Linux slogan
Visite também: BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha



Artigo

SuSE Linux Enterprise Desktop 10 - O novo desktop Linux da Novell
Linux user
shocker
24/10/2006
Depois de um longo tempo sem contribuir com o site, volto falando um pouco do novo sistema operacional para desktops da Novell, o SuSE Linux Enterprise Desktop 10, ou SLED 10 para os íntimos.
Por: Alan Cota | Blog: http://www.alancota.net
[ Hits: 43235 ]
Conceito: 9.9   4 voto(s)4 voto(s)4 voto(s)4 voto(s)4 voto(s) + quero dar nota ao artigo

Overview do SLED 10

Sempre fui muito cauteloso quando o assunto era colocar Linux nas estações de trabalho de algum usuário. Não porque eu considerava que o Linux era pior ou melhor que o concorrente da Microsoft, mas pelo fato de que uma mudança como esta não é (nem nunca vai ser) simples. Até então eu já tinha participado de alguns projetos onde o processo foi abortado na fase de piloto, pois as distribuições ainda estavam (na minha humilde opinião) muito longe de serem produtivas para um simples usuário que utiliza browser, correio eletrônico, ferramentas de automação de escritório, etc. Tudo isso envolvia uma falsa sensibilidade de que migrar seria simples e de graça. Existem vários aspectos financeiros por trás do Linux, principalmente quando trazemos para o mundo das estações de trabalho.

Eu mesmo tentei migrar meu notebook umas 3 vezes para Linux e desisti, pois eram pilhas e mais pilhas de tralhas que tínhamos que instalar, por exemplo, para assistir a um simples vídeo.

Recentemente a Novell lançou o SuSE Linux Enterprise Desktop 10, o SLED 10. O SLED 10 chegou no mercado prometendo ser um dos mais poderosos e completos desktops Linux já criados por um distribuidor de sistemas operacionais. A Novell investiu bastante para criar um desktop Linux que fosse fácil de utilizar e administrar, pronto para usuários chamados de "office workers" (usuários de escritório), com diversas ferramentas produtivas já incluídas no sistema operacional, interoperabilidade com outros sistemas operacionais pré-instalados no computador e baixo custo de implementação e aquisição por parte não só das empresas, mas como também de "home users".

Este é o SuSE Linux Enterprise Desktop 10, um sistema operacional que promete revolucionar os sistemas para estações de trabalho em todo o mundo.

    Próxima página >>




Páginas do artigo

Outros artigos deste autor

Leitura recomendada

Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 24/10/2006 - 15:05h:

Sensacional! Se o SLED for isso tudo mesmo, caramba. Vou baixar pra testar aqui.

Voltando em grande estilo heim Alan, um abraço!


[2] Comentário enviado por lennon.jesus em 24/10/2006 - 15:10h:

Ótimo artigo...

Abraços,
Lennon Jesus.


[3] Comentário enviado por buscator em 24/10/2006 - 15:12h:

Shocker,
Fico surpreso do SLED 10 ser uma distribuição tão badalada e artigos como o seu serem tão poucos pela web. Migrei para o SuSe 10.1 vindo da M$, onde estava acomodado há uns 10 anos. Apesar das dificuldades iniciais, vício de quem vem do tio Bill, caí de amores pela filosofia do SL. Como uso o SuSe 10.1, e estou gostando, tenho algumas dúvidas:

1. vc acha que compensa comprar uma licença do SLED 10 como usuário doméstico?
2. É possível atualizar o Suse 10.1 para o SLED 10 sem risco de incompatibilidade?
3. O SLED 10 mesmo sem atualização da conta Novell tem melhor perfomance do que o novo OpenSuse 10.1?
Enfim...agradeço possíveis esclarecimentos. E meus parabéns pelo artigo!!

Abços
Buscator


[4] Comentário enviado por Odin em 24/10/2006 - 15:15h:

Eu uso OpenSuSE 10.1 não tem muita diferença do SLED 10 não, e é tudo de graça, então continuo no Open...
Mas muito bom seu artigo.


[5] Comentário enviado por fabio em 24/10/2006 - 15:17h:

Taí um bom complemento desse artigo, fica a sugestão para os adoradores de SuSE que gostam de escrever.

Tema: Diferenças entre o SLED 10 e o OpenSuSE 10

Um abraço


[6] Comentário enviado por buscator em 24/10/2006 - 18:08h:

Dizem que o SLED 10 tá muito acima do OpenSuSE 10.1...Yast2, Zen, XGL....tudo funcionando beleza! E se é pago, obviamente tem algum diferencial do OpenSuSE...

Abço


[7] Comentário enviado por marcelogpl em 24/10/2006 - 22:28h:

Quanto ao Desktop 3D, normalmente ele roda mais não é utilizável sem uma placa 3D, apresenta lentidão, nas distros que instalei com este recurso. No SLED 10.1 isto não acontece?


[8] Comentário enviado por raypenna em 24/10/2006 - 23:39h:

Já sou usuário do suse deste a versão 9.3 Professional, e depois instalei o Opensuse 10.0 e atualmente a versão 10.1. Das veersões com suporte pago, baixei e instalei recentemente o SLES 10, para poder instalar e testar alguns produtos Oracle, como OCS, IAS e Portal. Para isto o SLES 10 não tem mistério nenhum, com um script muito bem elaborado ele instala o ambiente completo de suporte a produtos da Oracle, sem necessidade de baixar uma penca de pacotes extras, como no Red Hat e CentOS. Realmente é um produto muito bom. Pensei em baixar e experimentar o SLED 10, mas não o fiz, entretanto, após ler este excelente artigo vou fazê-lo com certeza. Gosto do suse pela facilidade de instalação, administração e usabilidade. É muito, muito bom.


[9] Comentário enviado por julyano_torres em 25/10/2006 - 14:51h:

Olá ... Estou entrando em contato, pois achei seu artigo muito interessante i dentro de um trabalho que estou realizando sobre as diferenças entre as distribuições linux ... Como não tenho muita experiência nessa área, gostaria de saber se você tem como me ajudar com algum tipo de material sobre linux, pois está muito difícil de as conseguir ... ou indicar algum site, apostila, livro ou alguma outra coisa ... Desde já muito obrigado pela atenção e parabéns pelo artigo.


[10] Comentário enviado por julyano_torres em 25/10/2006 - 14:53h:

Meu email é julyano_torres@ibest.com.br se tiver como me ajudar eu agradeço muito mesmo. Atenciosamente Julyano Torres Costa


[11] Comentário enviado por julyano_torres em 25/10/2006 - 14:54h:

Olá ... Estou entrando em contato, pois achei seu artigo muito interessante i dentro de um trabalho que estou realizando sobre as diferenças entre as distribuições linux ... Como não tenho muita experiência nessa área, gostaria de saber se você tem como me ajudar com algum tipo de material sobre linux, pois está muito difícil de as conseguir ... ou indicar algum site, apostila, livro ou alguma outra coisa ... Desde já muito obrigado pela atenção e parabéns pelo artigo.
Meu email é julyano_torres@ibest.com.br se tiver como me ajudar eu agradeço muito mesmo. Atenciosamente Julyano Torres Costa


[12] Comentário enviado por buscator em 26/10/2006 - 08:41h:

Ohhhh Cidadão...precisa encher o espaço dos comentários com flames?? Se enxerga, mano...aprende a pesquisar, vc já ouviu falar nessa ferramenta www.google.com.br? Esses caras têm que ser advertidos pelos moderadores.


[13] Comentário enviado por julyano_torres em 26/10/2006 - 14:44h:

Estou só pedindo uma indicação, mas de um livro ou apostila estou fazendo um trabalho de pesquisa e não uma mera copia da internet, se não puder ajudar eu agradeço mesmo assim pelo comentário. Mandei as mensagens porque não sabia diferente de você que deve ter nascido sabendo tudo. Valeuuuu Buscator


[14] Comentário enviado por 88oak88 em 27/10/2006 - 02:13h:

Ola, gostaria de saber se existe algun lugar onde possa comprar o dvd, alem do site oficial. jah que minha banda larga naum eh uma bratemp. sou de curitiba, valeu pelo artigo. ps eu experimentei, a distro suse a muito tempo se naum me engano era a versao 6, e agora to voltando pro linux.


[15] Comentário enviado por Estevan em 27/10/2006 - 16:07h:

Muito bom artigo...
Sou fã de Suse, mas me diz uma coisa... ele ja vem com o novell client???
vou baixar o DVD e fazer uns testes...
tu sabes qual é o preço dele???


[16] Comentário enviado por buscator em 28/10/2006 - 00:52h:

Licença de 12 meses....R$199,83
http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=3873


[17] Comentário enviado por shocker em 31/10/2006 - 08:49h:

Olá pessoal! A grande diferença do SLED 10 para o OpenSuse 10 é somente a atualização que você pode fazer diretamente do site da Novell. No momento em que você baixa o SLED 10 você se registra e recebe um número de inscrição para atualizações online do produto. Porém isto vale apenas por 30 dias. Depois destes 30 dias você tem que pagar apenas pela atualização online do produto. Caso queira baixar manualmente os pacotes você não precisa pagar nada. Além disso o SLED 10 possui alguns "penduricalhos" a mais que o OpenSuse 10.1, o que facilita a vida do usuário. Porém isso não te impede de poder baixar estes "penduricalhos" e instalá-los no OpenSuse. Estas são as diferenças mais visíveis dos dois produtos. Digamos que o SLED está preparado para o ambiente corporativo e para atender uma série de requisitos que as empresas fazem antes de adquirir um produto como estes.

Para adquirir o SLED você pode baixá-lo e depois comprar a atualização direto do site da Novell ou procurar alguma revenda para comprar o DVD. Em SP indico a CNT Brasil para compra das mídias do produto.

Agora com o Windows Vista eu entendo que o Linux terá uma chance real de entrar nos desktops corporativos pois a dificuldade de se implementra o Vista é a mesma ou até maior do que se implementar o SLED 10 que tem tudo que o SO da M$ tem e com um ponto fortíssimo: não necessita de um hardware exorbitante e quase que impossível de se ter, como é para rodar o Vista.

Espero que este artigo ajude a todos que buscam uma solução estável de Linux para seus desktops pessoais ou corporativos. Eu já migrei o meu, e você? :p

Um grande abraço e obrigado pelas palavras de agradecimento escritas aqui neste artigo. Fábio, valeu pela força! :)


[18] Comentário enviado por dbahiaz em 04/11/2006 - 18:24h:

Ola shocker! Realmente o SLED 10 é muito bom, depois de ler o seu artigo resolvir mudar, mais não to conseguindo deixa-lo redondo, pois , não consigo resolver pendencias de multimidias (avi,wmv,mpeg etc), no opensuse eu resolvi as pendencias instalando o smart, porém , náo consigo instala-lo no SLED, se alguem poder me ajudar ou com o smart ou com os codecs agradeço, no mais ele é Show de bola, talves seja realmente o futuro dos desk :).


[19] Comentário enviado por agaviz em 23/04/2007 - 11:50h:

Olá Shocker, muito legal seu artigo, e uma ajuda pro pessoal de Curitiba que precisar Midias do SLED e nao tem banda pra baixar...passa na soft e deixa um DVD virgem que dou um jeito de gravar ...tenho as midias de demo do SLED e do SLES...elas nao vencem...so que apos 60 dias vai parar de receber atualizacao do site da Novell.


[20] Comentário enviado por mxarievilo em 13/08/2008 - 09:21h:

A pergunta é, roda redondo mesmo sem ficar pegando pedaços pela net a fora e perdendo o dia todo atualizando? Pq eu já gastei as chances que poderia dar ao kurumin e sinceramente não quero mais ele não. É em português? É melhor que o Mandriva?


[21] Comentário enviado por erikogp em 13/12/2010 - 11:13h:

Estão vendo? Não podemos penalizar tanto a Microsoft pelos altos preços. Na tabela, 1 ano de assinatura básica custa 50 dólares. 10 anos são quinhentos dólares. Muito mais que o Windows seven.



Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.