Diversão também não falta no openSUSE. Assim como a maioria das distros
Linux, ele já vem com programas para você ouvir suas músicas preferidas e assistir seus vídeos favoritos. Contudo, assim como nessa mesma maioria de distribuições Linux, o suporte a mp3 e outros formatos não vem configurado por padrão (por questões de licença do formato em questão) necessitando assim, da instalação de alguns plugins.
Veremos como fazer isso. Os players utilizados aqui são os que são instalados por padrão no openSUSE: Amarok (para áudio) e Kaffeine (para vídeo e áudio). Os pacotes que vamos instalar resolve esses problemas com praticamente todos os players disponíveis para Linux.
Caso o player que você usa ainda não executes todos os tipos de arquivos de áudio e vídeo que você possui faça uma busca na internet. Em geral, a solução não é difícil e provavelmente você só precisará fazer a instalação de mais algum pacote. Para instalar ou remover algo, basta seguir a dica descrita anteriormente referente a instalação e remoção de programas no openSUSE.
Instale os seguintes pacotes:
- ffmpeg
- flash-player
- k3b-codecs
- lame
- libdvdcss
- libxine1
- libxine1-codecs
- w32codec
Os repositórios necessários para essas instalações são:
- Non-Oss
- VideoLan. Habilite-o somente para a instalação do libdvdcss. Feito isso, desabilite-o ou exclua-o pois esse repositório pode entrar em conflito com o packman que no caso, é muito mais importante e necessário para o openSUSE. Você também pode baixar manualmente esse pacote (libdvdcss) e colocá-lo em um diretório configurado como repositório (como foi descrito no tutorial sobre repositórios, onde um diretório é configurado como repositório local).
- Packman
Com esses codecs instalados executei os mais variados formatos de áudio e vídeo. Todos funcionaram normalmente no Kaffeine (vídeos, as rádios pela internet e alguns áudios) e no Amarok (apenas áudio).
Uma outra forma de se fazer isso é acessar o endereço abaixo.
e clicar no link codecs-kde.ymp (no cado do Gnome é codecs-gnome.ymp).
Veja na imagem abaixo, os repositórios que serão modificados e adicionados no sistema e os pacotes que serão instalados. Veja que a lista é a mesma apresentada acima, onde instalamos esses pacotes manualmente. Clique em Próximo.
Confirme clicando em Sim.
Insira a senha do root.
Clique em Importar para adicionar as chaves dos repositórios que estão sendo adicionados.
Veja que é necessário alterar o K3B instalado por padrão. Esse K3B que vem com o openSUSE não dá suporte a arquivos mp3. Ele será trocado por outro K3B (que está no repositório packman) que tem esse suporte. Veja as imagens e marque a opção "com alteração do fornecedor".
No detalhe:
Essa alteração de fornecedor é necessária para o funcionamento correto do programa e é válida para outras situações semelhantes a essa.
Na tela seguinte, passe a aba resumo da instalação e veja os pacotes que serão adicionados ao sistema. Clique em aceitar.
O sistema seleciona as dependências. Clique em continuar.
Aguarde a instalação.
Clique em Concluir quando acabar. Pronto. O sistema já contém os codecs necessários para executar os mais variados formatos de áudio e vídeo.
Uma terceira forma de se fazer isso é via linha de comando (Terminal). No terminal, como root, digite os seguintes comandos.
Para adicionar os repositórios necessários:
# zypper addrepo -f http://packman.inode.at/suse/11.3 packman
# zypper addrepo -f http://www.openSUSE-guide.org/repo/11.3 libdvdcss
E para instalar os pacotes necessários:
# zypper install ffmpeg flash-player libdvdcss libxine1-codecs w32codec-all k3b-codecs lam