Quadrado Mágico

Publicado por Enzo de Brito Ferber (última atualização em 14/12/2012)

[ Hits: 5.338 ]

Homepage: http://www.maximasonorizacao.com.br

Download magicsquare.c




Comentei bastante o código e coloquei as regras de construção do quadrado no cabeçalho inicial.

Como ficou extenso, não vou postar na descrição. O código está disponível para visualização no browser.

  



Esconder código-fonte

/* 
 * Magic Square
 *
 * @Author: Enzo Ferber
 *        : enzoferber@gmail.com
 *
 * O QUADRADO MÁGICO
 * -----------------
 *
 * [*] As regras:
 * ~~~~~~~~~~~~~~
 *
 * 1. A matriz sempre terá os lados ímpares.
 * 
 * 2. O primeiro número é posicionada no meio da primeira coluna.
 * 
 * 3. O próximo número é colocado deslocando uma posição para cima
 *    e  uma posição para direita. Caso seja alcançada uma das bordas
 *    do quadrado, a posição é invertida.
 *
 * 4. Caso já haja um número na nova posição, volta-se a posição antiga
 *    e apenas descemos linha. A coluna continua a mesma.
 *
 * [*] Exemplo com cubo 3x3:
 * ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
 *
 * 0 1 0    Posição Inicial (Regra 1 e 2)
 * 0 0 0
 * 0 0 0
 *
 * 0 1 0    Posição 2 (Regra 3) 
 * 0 0 0               
 * 0 0 2
 *
 * 0 1 0    Posição 3 (Regra 3)
 * 3 0 0
 * 0 0 2              
 *
 * Seguindo a regra, a próxima posição seria o quadrado onde está o número
 * 1. Então, seguindo a regra 4, voltamos para a posição anterior (3), e 
 * descemos uma linha.
 *
 * 0 1 0    Posição 4 (Regra 4)
 * 3 0 0
 * 4 0 2
 *
 * [*] Compilação e Execução:
 * ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 
 *
 * $ gcc -o magicsquare magicsquare.c
 * $ ./magicsquare 3
 *    8    1    6 
 *    3    5    7 
 *    4    9    2 
 *
 *     [*] Magic Constant: 15
 * $
 *
 */

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <unistd.h>
#include <string.h>

#define INIT_NUMBER      0x00

/*
 * Protótipos de funções
 */
int **buildsquare ( int );
void printsquare ( int ** , int );
void initsquare ( int **, int, int );
int calcfactor ( int **, int );

/*
 * Função para calcular a constante
 */
int calcfactor ( int **_square, int size )
{
   register int i, factor = 0;

   for ( i = 0; i < size; i++ ) factor += _square[0][i];

   return factor;
}

/* 
 * Função para inicializar o quadrado com
 * um dado número
 */
void initsquare ( int **_square, int size, int n )
{
   register int i, j;

   for ( i = 0; i < size; i++ )
      for ( j = 0; j < size; j++ )
         _square[i][j] = n;
}

/*
 * Construção do quadrado mágico
 */
int **buildsquare ( int size )
{
   int matrixsize = size * size;
   int **_square, row = 0, col = (size / 2), lastRow, lastCol;
   register int i;

   /*
    * Aloca linhas do quadrado
    */
   _square = (int **) malloc ( size * sizeof(int *));

   /*
    * Para cada linha, aloca colunas
    */
   for ( i = 0; i < size; i++ )
      *(_square + i) = (int *) malloc ( size * sizeof(int));

   /*
    * Checagem de memória
    */
   if ( !_square)
   {
      printf ( " [*] Error: Couldn't malloc() memory.\n");
      return NULL;
   }

   /*
    * Inicializa o quadrado com zeros
    */
   initsquare ( _square, size, INIT_NUMBER );

   /*
    * Coloca o primeiro número no quadrado
    *
    * 0 1 0
    * 0 0 0
    * 0 0 0
    */
   (_square[row][col]) = 1;

   for ( i = 2; i <= matrixsize; i++ )
   {
      /*
       * backup
       */
      lastRow = row;
      lastCol = col;

      /* 
       * Cálculo de coluna e linha
       */
      row = ( row == 0 ) ? size - 1 : row - 1;
      col = ( col == ( size - 1 )) ? 0 : col + 1;

      /* 
       * Se o número for zero, o quadrado está pronto para receber
       * dados novos...
       */
      if ( _square[row][col] == 0 )
         (_square[row][col]) = i;
      else
      {
         /*
          * Se não for zero, significa que um número já foi inserido
          * na posição, então a regra é voltar para a ultima posição e 
          * "descer" uma linha na matriz, mantendo a coluna.
          */
         row = lastRow + 1;
         col = lastCol;

         (_square[row][col]) = i;
      }
   }
   /*
    * Retorna o quadrado
    */
   return _square;
}

void printsquare ( int **_square, int size )
{
   register int i, j;

   for ( i = 0; i < size; i++ )
   {
      for ( j = 0; j < size; j++ )
      {
         if ( _square[i][j] < 10 ) printf ( " " );
         if ( _square[i][j] < 100 ) printf ( " " );
         if ( _square[i][j] < 1000 ) printf ( " " );

         printf ( "%d ", (_square[i][j]) );
      }
      printf ( "\n");
   }
}

int main ( int argc, char *argv[] )
{
   /* 
    * O quadrado
    */
   int **magicsquare, size;

   /*
    * Assegura que o usuário entre com um número
    */
   if ( argc < 2 )
   {
      printf ( " [*] Usage: %s <odd_number>\n", argv[0] );
      exit ( EXIT_FAILURE );
   }

   size = atoi(argv[1]);

   /*
    * Assegura que o número é ímpar
    */
   if ( !( size % 2 ))
   {
      printf ( " [*] Error: Number must be odd.\n" );
      exit ( EXIT_FAILURE );
   }

   /*
    * Construção do quadrado
    */

   magicsquare = buildsquare ( size );

   /*
    * Erro
    */
   if ( !magicsquare )
   {
      printf ( " [*] Error: Couldn't build square matrix.\n");

      free ( magicsquare );
      exit ( EXIT_FAILURE );
   }

   /*
    * Imprime o quadrado
    */
   printsquare ( magicsquare, size );

   /*
    * Imprime a constante
    */
   printf ( "\n [*] Magic Constant: %d\n", calcfactor(magicsquare, size));

   return EXIT_SUCCESS;
}

Scripts recomendados

Comando strxfrm

Múltiplos de bit e byte

Multipla escolha

Filas

Determinando a posicão de ocorrencia de uma string em outra


  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts