Programação de Jogos com SDL

Este é um tutorial 2 em 1, vamos programar passo a passo dois jogos. O primeiro jogo será um jogo de labirinto e o segundo um snake (jogo da cobrinha). Os jogos serão feitos usando linguagem C e a biblioteca SDL.

[ Hits: 25.339 ]

Por: Samuel Leonardo em 18/11/2013 | Blog: https://nerdki.blogspot.com/


Introdução



Requisitos básicos, são os mesmos do tutorial anterior:
  • Saber programar em C (saber usar ponteiros, structs, manipular arquivos, etc);
  • Ter a biblioteca SDL instalada (arquivos de desenvolvimento).

Se não viu meu tutorial sobre SDL aqui, está o link:
No Ubuntu, para instalar o SDL, use:

sudo apt-get install libsdl1.2-dev


Ao compilar um programa feito em SDL, use -lSDL para o link.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Jogo do labirinto
   3. Jogo da cobrinha
Outros artigos deste autor

Dicas para aprender programação

Desenhando fácil um pinguim no Inkscape

Criatividade para TI parte 1

Desenhando um avatar do Tux no InkScape

Tutorial SDL

Leitura recomendada

Programação com números inteiros gigantes

OneAPI: A plataforma da Intel para facilitar o desenvolvimento com chips Intel, AMD, ARM, NVIDIA POWER e FPGA

A poderosa nuvem: Intel® DevCloud com GPU Iris Xe Max!

SDL - Ótimo para criação de jogos

Compilando Templates C++

  
Comentários
[1] Comentário enviado por danniel-lara em 18/11/2013 - 08:11h

Parabéns pelo Artigo muito bom

[2] Comentário enviado por removido em 18/11/2013 - 19:18h

muito bom o artigo
preciso usar o sdl e gostaria de saber se vc tem os comandos para setar diretamente os pixels na tela
valeu

[3] Comentário enviado por SamL em 18/11/2013 - 19:33h

Antes de acessar os pixels é preciso mudar as permissões de leitura/escrita na SDL_Surface, para isso use SDL_LockSurface e SDL_UnlockSurface.
Por exemplo:
SDL_Surface * surface; // uma surface

SDL_LockSurface(surface); // ativa a escrita direta nos pixels de surface

// agora aqui você faria alguma coisa com os pixels
faça algo com surface->pixels

// depois de feito deve-se usar unlocksurface
SDL_UnlockSurface(surface);

Tem outra função que manipula pixels que está na documentação do SDL:
http://sdl.beuc.net/sdl.wiki/Pixel_Access
Mas observe que ainda será preciso usar SDL_LockSurface e SDL_UnlockSurface para acessar os pixels com putpixel e getpixel.

[4] Comentário enviado por removido em 06/12/2013 - 14:37h

Parabéns cara,você foi genial,gostei muito do seu artigo.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts