removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 20/04/2013 - 17:21h
Olá Senhores,
Gostaria muito que vocês lessem o texto abaixo, sei que é grande, mas por favor, é muito importante pra mim:
Quem não conhece o UbuntUCA, visite o nosso site:
http://www.ubuntuca.com.br/
O UbuntUCA é uma remasterização do Ubuntu para laptops educativos, que hoje atende milhares de professores e alunos de escolas públicas em todo o Brasil.
É um projeto voluntário e sem fins lucrativos, de cunho social.
=================================
Eu gostaria de lhes falar sobre um assunto muito importante hoje! Peço que leiam com atenção e que por favor entendam o que eu quero dizer.
A ideologia que envolve o mundo do Software Livre é uma das coisas que mais me encanta, inclusive eu costumo levar essa máxima para outras áreas da minha vida. Compartilhar o conhecimento, melhorar algo e redistribuí-lo a fim de ajudar o próximo, estão entre os pensamentos que eu mais valorizo.
Partindo dessa premissa, eu fico contente, e lisonjeado em ver que o trabalho que eu venho desenvolvendo com o UbuntUCA, além de ajudar muitas pessoas, tem servido de inspiração para outros projetos pelo Brasil. Software Livre, é isso mesmo! Eu parabenizo as pessoas que tem a boa vontade de contribuir para com a educação brasileira.
O fato de o código dos softwares ser aberto, mas principalmente o fato de não existir essa guerra de patentes que vemos em brigas judicias entre grandes empresas, permite que qualquer pessoa possa melhorar algo e redistribuí-lo à sua comunidade ou até mesmo vender o seu produto.
Mas infelizmente, nem tudo são flores nesse meio! O mundo do desenvolvimento livre, não é uma terra sem lei. Apesar de que em muitas vezes, um desenvolvedor não tenha nenhum direito legal sobre o seu projeto, ele tem sim um enorme Direito Moral sobre ele!
Isso significa, que quem trabalha com software livre, não pode proibir alguém de melhorar ou mesmo fazer um fork do seu projeto, mas por uma questão ética, é quase que obrigatório que os seus créditos sejam mantidos. Eu não posso me apropriar de um projeto, mudar o nome dele e sair dizendo pra todo o mundo que fui eu que fiz aquilo! Isso é algo totalmente antiético.
Justamente por isso, eu sempre fiz questão de salientar que o UbuntUCA não é um novo sistema operacional, mas sim, uma remasterização do Ubuntu. Ou seja, eu usei um projeto (gigantesco) já existente, como base para construir o meu (pequenino e amador, mas guardadas as proporções, também com sua importância) e mantenho os créditos do projeto original.
Porém, nem todo mundo procura ser transparente.
Como eu já disse e reafirmo aqui, acho louvável buscar melhorar algo e redistribuí-lo, contanto que se mantenha os créditos. Mas não é isso que está acontecendo com um projeto, que não vou citar o nome aqui, pois não o acho digno disso, que é nada mais nada menos, do que o UbuntUCA com algumas modificações.
Até aí tudo bem, não tem nada de errado!
O problema é que em momento algum o seu desenvolvedor, que por sinal, é alguém importante no cenário do Software Livre brasileiro, cita que usou o meu projeto como base.
Saliento que, o projeto dele, não é apenas inspirado no meu, também não é uma cópia, é exatamente o MEU projeto com algumas modificações!
Esse senhor, se apropriou de quase dois anos de pesquisa e trabalho árduo que eu tive para desenvolver um produto que agradasse aos alunos e professores do ProUCA, e está divulgando o seu “projeto” na mídia como se fosse totalmente feito por ele!
Inclusive, nesse exato momento, o “projeto” dele, é destaque no Viva o Linux, o maior portal sobre SL da América Latina (um dos maiores do mundo) e no site da Revista Espírito Livre (A maior Revista sobre SL do Brasil).
Isso me deixou muito triste! Estou realmente chateado com essa situação!
O UbuntUCA, nunca foi destaque em nenhum site importante! Não que eu ache isso fundamental, muito pelo contrário, o meu compromisso é com os usuários finais do meu projeto. Mas não é justo esse cara, roubar o resultado do meu esforço e sair por aí colhendo os louros de um trabalho que não é dele!
Estou realmente revoltado!
Quero salientar novamente. Não sou contra melhorar algo e redistribuir. Muito pelo contrário, acho isso louvável. Mas fazer isso, sem citar os créditos do projeto original é algo muito baixo!
Só estou desabafando, não posso e não quero fazer nada contra esse senhor, até o parabenizo pela sua iniciativa, que deve ter sido com a melhor das intenções. Mas essa atitude dele é extremamente antiética! Ele tem a obrigação de corrigir esse erro.
Peço perdão por usar esse espaço para desabafar.
Abs
=====================================================================
Eu enviei dois emails para o dono desse projeto, um na quinta e mais um ontem. Ele não me respondeu nenhum. Deixo esse espaço aberto para ele se justificar e corrigir o seu erro. Não quero confusão nem falar mal do projeto dele, só quero que ele seja justo e honesto. Ele usou o meu projeto como base para o dele, portanto tem a obrigação de deixar isso claro nos textos que ele está divulgando na internet, o que, infelizmente, ele não está fazendo!