Porque Utilizar o Void Linux

Publicado por Glaulher Ramalho Medeiros em 17/12/2019

[ Hits: 11.761 ]

 


Porque Utilizar o Void Linux



O Void Linux é um sistema operacional de uso geral, baseado no kernel monolítico Linux. Seu sistema de pacotes permite que você instale, atualize e remova rapidamente softwares. Não é um fork ou uma perfumaria!

O Void Linux é uma distribuição independente, desenvolvida inteiramente por voluntários. Não é uma modificação de uma distribuição existente. O gerenciador de pacotes e o sistema de compilação do Void, foram escritos do zero.

Liberação de rolamento, instale uma vez, atualize diariamente. Seu sistema estará sempre atualizado. Tem o runit como o sistema init e supervisor de serviço. Runit é uma abordagem simples e eficaz para inicializar o sistema com supervisão de serviço confiável.

O xbps-src pode criar compilação nativa ou cruzada para a máquina de destino e suporta várias bibliotecas C (atualmente glibc e musl). O sistema tem um "Q" de nostalgia na instalação, seguindo de perto as filosofias do Unix e do BSD, parece que estamos diante de uma distribuição de base antiga, como o Slackware e o Debian (netinst).

Apesar de simples, o instalador não é complicado, além de existir vídeos e blogs com os passo a passo do mesmo. Instalado, percebe-se um sistema moderno, Void é uma distro simples, mas isso não impede de trazer alguma inovação.

Foi a distro (8 meses após o Fedora) a adotar o systemd e, em 2014, começou a migrar para o runit em seu lugar, também utiliza o libreSSL ao invés do openSSL e há ISO com Musl e ISO com Glibc, provando que a distro não tem medo de experimentar o novo, mantendo suas raízes.

Com o sistema instalado, é possível notar um sistema leve, que consome pouco, eficiente e como o próprio nome já diz: "vazio", poucos programas instalados. Portanto, ótimo para quem quer instalar apenas o que usa, o runit se mostra rápido e, apesar das maiorias das distros utilizarem systemd, que creio ser um facilitador para os sysadmin, não que o runit não poderia ser utilizado em servidores, apenas que o systemd é adotado em sua maioria por conta da grande base de distros. Nos desktops para uso doméstico, o systemd não é tão necessário assim, consome mais recursos da máquina, sem um grande benefício ao usuário comum.

O delay das atualizações é muito bom, vários programas nos repositórios, tudo atualizado de fácil instalação.

Alguns comandos básicos e seus semelhantes na base Debian:
Linux: Porque utilizar o void linux
Para mais comandos, visite: Rosetta stone - Void Linux Wiki

Link para download da ISO:
Fontes:
Outras dicas deste autor

Resolvendo tearing com o picom

React não recarrega a página ao salvar no Linux [Resolvido]

Rofi no Void Linux - Menu para desligar e reiniciar o i3WM

Manutenção: dando uma faxina no Void Linux

Leitura recomendada

Legendas no Slackware

Terminais estilo Quake para Linux

Solução para problemas com Déjà Dup (cópia de segurança)

Instalando agente do Zabbix no Windows

Configurando compartilhamento simples no Samba

  

Comentários
[1] Comentário enviado por Tio_do_Toldo em 18/12/2019 - 10:26h

Void enterrou o Arch Linux.

[2] Comentário enviado por rommulo9 em 22/07/2020 - 08:59h

Olá pessoal.
Sou iniciante no GNU/Linux, e pergunto se tem como substituir totalmente o systemd pelo runit no Kubuntu 20.04 LTS, mantendo o suporte ao driver nVidia GeForce GT 620M, e se possível ao Wayland.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts