Wicd - excelente aplicativo para configuração de WiFi e rede

Publicado por j g meinhardt em 29/04/2009

[ Hits: 22.149 ]

 


Wicd - excelente aplicativo para configuração de WiFi e rede



Wicd - excelente aplicativo para configuração de WiFi

Conheci, experimentei e venho usando o Wicd há quase um ano, quando foi sugerida pelo desenvolvedor do Kurumin NG a substituição dos aplicativos originalmente instalados por padrão para configuração de redes nas distros derivadas do Ubuntu (K-X), como foi o caso do Kurumin NG.

Nestas distros, vem normalmente instalado por padrão (default) o Knetworkmanager e / ou Networkmanager, que são na minha opinião aplicativos mais complicados e que muitas vezes não permitem completar a configuração. Os passos de configuração não são óbvios ou seguindo uma tem sequência lógica, o que é mais importante principalmente para usuários sem muita experiência ou com pressa devido a necessidades de trabalho.

Para quem precisa usar algum recurso de configuração para conexão a redes WiFi com relativa frequência, como quem viaja e precisa andar carregando NoBo e trocando de ponto de acesso, o Wicd, pelo menos na minha experiencia tem demonstrado ser o aplicativo mais prático e fácil de usar.

Ele permite não só configurar ou alterar configurações de acesso a redes WiFi, como também a redes cabeadas, tudo num único aplicativo.

Ainda tenho o Kurumin NG instalado e sendo frequentemente atualizado, como sistema de reserva, pois em sua partição /home ainda tenho os dados importantes de trabalho, porém estou em processo de migração para outras distros que terão continuidade.

Para isto instalei o BigLinux 4.2 e o sidux 2009-01-Ouranos.

Encontrei as mesmas dificuldades de configuração do WiFi no BigLinux4.2, que como o Kurumin NG, também é descendente do Ubuntu Hardy. Por esta razão estive pesquisando para confirmar se haveriam inconvenientes na substituição dos aplicativos de configuração de rede instalados por padrão. Depois de receber a confirmação no fórum do BigLinux de que não haveriam problemas, segui as orientações do excelente artigo publicado aqui no VivaoLinux: Wicd: Conexão em redes wireless

e fiz a instalação.

Grata surpresa, pois todos aqueles passos complicados e cheios de meandros a seguir, tudo ficou extremamente direto, simples e amigável.

Ao clicar sobre o ícone do Wicd que fica na bandeja, no canto inferior direito, como sempre, aparecem tanto a conexão cabeada quando disponível como também todas as alternativas de redes WiFi que estão na área de alcance do NoBo.

Basta escolher a conexão desejada e clicar em conectar. Se houver necessidade de alterações de configuração, basta usar a opção conexões avançadas, que aparece ao clicar sobre a seta ao lado da conexão desejada e fazer as alterações necessárias.

Muito prático, fácil e rápido.

Já não será necessário fazer varreduras (scan) para verificar redes disponíveis com aplicativos do tipo Wifi-Radar ou quaisquer outros, pois o Wicd se encarrega de tudo.

Enfim, concluindo, principalmente para quem usa distros derivadas do Ubuntu Linux, o Wicd é definitivamente uma ferramenta excelente.

No artigo acima referido, existem dicas também sobre a instalação deste aplicativo em outras distros.

No Sidux não houve esta necessidade, pois o excelente aplicativo Ceni se encarrega de tudo, assim como o Wicd.

Outras dicas deste autor

Resolvendo incompatibilidades entre Grub Legacy e Grub2 - para quem usa boot múltiplo

Travamento de segurança de HD disponível no Setup de Notebook Acer funciona?

sidux foi a única distro das que tenho instaladas que me tirou do aperto

Playlist contendo todos os vídeos do canal no YouTube

Segurança nas atualizações com mintUpdate (Linux Mint 7)

Leitura recomendada

Lentidão VMware Workstation no Ubuntu

Resolvendo bug do Flash Player 10 no Mozilla

Instalando o VirtualBox

APT-MIRROR no Debian Jessie 64-Bits - Repositório Local

Gimp e outros programas em português no Slackware 13

  

Comentários
[1] Comentário enviado por VonNaturAustreVe em 01/05/2009 - 14:45h

no inicio dessa semana tava vendo esse wicd :) me parece ser uma boa ferramenta,ainda não pude testa-lo mais vamos ver no que vai da.


[]'s

[2] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 21/05/2009 - 11:27h

Fiz a instalação do wicd também no Debian 5 (Lenny), já que a raiz é a mesma dos Ubuntus onde as ferramentas de configuração de rede e principalmente wifi são praticamente as mesmas e portanto apresentando as mesmas dificuldades.
Está funcionando perfeitamente. Falta apenas testar com o wifi para confirmar que a configuração de nova conexão é mais fácil que usando outras alternativas instaladas por padrão na distro.

Não fiz nenhuma alteração neste sentido, apenas no sidux, porque o aplicativo de configurações, o Ceni, é muito bom.

[3] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 08/06/2009 - 12:20h

O post anterior se refere a primeira instalação do Debian 5 (Lenny) que havia feito em um primeiro teste.

Para corrigir alguns erros de configuração feitos na primeira instalação desta distro por falta de conhecimento, resolvi reinstalar o Debian 5. Como estava de partida em viagem a trabalho, não consegui fazer todas as re-configurações anteriormente feitas na primeira instalação de testes e que posteriormente demonstraram ser criticas para poder acessar e configurar de forma mais simples, por exemplo a conexão wifi.

Tentei fazer algumas destas reconfigurações em modo off-line, já que não tenho acesso por rede cabeada em viagem e o wifi não foi reconhecido, porém apenas o conteúdo do DVD-Live número 1 que usei para instalar o Debian 5, não contém os pacotes necessários sendo imprescindível acesso aos repositórios e não apenas ao DVD-Live.

Com as experiencias anteriores na primeira instalação, estou quase seguro que depois das re-configurações que já experimentei, conseguirei de forma relativamente simples ativar completamente os itens do hardware deste NoBo Acer e ativar o wifi.

[4] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 18/06/2009 - 13:08h

Após o retorno de viagem e finalmente com acesso a banda-larga via rede cabeada, fiz a instalação do build-essential, instalei o módulo madwifi apropriado para a minha placa wifi Ateros AR5007EG neste NoBo e fiz a instalação do Wicd em substituição aos aplicativos padrão de configuração de rede e de wifi no Debian 5 Lenny.

Ficou excelente e não deverei ter mais problemas de acesso a wifi quando esta for a única alternativa de acesso disponível.

[5] Comentário enviado por alexxxx em 25/08/2009 - 11:38h

boa bao ele !



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts