Linux slogan
Visite também: BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha



Artigo

VMWare - 3 mãos na roda
Linux user
astrodyum
22/12/2004
Seu chefe lhe proibiu de usar Linux? Você quer testar novos sistemas operacionais sem precisar criar novas partições para tal? Deseja rodar vários sistemas operacionais ao mesmo tempo sem precisar dar boot para alternar entre eles? Se sim, tudo o que você precisa é do VMWare. Nesse artigo vamos aprender a instalar e configurar sua versão para Windows, que no meu caso, foi minha saída para rodar Linux no trabalho.
Por: Rodrigo Polesso
[ Hits: 84068 ]
Conceito: 10.0   2 voto(s)2 voto(s)2 voto(s)2 voto(s)2 voto(s) + quero dar nota ao artigo

O que é, motivação e princípio

VMWare (Virtual Machine)


O VM faz o que o nome diz. Ele simula uma ou várias máquinas virtuais. Existe versão do VM para Linux e Windows, é uma ferramenta que já existe a um tempo considerável, existem concorrentes da Microsoft e outros que não lembro, mas vale lembrar que o VM não é freeware, não preciso comentar que o concorrente também não né :P.

Agradeço se alguém puder informar um concorrente free. Neste artigo vou falar sobre o VM para Windows, por 2 motivos:
  1. Inexistência de artigo que trate do mesmo.
  2. Por que no meu caso, fui obrigado a utilizá-lo.

Eu, como muitos que visitam este site, são estudantes da área ou trabalham na área potencialmente. O fato de poder testar sistemas operacionais novos SEM ter que reconfigurar o HD, criando partições (mesmo que feitas com o PQ magic), fazendo CDs de boot e etc de fato é bastante animador. Outra coisa: você pode criar uma nova máquina virtual e rodar nela um SO que já esta instalado em sua máquina atual. Ou seja, usar o Windows rodando perfeitamente um outro SO ao mesmo tempo e vice-versa, caso instale o VM no Linux.

O principio de funcionamento do VM é o seguinte:

Ele usa recursos reais da máquina. Você escolhe quantos MB de RAM quer disponibilizar para a nova máquina, espaço em disco, presença de CDROM, floppy, etc. O disco rígido da máquina virtual resume-se a apenas um arquivo no HD real da máquina. É um arquivo no formato do VM, semelhante a uma imagem de CD. Logo você não terá problemas com a organização de seu disco rígido.

O VM coloca a disposição uma quantidade satisfatória de opções para se adequar uma boa personalização de sua máquina virtual. Após criar sua máquina virtual (comentarei mais detalhadamente a frente), você pode ligá-la, ou reiniciá-la com apenas um clique.

Você pode ver a tela da máquina virtual em tela cheia, em janela, como preferir e com uma ótima definição de imagem. Criar novas máquinas e deletá-las é extremamente fácil. Você pode baixar distribuições "estranhas" de Linux para testar em sua máquina sem sacrifício nenhum :). Isso pode ajudar a difundir ainda mais o uso de SOs alternativos, já que não há risco de dano a máquina host.

    Próxima página >>




Páginas do artigo
   1. O que é, motivação e princípio
   2. Criando uma máquina virtual nova
   3. Dando o pontapé inicial em sua máquina (boot)

Outros artigos deste autor

Leitura recomendada

Comentários
[1] Comentário enviado por lnas90 em 23/12/2004 - 12:21h:

existe um concorrente do wm livre
o qemu http://fabrice.bellard.free.fr/qemu/
esta evoluindo rapido

É GRATIS
É LIVRE
É O QEMU


[2] Comentário enviado por telurion em 23/12/2004 - 16:51h:

Existem algumas opções, mas não são perfeitamente equivalentes.

Repare que o VMware realmente permite acesso do sistema operacional "nº 2" à máquina real.

O Qemu emula a máquina, dá para fazer o sistema operacional achar que está numa máquina diferente, por exemplo com outra placa-mãe. Isso permite testar situações, e permite emular uma máquina mais modesta para diminuir a demanda de recursos; por outro lado, aumenta o processamento.

E existe o Wine ("Wine Is Not an Emulator"), que tem uma abordagem radicalmente diferente. Ele permite executar aplicativos win32 no Linux de forma praticamente nativa, através da implementação no Linux de recursos de que o aplicativo precisava no Windows. O WineX é o Wine, mais algumas melhorias (livres, e regularmente adicionadas ao Wine), mais suporte (não-livre) a sistemas antipirataria.

Existem interfaces gráficas para o Qemu:Kurumin-emu: (kurumingames.sl.org.br/qemugui.deb) e KQemu (kqemu.sourceforge.net). Creio que ambos dependem do Kommander (parte do KDE).

Para saber mais sobre o Kurumin-emu, leia:
- www.guiadohardware.net/artigos/288/
- www.guiadohardware.net/artigos/212/
- www.guiadohardware.net/livros/kurumin/04/


[3] Comentário enviado por tiago_herrmann em 23/12/2004 - 17:24h:

Este artigo ficou horrivel, Polesso!! ahuaH
Zoeira.. ficou muito bom e bem explicado. Parabéns.
Créditos pra mim que te indiquei o vmware =)
Continue mandando artigos, não faca que nem eu que não publiquei nenhum meu ainda. heheh
Falow


[4] Comentário enviado por macumbeiro em 24/12/2004 - 00:06h:

nossa cara sempre ouvi falar no qemu e vmware e sempre quis mexer mas nunca falei assim : "hj vou mexer"" dava uma preguissa ehuaehuaehuahe, mas com o artigo me senti motivado e puis a mao na massa agora to usando um 98 pra joguinho ao inves do cedega que acabou dando uns pau com meu half life 2 ! :(

eu nao tenhu mais win na maquina neh, ai com isso fiquei com bastante gosto de experimentar.....

vlw mesmo pelo artigo eu realmente aprendi vmware :D

flw


[5] Comentário enviado por agk em 07/03/2005 - 21:28h:

Parabéns pelo artigo, já tinha testado esse programa faz alguns meses, ele realmente é excelente para fazer testes.
Mas infelizmente na época ele não configurava os dispositivos corretamente, ex. placa de video com driver genérico. Mas mesmo assim ainda continua sendo uma boa opção para quem não pode instalar um sistema de forma nativa.
[ ]'s.


[6] Comentário enviado por jmarceno em 03/05/2005 - 00:27h:

Eu estou utilizando a versão 5.0 do VMware, e ela eh realmente execelente, cumpre todo o prometido e ainda com uma ótima performance.
Antes dele eu testei o Qemu que vem junto com o Kurumin, mais não gostei, ele demasiadamente lendo, mesmo com o módulo de aceleração.


[7] Comentário enviado por halquimista em 11/01/2006 - 14:15h:

Adorei o artigo..estou baixando o windows 98 aqui para emular!!uahua


[8] Comentário enviado por fferrandini em 16/01/2006 - 19:20h:

gostaria de saber o seguinte , tenho um p4 3.0 prescott ht , 512 dual kingston corsair, quero saber o seguinte, quero por o VMware rodando windows xp e linux, porem eu gosto de games, portanto preciso de memoria, nunca usei vmware, entao vai a pergunta:

Posso usar X memoria pro linux, e qnd quiser usar toda a memoria pro winxp ( qnd for jogar) , é so desligar o vmware e pronto ? como funciona isso?

obrigado.


[9] Comentário enviado por Bl4cK em 18/04/2006 - 08:47h:

instalei meu slack direitinho pelo vmware mas quando inicio o mesmo pelo vmware ele nao reconhece a partição do windows..como faço pra usar a partição do windows pelo vmware?


[10] Comentário enviado por Alukard em 16/10/2006 - 20:59h:

Instalei o vmware e criei a maquina virtual na boa , dei o boot com uma ISO do slackware 10.2 normal , mas na hora de criar a partição aparece como dev/fd2 como disquete e nao consigo instalar o sistema quando dou cfdisk diz que nao encontra o HD .... me da um Help :(


[11] Comentário enviado por Marcelo_Reis em 14/01/2007 - 03:09h:

Olá amigos
eh possivel configurar o hardware, ou se eh obrigado a conviver com os drivers genéricos
nem o interrogação tah funcionando
se alguém souber de algo me de um toque
abs


[12] Comentário enviado por kleuber em 15/02/2007 - 18:33h:

Olá galera!

Gostaria de saber como faço para "criar uma nova máquina virtual e rodar nela um SO que já esta instalado em sua máquina atual."

Ou seja, usar o Windows(via VMware) enquanto estou rodando o Ubuntu.


[13] Comentário enviado por lanrel em 13/03/2007 - 08:58h:

Olá! galera... já efetue diversos testes com o VMware no Linux... bem sucedidos... contundo, no Windows não conseguir rodar nenhuma distro... a mairia não reconhece o hd virtual... quando reconhece mal começa a instalação... alguém sabe se tem + algum detalhe "segredo"... tentei + 30 vezes e nada... Salckware, Umbutu, Kurumin, etc... abraços!


[14] Comentário enviado por brejao em 19/03/2007 - 17:32h:

massa... VMware é tudo para quem quer aprender mais sobre S.Os sem ter muito trabalho!


[15] Comentário enviado por leober em 14/04/2007 - 03:42h:

Galera, eu queria rodar um windows antigo: 98, 95 na VMware no linux pra testar uns jogos, alguém sabe dizer como eu faço isso?


[16] Comentário enviado por telurion em 14/04/2007 - 09:41h:

Acredito que você vá encontrar mais ajuda na seção adequada do Viva o Linux. Posto isso, não vejo qual o problema de instalar um Windows antigo no VMware, basta para isso instalar o VMware e ter o CD de instalação do Windows - original, certo? ;)


[17] Comentário enviado por mcdgo em 03/05/2007 - 08:56h:

Comentário enviado por leober em 14/04/2007 - 03:42h:

Galera, eu queria rodar um windows antigo: 98, 95 na VMware no linux pra testar uns jogos, alguém sabe dizer como eu faço isso?





Ler esse artigo pow! Ele ta explicando exatamente oq vc esta perguntando..


[18] Comentário enviado por rmaguiar em 29/05/2007 - 16:26h:

simplesmente resolveu meu problema!
excelente ajuda.

parabens e obrigado.


[19] Comentário enviado por Ezo em 26/09/2007 - 10:38h:

Eu tenho P4 com 768 de memória, uso windows xp, e tenho o kurumin em cd, e toda vez que uso tenho que dar boot, como faço para usa o kurumin sem precisar ficar dando boot. Posso instala-lo no hd.


[20] Comentário enviado por prgs.linux em 09/05/2008 - 10:25h:

Cara, eu uso Vmware , player, server e Workstation , ao instalar um sistema opercional para utilizar partiçao real do disco, ele instala normalmente mas ao dar um boot na maquina que está hospedando o arquivo xxxx.vmdk , fala que nao existe ....sendo que o diretorio está no local especificado, tentei tanto no Workstation quanto no Server.

no server o arquivo fica em: c:\C:\Virtual Machines\Debian\xxx.vmdk
no Workstation fica em: C:\C:\Documents and Settings\Administrador\VmwareWorkstation\Debian\xxx.vmdk

pode me ajudar?????


[21] Comentário enviado por lordhulk em 17/10/2008 - 09:32h:

Eu particularmente prefiro vmware a Qemu. Por se tratar de um produto que está há muito tempo no mercado, já possui a garantia da marca, bem como uma grande quantidade de material para fuçar pela net. Não que o Qemu não tenha, mas nem dá pra comparar a diferença de volume de material.
Já que estou falando de material de vmware, deixa eu aproveitar e vender o meu jabá..rs . Eu fiz um tutorial bem extenso cobrindo a instalação do vmware no ubuntu e no debian, com detalhes de erros típicos e tal. Pra quem tem curiosidade, deixo o link abaixo:
http://jeferson.info/instalar-vmware-linux/

Abraços,



Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.