True3D*Shell: Um shell 3D e futurista para o seu GNU/Linux

Vale a pena conhecer este projeto, o True 3D Shell tem como principal objetivo oferecer uma interface 3D para navegação no sistema de arquivos. Existem planos para implementar o recurso de reconhecimento de imagens para interpretar o reconhecimento da mão diante uma webcam.

[ Hits: 32.878 ]

Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) em 01/08/2007 | Blog: http://assuntonerd.com.br


Download, compilação, instalação e dicas do sistema



Download e instalação do sistema:

A instalação a partir do código fonte deve ser executada após o download dos pacotes abaixo:

dotconfpp-0.0.5.tar.gz
http://voodoo.com.ua/dotconfpp.html

mq4cpp-1.16.tar.bz2
http://www.sixtyfourbit.org/mq4cpp.htm

3dshell_v1.4.zip
http://www.sixtyfourbit.org/3dshell.htm

freeglut-2.4.0.tar.gz
http://freeglut.sourceforge.net/

lib3ds-1.3.0.zip
http://lib3ds.sourceforge.net/

As principais tecnologias:
  • OpenGL e FreeGlut toolkit: Utilizado na produção de gráficos 3D.
  • MQ4CPP toolkit: Recurso de comunicação entre threads e processos remotos.
  • lib3DS toolkit: Trabalha com arquivos criados pelo 3D Studio da AutoDesk.
  • DOTCONF++: Utilizado para ler os arquivos de configuração .conf.

Instalação a partir do código fonte:

Após o download de todos os pacotes, crie a pasta src e descompacte o pacote 3dshell_vXXX.zip.

$ mkdir src
$ cd src
$ unzip ../3dshell_v1.4.zip


Descompactando e compilando o pacote freeglut:

$ tar -zxvf ../freeglut-2.4.0.tar.gz
$ cd freeglut-2.4.0/
$ ./configure
$ make
$ cd ..


Descompactando e compilando o pacote mq4cpp:

$ tar -jxvf ../mq4cpp-1.16.tar.bz2
$ cd mq4cpp-1.16
$ ./configure
$ make
$ cd ..


Descompactando e compilando o pacote lib3ds:

$ unzip ../lib3ds-1.3.0.zip
$ cd lib3ds-1.3.0/
$ ./configure
$ make
$ cd ..


E finalmente a compilação do 3Dshell. Apenas execute o comando make na pasta src se todos os passo acima foram concluídos com sucesso.

$ make

Instalação a partir dos binários:

Caso ocorra algum problema durante a compilação do código fonte ou você não tem tempo para baixar e compilar todos os pacotes ou realmente está com preguiça assumida (acontece) e pretende ver o projeto em funcionamento, sugiro baixar os pacotes pré-compilados nos links abaixo:

Windows 2000, XP e Server 2003 (32 bits)
http://www.sixtyfourbit.org/Download/3dshell_XP_v1.3.zip

Windows XP e Server 2003 (64 bits):
http://www.sixtyfourbit.org/Download/3dshell_XP_64_v1.2.zip

Linux para kernel >= 2.4.21 (32 bits):
http://www.sixtyfourbit.org/Download/3dshell_RHES3_v1.3.zip

Linux para kernel >= 2.6.9 (64 bits):
http://www.sixtyfourbit.org/Download/3dshell_RHEL4_64_v1.2.zip

Após o download, basta criar uma pasta e descompactar o pacote com o comando unzip e logo após executar o programa 3dshell.bin e pronto!

$ mkdir run
$ cd run
$ unzip ../3dshell_RHES3_v1.3.zip
Archive:  ../3dshell_RHES3_v1.3.zip
  inflating: 3dserver.conf
  inflating: 3dshell.bin
  inflating: 3dshell.conf
   creating: docs/
  inflating: docs/True3DShellPresentation.pdf
  inflating: docs/True3DShellUserManual.pdf
   creating: meshes/
  inflating: meshes/AvatarIndicate.3ds
  inflating: meshes/AvatarLeave.3ds
  inflating: meshes/AvatarTake.3ds
  inflating: meshes/Book.bmp
  inflating: meshes/BOOKS.3DS
  inflating: meshes/C64CHIP.3DS
  inflating: meshes/CLOSEDGATE.3DS
  inflating: meshes/GateClose.3ds
  inflating: meshes/GateOpen.3ds
  inflating: meshes/HAMMER.3DS
  inflating: meshes/HEART.3DS
  inflating: meshes/Lagoon.bmp
  inflating: meshes/Neptune.bmp
  inflating: meshes/OPENEDGATE.3DS
  inflating: meshes/PADLOCK.3DS
  inflating: meshes/SDISH.3DS
$ ./3dshell.bin

O arquivo 3Dshell.conf

Acho importante mencionar sobre alguns parâmetros do arquivo 3dshell.conf. Este arquivo contém parâmetros e variáveis de configuração que impacta no comportamento do 3Dshell.

Exibir em janela ou tela cheia a interface de navegação:

FullScreen=No/Yes

Abrindo documento com o programa Kate:

<Documents>
   IDSelected=0
   IDUnselected=0
   Map="doc;txt;rtf;wps;pdf;ppt;xls;cvs;java;c;cc;cpp;h;hpp;ppt;pps;cfg;conf;mak;"
   TitleColor="0 255 0"
   Executable="kate"
</Documents>

Utilizando o MPLAYER com arquivos multimídia:

<Multimedia>
   IDSelected=3
   IDUnselected=3
   Map="mp3;mid;mpeg;mpg;wmv;mov;jpeg;jpg;gif;bmp;ico;"
   TitleColor="0 255 0"
   Executable="mplayer"
</Multimedia>

Bom, acho que com as informações deste documento é o suficiente para brincar... Bom divertimento e seja livre, USE LINUX...

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Visão geral
   2. Download, compilação, instalação e dicas do sistema
Outros artigos deste autor

Como fazer um servidor de rádio virtual

Conceito: Evitando acidentes com visão computacional

Compilador Clipper open-source, compile sem problemas os sistemas .PRG no Linux!

Linguagem LOGO: Crianças programando de maneira divertida

Instalando o poderoso banco de dados IBM DB2!

Leitura recomendada

Slamd64 + ATI Radeon + AIGLX + Beryl

Instalando o Cacti via APT no Debian Etch

Blender para todos! - Parte II

Pequenas coleções (parte 2)

Ativando o suporte a DRI no Gentoo Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fdavid em 01/08/2007 - 10:15h

Um artigo desses só podia ser do Cabelo mesmo.

[2] Comentário enviado por randra em 01/08/2007 - 10:15h

Pow cabelo seu nerd, tu manda muito!

Parabéns.


.Um Abraço!

[3] Comentário enviado por glaudiston em 01/08/2007 - 13:43h

mas já existe alguma detecção pela webcam? ou data prevista para isto?

[4] Comentário enviado por pogo em 01/08/2007 - 14:33h

eu pelo menos não ia gostar muito de usar o shell assim não hehe parece ser meio improdutivo. talvez quando implementarem a detecção pela webcam isso melhore.

mas de qualquer jeito, boa descoberta hehe :)

[]'s

[5] Comentário enviado por kidoidera em 01/08/2007 - 15:03h

também estou interessado em saber se já exite a integração com webcam, sera muito interessante este tipo de integração e acredito que é algo qu einovara muito a maneira de interagir com um sistema operacional e tornara ainda mais estimulativo para que novos adeptos ao linux.

[6] Comentário enviado por GilsonDeElt em 01/08/2007 - 16:48h

Muito doido!
Vlw cabelo,
cê é um cara!

P.S.: qualquer dia desses eu testo, antes eu tenho que instalar meu Slack 12 e ver se ele detecta meu vídeo...

[7] Comentário enviado por cwars em 02/08/2007 - 09:02h

Creio que não seja a Web Cam que rastreia o movimento mas sim o software, para entender isso der uma olhada no diagrama deste artigo: o que a web cam faz é apenas pegar a imagem enquanto que o programa pega essa imagem gerada e faz uma leitura da mesma (se repararem você escolhe entre três tipos de posições da mão) dessa forma é registrado a forma da mão e executada a função.

Mas sinceramente não entendir o motivo de terem feito isso para Windows, para mim isso é mais útil para para Linux e BSDs cia, mas windows? nem o cygwind é útil no Windows.

[8] Comentário enviado por FireBird em 02/08/2007 - 09:12h

caralho... MUITO LOUCO... Instalei aqui...Ficou um cadin pesado na minha máquina, mas é porque ela é meio capenga...

Cara... Voce manda muito bem...Parabéns por esse e por todos os outros artigos...
Puts...

[9] Comentário enviado por engos em 02/08/2007 - 10:51h

Apesar de todos os seus artigos serem bem interessantes, esse é o que mais me chamou a atenção, por se tratar de algo onde dificilmente alguem vai se quer pensar em existir.

Parabéns por continuar a nos trazer novidades.

[10] Comentário enviado por marcio68almeida em 02/08/2007 - 11:15h

Por que não tem para Debian ???

[11] Comentário enviado por cwars em 02/08/2007 - 12:01h

Uma duvida, isso é realmente independente do X11 feito o bash?

Pois se for isso é a coisa mais revolucionária que já vi, realmente um shell futurista...

Já me basta o brasileiro que conseguiu fazer um computador ser controlado via pensamento oO, quem quiser saber mais procura por Miguel Nicoleli no google ou no IDG Now...

[12] Comentário enviado por tenchi em 02/08/2007 - 13:32h

Deve ser legal usar um negócio desse com um controle tipo o do Wii...

Como sempre, os artigos do Cabelo são os melhores...

[13] Comentário enviado por tuxSoares em 02/08/2007 - 23:21h

Eh bem interessante mesmo, daqui a pouco estarão tirando da ficsão os tais dos ologramas também! rs

Grande abraco a todos e parabens pelo artigo.

[14] Comentário enviado por marcus-rj em 04/08/2007 - 17:10h

Ao ler o artigo eu achei muito interessante, mas após instalar no meu computador achei super sem graça. Nao sei se eu nao estou sabendo usar isso, mas a impressão que eu tive é que a operabilidade disso é absurda de estranha.
Acho improvável ou impossível alguém utilizar isso por mais de cinco minutos. Só é bonito mesmo para ver no youtube.

Mas achei o artigo muito bacana, valeu pela iniciativa. Bom poder conhecer eses produtos, só enriquece o contéudo do vivaolinux.

Abs!

[15] Comentário enviado por removido em 19/12/2010 - 13:38h

legal bonito apesar de inutil,ainda prefiro o shell original,da conta do recado.apesar de ser um conceito original.

[16] Comentário enviado por badboy15 em 10/06/2012 - 21:31h

Legal, mas ainda tem que evoluir muito!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts