Linux slogan
Visite também: BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: Slack é Demais
Por debugbit
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha



Artigo

Trabalhando com formas no BROffice Draw - Logomarca do Bradesco
Linux user
CerberusBH
14/12/2007
Neste meu segundo artigo, gostaria de mostrar aos iniciantes como é possível construir uma logomarca com o BROffice Draw. Usaremos os recursos de subtração de formas para construir uma cópia da logomarca do Banco Bradesco.
Por: Renato Augusto Andrade
[ Hits: 43392 ]
Conceito: 9.2   6 voto(s)6 voto(s)6 voto(s)6 voto(s)6 voto(s) + quero dar nota ao artigo

Desenvolvimento

Olá pessoal!

Gostaria de mostrar aos iniciantes como é possível construir uma logomarca com o BROffice Draw. Usaremos os recursos de subtração de formas para construir uma cópia da logomarca do Banco Bradesco.

Vale lembrar que este tutorial não vai te fazer cair na lista negra do departamento jurídico da empresa. Mas se você se empolgar e começar a usar o desenho comercialmente, já é outra história...

Na internet existe um tutorial semelhante que ensina a fazer esta logomarca no Corel Draw. Mas por quê usar o Corel Draw se podemos usar o BROffice Draw?

Vamos lá! Abra seu BROffice Draw ou a partir de qualquer aplicativo da suite BROffice, vá no menu Arquivo > Novo > Desenho.



Clique na ferramenta Elipse.



Segurando as teclas Ctrl+Shift, clique e arraste com o mouse na direção diagonal para desenhar um círculo perfeito.

Ainda com este círculo selecionado, clique com o botão esquerdo do mouse no quadrinho "invisível" (o primeiro quadrinho da barra de cores) a fim de retirar a cor de preenchimento. Clique, também, com o botão direito do mouse na cor preta para alterar a cor do contorno.



Se você não tiver a barra de cores na sua tela, clique no menu Exibir > Barra de ferramentas > Barra de cores.

Com o círculo selecionado, faça Ctrl+C e Ctrl+V para criar um segundo círculo. Arraste um pouco esta cópia para o lado inferior direito, conforme mostra a figura abaixo.



Selecione o segundo círculo (que está abaixo), segure a tecla Shift e selecione o primeiro círculo. Vá no menu Modificar > Forma > Subtrair. Resultará uma figura que se assemelha à uma "meia-lua".



Agora, usando novamente a ferramenta Elipse, desenhe uma elipse não muito estreita, e assim como fizemos acima, remova o preenchimento e deixe o contorno preto.

Novamente com a elipse ainda selecionada, faça Ctrl+C e Ctrl+V para criar uma segunda elipse. Arraste um pouco esta cópia da elipse para o lado inferior esquerdo.



Novamente selecione a segunda elipse (que está abaixo), segure Shift e selecione a primeira elipse. Vá no menu Modificar > Forma > Subtrair. O resultado será conforme a figura mostra:



Arraste esta "meia-elipse" de forma que sua ponta esquerda sobreponha a figura da "meia-lua" que fizemos anteriormente.



Clique na ferramenta Retângulo (que fica à esquerda da ferramenta Elipse), e faça um pequeno e estreito retângulo logo abaixo das formas iniciais, remova o preenchimento e deixe o contorno preto, conforme mostra a figura.



Com este retângulo selecionado, faça Ctrl+C e Ctrl+V para criar o segundo, arraste o segundo retângulo para o lado direito e aumente ligeiramente sua largura e altura, conforme a figura.



Selecione tudo com o comando Ctrl+A e agrupe, com o comando Ctrl+Shift+G.

Agora usando a ferramenta retângulo, desenhe um quadrado perfeito, segurando a tecla Shift e arrastando diagonalmente o mouse. Clique com o botão direito do mouse no quadrinho "Invisível" da barra de cores e com o botão esquerdo clique na cor vermelha.



Ainda com este quadrado vermelho selecionado, vá no menu Modificar > Organizar > Enviar pra trás.

Clique nas formas que foram agrupadas anteriormente. Todas elas serão selecionadas ao mesmo tempo. Agora clique com o botão esquerdo do mouse no quadrinho da cor branca, e com o botão direito do mouse, clique no quadrinho "Invisível". As formas irão sumir temporariamente.

Não se assuste. Você não perdeu o desenho que fez. Agora selecione tudo com o comando Ctrl+A, e vá no menu Modificar > Alinhamento > Centro, e também em Modificar > Alinhamento > Centralizado.

Pronto! Aí está o resultado!



É isto. Mais uma vez, espero que tenham gostado e que isto traga curiosidade em "fuçar" um pouco mais no BROffice Draw.

Abraços!

   




Páginas do artigo
   1. Desenvolvimento

Outros artigos deste autor

Leitura recomendada

Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 14/12/2007 - 10:45h:

Muito interessante seu tutorial, me parece que este programa se assemelha muito ao corel draw na forma de usar.
parabens.


[2] Comentário enviado por debian_well em 14/12/2007 - 11:01h:

Olá, eu tava tentando fazer no BROffice Draw, mas quando cheguei na parte de fazer a meia lua, depois de selecionar o círculo de baixo, fui no menu modificar>formas> mas todas as opções inclusive subtrair estavam desabilitadas.
Sabe o que pode ser?

Uso ubuntu gusty BROffice versão 2.3.0

Grato


[3] Comentário enviado por CerberusBH em 14/12/2007 - 13:01h:

Obrigado snowsaver e debial_well pelos comentários!

Debian_well, talvez no momento em que você tentou usar o menu modificar/formas, as duas figuras não estavam selecionadas ao mesmo tempo.

No caso deste tutorial, você deverá selecionar o círculo de baixo, e segurando a tecla Shift você irá clicar no círculo de cima. Isto fará com que os dois fiquem selecionados e aí sim as ferramentas no menu Modificar/Formas estarão disponíveis. A ordem de seleção das figuras é muito importante. O comando Modificar/Formas/Subtrair remove da segunda figura selecionada a área sobreposta pela primeira figura.

Qualquer coisa, "tamos aí"!


[4] Comentário enviado por removido em 14/12/2007 - 15:09h:

Simples, mas direto ao ponto, eu gostei...


[5] Comentário enviado por walsinghan em 16/12/2007 - 02:09h:

Gostei bastante dos dois artigos. Entretanto tenho interesse em usar o brofficeDraw para editoração. É possível? Há algum tutorial bacana para isso? Tipo como colocar capitular, sobrepor imagens e textos. Deixar o texto fazer entornos em imagens, etc...


[6] Comentário enviado por davidsonpaulo em 17/12/2007 - 16:33h:

walsinghan,

A revista eletrônica BrOffice.org Zine é feita com o Draw. Veja as edições aqui em https://wiki.broffice.org/wiki/Zine/Edicoes.

CerberusBH, ótimo artigo, muitas pessoas desconhecem as capacidades do BrOffice.org Draw, ele é pode fazer muito mais do que se imagina.

Um abraço.


[7] Comentário enviado por chaplinux em 19/12/2007 - 11:28h:

Só não concordei com o Logo, que alem de comercial, é um banco que num ta nem ai pro clientes se não no dinheiro dele.
coloca 2 caixa pra atender 1100 pessoas eh foda! poderia ter escolhido o Logo do Tux. ou outra coisa naum esse Banco intereceiro!


[8] Comentário enviado por afrox em 26/12/2007 - 13:36h:

Atitudes como a sua ajuda bastante, além de passar conhecimento à respeito do BROffice Draw, vc esta mais uma vez provando que podemos trabalhar de forma "sussegada", digo, sem haver necessidade da utilização de software proprietario.
vlw...abraços


[9] Comentário enviado por f360c4 em 28/12/2007 - 11:34h:

Parabéns, super simples e prático, mostrando a força do Software livre.


[10] Comentário enviado por diogopedrog12 em 12/08/2009 - 17:59h:

Impressionante o quanto o Broffice pode fazer, quem ainda não testou, fica um convite


[11] Comentário enviado por edmarvalente em 21/06/2011 - 17:55h:

Tirei uma foto com uma amiga, em que cada um de nós fez o gesto igual ao das pessoas nos comerciais do BRADESCO: aproximando as mãos com os dedos indicadores em paralelo. Gostaria de saber como fazer um logo do BRADESCO em modo TRANSPARÊNCIA no BROFFICE DRAW, com vistas a sobrepô-la na foto. Abs!



Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.