário vai com o de 32bits que é mais tranquilo. Depois, quando você pegar a manha e aprender a fazer coisas como instalar o Slack usando apenas um HD auxiliar e o comando cp, ou gravar um Live-CD do Debian usando o cat, aí você se aventura com o Slack 64 ;-)
A ordem como você instala a bagaça não importa muito, desde que você crie as partições necessárias para o Slack (eu geralmente crio uma de swap, uma pra /, uma pra /usr e uma pra /home, mas isso é questão de gosto) e mais uma pro Windows. O lilo é configurado no final da instalação do Slack, e por esse motivo eu recomendo a você primeiro instalar o Windows e depois o Slack. Pra instalar primeiro o Slack e depois por o Windows, eu recomendo que você leia este artigo aqui do VOL (http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Dualboot-instalando-o-Windows-depois-do-Linux/).

Qualquer coisa estamos aqui, abraços!




12. Detalhe que eu esqueci

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 09/11/2011 - 17:41h

Esqueci de uma coisa: do artigo http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Dualboot-instalando-o-Windows-depois-do-Linux/ ignora a maneira de instalar os programas, pois aquele método é específico das distribuições Debian-like, o aptitude (ou o programa da vaquinha ;-). Pra instalar programas no Slack você precisa se acostumar com o pkgtool, e pra obtê-los recomendo se acostumar com slackpkg e visitar o www.slackbuilds.org.

Abraços!






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts