Linux slogan
Visite também: BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: Slackware 11 + X.Org 7.2 + KDE 3.5.6 + Beryl
Por phelipe
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha



Artigo

Instalação do Android 2.2 (codinome Froyo) no Samsung Galaxy GT-I7500/GT-I7500L
Linux user
julio_hoffimann
21/02/2011
Além de um guia de instalação, este artigo ilustra a potencialidade de utilizar softwares de código aberto. Surgiu na necessidade de um guia completamente feito para o sistema GNU/Linux. Os aparelhos Samsung Galaxy GT-I7500/GT-I7500L poderão usufruir do Android 2.2 Froyo através de uma ROM modificada.
Por: Júlio Hoffimann Mendes
[ Hits: 116252 ]
Conceito: 9.9   7 voto(s)7 voto(s)7 voto(s)7 voto(s)7 voto(s) + quero dar nota ao artigo

Contextualização

O aparelho Samsung Galaxy GT-I7500 foi um dos primeiros, se não o primeiro smartphone, com boa configuração de hardware rodando o sistema operacional Android. Nessa época, muitos amantes da tecnologia aguardavam a sua chegada, inclusive aqui no Brasil, onde por questões de redes telefônicas e outras implementações passou a ser chamado Samsung Galaxy GT-I7500L (o 'L' viria de Latin-America).
Dentre as configurações, algumas se destacam como a tela Amoled e um processador de 528MHz. Para ver todas as especificações, acesse http://pdadb.net.

Mas nem tudo era uma maravilha, a Samsung foi muito criticada devido a autonomia da bateria, e com razão. As teóricas 456hs (19 dias) em standby e desativando a rede 3G não passavam de 1 dia, ou seja, era impraticável realizar chamadas prolongadas porque aproximadamente metade da bateria era consumida. Sem se falar que abdicar da rede 3G em um aparelho Android não faz nenhum sentido, afinal o que é um smartphone sem uma boa conexão à internet?

GPS e o Wi-fi estavam fora de cogitação, era como se a função daqueles botões fosse "Descarrege!". Sem exageros e na vaga memória, 2 horas eram necessárias para que o aparelho descarregasse completamente.

Depois de muitas reclamações por parte dos clientes, a Samsung decidiu fazer uma correção no Firmware. E o que seria Firmware? Pense no Firmware como um software de baixíssimo nível, baixo nível no sentido de estar próximo do Hardware, que diz a CPU quais instruções são permitidas. Mnemonicamente:
  • Hardware - "Hard", rígido, não passível de alteração.
  • Firmware - "Firm", fixo, de difícil alteração.
  • Software - "Soft", leve, facilmente alterado.

Assim, para aplicar um novo Firmware é preciso recorrer a programas que realizam "reflash". A Samsung disponibilizou o New PC Studio para instalação de drivers no Windows, reconhecimento do aparelho e atualização do Firmware. O programa Odin, também para Windows, foi uma maneira que os usuários encontraram de aplicar correções de terceiros, já que muitos não ficaram satisfeitos com a atualização da Samsung. Para ter uma noção do procedimento no Windows:
Ainda bem que nosso sistema não precisa disso tudo. ;-)

Android 1.5 para sempre?!

Pois é, aqueles que ainda tinham alguma esperança de atualização no aparelho, não gostamos da notícia. A Samsung oficializou que não iria atualizar o Android 1.5 do Galaxy, estaríamos fadados aquele sistema já obsoleto. A não ser que... espera um pouco... o Android é de código aberto!

Surgem assim dois projetos que se complementam, o GAOSP, port do Android para o Aparelho Galaxy e o CyanogenMod, Firmware para diversos dispositivos que rodam esse sistema operacional. O GAOSP é um exemplo de ROM modificada, isto é, uma espécie de "distribuição Linux". Fazendo uma analogia, a ROM é o Kernel (Firmware) junto com outros aplicativos que aparecerão mais a frente. Na verdade esses conceitos não são muito claros, e costuma-se dizer que o CyanogenMod é uma ROM Framework pois funciona em diversos dispositivos.
Instalaremos então o GAOSP (Android 2.2) no aparelho Samsung Galaxy GT-I7500/GT-I7500L e não apenas a correção de Firmware oferecida pela Samsung. No Linux a instalação é bem simples e de antemão afirmo que é possível reverter o procedimento com alguns cliques. Em outras palavras, se não gostou da versão modificada, o que acho muito difícil :-P, você pode reinstalar a versão original com dois ou três cliques no aparelho. Pode-se manter até quatro ROM's no dispositivo.

Antecipando perguntas frequentes:

1. Por que instalar o Android 2.2?

Resposta: Ganho de desempenho; Autonomia de bateria incrivelmente melhorada; Novas funcionalidades como fotos na lista de contatos sincronizadas com a lista do Gmail, customização de menus, etc.; Possibilidade de instalar novos aplicativos que só suportam o Android 2.x; Tethering; Navegador chrome-lite muito mais rápido; Quer mais? :-)

2. É possível voltar a versão original?

Resposta: Sim. Como dito acima, é possível manter até quatro ROM's no aparelho.

3. A instalação é segura?

Resposta: A segurança depende de sua atenção. Ainda que cometa alguns erros, o sistema dificilmente ficará inutilizável, mas reserve uma tarde para seguir cada passo com calma, o guia é relativamente longo por se tratar da primeira instalação.

4. O GAOSP é estável?

Resposta: Estabilidade é algo difícil de medir, mas se baseando na grande maioria dos usuários, sim é estável.

Conheça o GAOSP:

    Próxima página >>




Páginas do artigo

Outros artigos deste autor

Leitura recomendada

Comentários
[1] Comentário enviado por cesar em 21/02/2011 - 13:53h:

Muito interessante,

Termino meu curso de Ciência da Computação este ano, e estou pensando em fazer sobre o Android...

Vamos ver o que vai dar.

Muito bom o artigo.

[]'s


[2] Comentário enviado por julio_hoffimann em 21/02/2011 - 14:08h:

Obrigado César,

Parabéns! Boa sorte com o tema, que só por ser código aberto, já vale a pena. ;-)

Abraço!


[3] Comentário enviado por rrossilva em 21/02/2011 - 16:59h:

Otimo seu artigo, está de parabens...

Será que da pra trocar o firm do xperia x8 também? Estou em dúvida entre o galaxy 5 e o xperia x8.


[4] Comentário enviado por julio_hoffimann em 21/02/2011 - 17:32h:

Oi Rafael, obrigado,

Não sei te informar, :-( só vasculhei o que tinha relação com meu aparelho. Você pode encontrar mais informações no site da CyanogenMod, lá existe um fórum e a Wiki tem uma lista com alguns dispositivos suportados, mas não todos:

http://www.cyanogenmod.com/

http://wiki.cyanogenmod.com/index.php?title=Main_Page

Como eu disse no artigo, não é boa idéia depender das empresas para atualizações de firmware. Os aparelhos tendem a ser esquecidos com os novos lançamentos.

Abraço!


[5] Comentário enviado por dolivervl em 21/02/2011 - 20:17h:

Eu instalei o froyo no meu GT-I5500L(Galaxy 5) e gostei mto do desempenho, so não vi uma melhora significativa em relação ao consumo da bateria.


[6] Comentário enviado por julio_hoffimann em 21/02/2011 - 20:33h:

Legal Diego!

Que ROM você utilizou? Meu Galaxy GT-I7500L agora passa praticamente uma semana em standby. Talvez sua dica seja útil para outros membros.

Abraço!


[7] Comentário enviado por RenatinhoMelo em 21/02/2011 - 23:38h:

Artigo muito bem escrito e com um conteúdo muitíssimo interessante, a tempos estava pensando em instalar o android no meu celular, pesquisarei mais um pouco sobre as especificações de hardware do meu dispositivo e com certeza retornarei a este artigo.

Parabéns

Abraço


[8] Comentário enviado por julio_hoffimann em 22/02/2011 - 10:20h:

Oi Renato,

Obrigado! Sinta-se a vontade para perguntar se tiver alguma dificuldade na instalação. Ajudarei no que souber.

Abraço!


[9] Comentário enviado por dooidoo em 22/02/2011 - 11:17h:

Oi tenho um i7500L, estou loco para instalar o GAOSP.
Li todos os procedimentos mas mesmo assim não tive coragem.
(tenho um grande problema em fazer as coisas para min se fosse de outra
pessoa o celular certamente daria certo)

Se tiver algumas dicas a mais fico grato.


[10] Comentário enviado por julio_hoffimann em 22/02/2011 - 11:47h:

Oi Ederson,

O procedimento realmente é meio assustador, mas se seguir os passos com calma, não terá problemas. São muitas as pessoas que instalam ROM's modificadas, como você pôde ver nos comentários acima.

Não sei se tem mais alguma dica importante, só instale se estiver disposto. Qualquer dúvida ou insegurança, pode perguntar. ;-)

Ah, tem uma dica: você pode fazer os primeiros passos apenas, como o reconhecimento do aparelho no Linux, isso será útil de qualquer forma.

Abraço!


[11] Comentário enviado por wnagai em 23/02/2011 - 15:05h:

Eu tive alguns problemas, mas talvez eu tenha errado algo.

Eu estou usando o Ubuntu 10.04 Desktop Edition para fazer a atualização do Galaxy I7500L que comprei há 15 meses atrás.

Tentei executar o primeiro script 1-LINUX-Recovery.sh e ele fica "parado" sem executar o script.
O Galaxy inicia seu boot normalmente e o script fica travado.
Antes de executar o script 1-LINUX=Recovery.sh, fiz os seguintes passos:
- udevadm info --name=sdb --attribute-walk
- Habilitei Configurações -> Aplicações -> Desenvolvimento e marquei a opção "Depuração de USB"
- A opção de "Armazenamento em Massa" já estava desativado.
- criei o arquivo /etc/udev/rules.d/10-android.rules com o conteúdo: SUBSYSTEM=="usb", ATTRS{idVendor}=="04e8", MODE="0666"

Eu pesquisei nas informações retornadas pelo udevadm e eu preciso de algo dele para escrever no arquivo 10-android.rules ?

Atenciosamente,
Walter.


[12] Comentário enviado por julio_hoffimann em 23/02/2011 - 17:40h:

Oi Walter,

Primeiro quero saber exatamente em que etapa você está, porque os passos que você mencionou estão misturados em uma ordem diferente daquela do artigo.

Apenas responda estas perguntas para que eu possa lhe ajudar de maneira eficiente:

1. Ao conectar o aparelho no Ubuntu, aparece uma mensagem no Galaxy referente a conexão USB? Lembre-se que você deve reiniciar o computador ou executar o devido comando depois de ter criado o arquivo 10-android.rules para que Linux passe a reconhecer o aparelho.

2. Todo o procedimento para tornar o aparelho root deve acontecer dentro do diretório onde você extraiu o EasyRoot. Poderia dizer exatamente como está chamando o script e quando? Lembre-se que é preciso religar o aparelho em modo fastboot antes de chamar o script.

Abraço!


[13] Comentário enviado por loan_diniz em 26/02/2011 - 10:52h:

Hmmm... se nao vejamos esse procedimento pode ser usado para atualizar o galaxy 5 ??? eu to meio com mt medo de realizar o procedimento, mais to tomando coragem para faze-lo hoje a noite que vou estar mais tranquilo, o meu aparelho ja esta sendo reconhecido pelo meu sistema,
estou com esse procedimento aqui de fazer pelo windos http://meuamigoandroid.wordpress.com/2010/10/27/odin-atualizando-o-firmware-na-raca/ mais como eu nao tenho windows em nenhum computador em casa fica foda de fazer.


[14] Comentário enviado por julio_hoffimann em 26/02/2011 - 12:14h:

Oi Pedro,

Talvez o procedimento seja bastante parecido, não sei sobre a ROM do Galaxy 5, mas você pode ter mais informações com o Diego. Veja o comentário [5] neste artigo.

Abraço!


[15] Comentário enviado por jeancac em 01/03/2011 - 11:48h:

Olá, Julio.

Obrigado pelo artigo. Meu Galaxy está muito melhor. E eu já estava usando uma firmware atualizado (ejc6) com android 1.6.
Observações: Não percebi melhora na duração da bateria.
Outra coisa, como atualizar os googles apps que foram instalados manualmente? eles não aparecem no market e o outro app store que foi instalado não deixa eu criar conta pra acessar. O próprio market não está atualizando sua versão e continua numa versão anterior a que eu possuia antes de colocar o gaosp.
A tecla lateral, usada para bloquear a tela parou de funcionar. É normal?
Se tiveres uma dica, te agradeço.


[16] Comentário enviado por julio_hoffimann em 01/03/2011 - 20:05h:

Oi Jean,

Que bom que gostou, o Android 2.2 é bem diferente do 1.5 e do 1.6. :-)

Quanto a bateria, talvez você não tenha percebido muita diferença por ter como referência o firmware modificado (1.6). Na época esses firmwares surgiram justamente para resolver esse problema de autonomia. Se lembrar da ROM original (1.5), o ganho fica mais evidente. ;-)

Os Google apps instalados no artigo são versões modificadas e otimizadas para o GAOSP, por isso você não os vê no Market. Os desenvolvedores tiveram que enxugar o código para que os aplicativos rodassem numa velocidade razoável. Sendo assim, mesmo que você consiga instalar novas versões, o desempenho será insuportável. Venho utilizando o GAOSP desde a versão anterior e recordo a lentidão do Gmail, agora bem menos perceptível no Public Beta 3.

Uma última reflexão sobre os Google apps: Você realmente precisa da versão mais nova dos aplicativos? Alguma funcionalidade adicional? Em relação ao Market, a única diferença que notei, comparando com a ROM 1.5, foram as cores e o layout. Apesar da versão do GAOSP ser mais nova, não me incomodaria em voltar ao Market do Android Cupcake.

Sobre o YAAM, não sei o que ocorre. Baixo poucos aplicativos e nunca criei uma conta. Talvez você consiga resolver diretamente no site http://yaam.mobi/ Aqui estão alguns vídeos de uso: http://androidforums.com/android-applications/97014-yaam-alternative-market.html

Só a título de informação, existem inúmeras fontes de software para o Android, para citar mais seis: http://thenextweb.com/apps/2011/01/09/6-alternatives-to-the-android-market/ :-)

A tecla lateral não parou de funcionar, é apenas uma configuração. ;-) Vá em Configurações -> Configurações CyanogenMod -> Configurações de Entrada e marque as configurações que deseja para a trackball:

* Despertar com trackball (x)
* Destravar com trackball ( )

Abraço!


[17] Comentário enviado por jeancac em 02/03/2011 - 10:28h:

Olá, Julio!

Valeu mesmo pelas dicas. De fato, eu não preciso atualizar nada, estava apenas constatando que seria assim.
Muito obrigado pelas outras dicas que também foram de grande utilidade. Essa é uma das grandes vantagens do Software livre: a livre colaboração.

Falou!!!


[18] Comentário enviado por renatomp em 03/03/2011 - 15:06h:

Boa Tarde Julio, poderia tirar umas duvida para mim ?

ainda nao tenho este aparelho mais gostei muito e queria compra-lo...so nao comprei ainda pq é android 1.5 e dizem ter alguns problemas por ser o primeiro e alguns outros como bateria, bluetooth e etc...estou me referindo ao samsung I7500.

enfim minhas duvida são:

este é o tutorial a seguir para quem usa SO WINDOWS CORRETO ? http://groups.google.com/group/galaxy-android-brasil/web/update-de-firmware
uso o vista 64, mais pretendo formatar depois do carnaval e colocar o 7 64.

O que é ROM ?

nao entendo nada sobre isso, agora e estou começando a entrar neste assunto de SO de aparelhos...eu tenho uma nokia 5530 XpressMusic edição limitada, e ele morreu :(
durante uma atualização ele simplesmente se desligou e nao liga mais, e tbm nao se conecta ao PC. e ele estava com bateria.

Conhece algum método para tentar ressuscitar ele ? se eu conseguir irei vender ele e comprar o samsung.
Obrigado deis de ja!


[19] Comentário enviado por renatomp em 03/03/2011 - 18:47h:

Os links:

Odin Multi Downloader V.3.95
Orion.ops
Samsung FUS Downloader

Não estao funcionando!

Poderia postar novamente, vlw:D


[20] Comentário enviado por julio_hoffimann em 03/03/2011 - 18:49h:

Oi Renato,

A instalação independe do seu sistema operacional, basta que você baixe os arquivos ZIP do GAOSP e do gapps, copie para o aparelho e realize as etapas no artigo. A diferença no Windows está antes da instalação: no reconhecimento do aparelho e na ativação da conta root. Você terá que fazer isso usando os programas que citei (NPS, Odin,...). Sinto muito, mas não poderei ajudar, uso Linux.

Neste link você terá mais informações: http://groups.google.com/group/galaxy-android-brasil/web/instalar-rom-gaosp

Releia o artigo com atenção ou veja a página da Wikipedia sobre ROM's para maiores detalhes.

Abraço!


[21] Comentário enviado por renatomp em 03/03/2011 - 21:43h:

Esse link ensina a fazer o backup do Rom ? http://groups.google.com/group/galaxy-android-brasil/web/instalar-rom-gaosp

E esse para atualiza-lo ? http://groups.google.com/group/galaxy-android-brasil/web/update-de-firmware correto ?

Desculpa a ignorância se estiver errado! :P


[22] Comentário enviado por renatomp em 04/03/2011 - 08:10h:

Estou meio inseguro de fazer este tutorial...so me animei em comprar este aparelho por causa do tutorial...mais ainda estou inseguro, estou lendo varias e varias vezes o procedimento para entender bem como funciona. Complicado comprar e depois nao der certo e ter que ficar com android 1.5 :(


Mais seja o que DEUS quiser!!!


[23] Comentário enviado por renatomp em 04/03/2011 - 08:38h:

Aos poucos estou lendo o tutorial cada vez mais e estou em sentindo seguro para fazer a atualização...porem fico meio com receio pq os links de download nao estao funcionando e eu ate encontrei no google para baixar, mais me preocupo em baixar errado.

Odin Multi Downloader V.3.95
Orion.ops
Samsung FUS Downloader

São esses 3 ai em cima q nao estao funcionando o link no tutorial...




[24] Comentário enviado por julio_hoffimann em 04/03/2011 - 12:49h:

Oi Renato,

Este guia de instalação é para Linux, entenda que este não é o local mais adequado para fazer perguntas sobre Odin, NPS, ou qualquer outro aplicativo Windows.

Novamente, o link que lhe passei tem todas as informações para o seu sistema operacional, não necessariamente naquela página.

Abraço!


[25] Comentário enviado por kalay em 04/03/2011 - 15:03h:

Olá Júlio!

Gostaria de saber tem alguma configuração que eu possa fazer para que o aparelho não fique reiniciando, pois acessando a internet, o Market e o Google Maps ele reinicia e mais rapido do que quando estava na versão 1.5 que também reiniciava quando usava os mesmas aplicações.

Também gostaria de saber se é normal chuviscos na tela do aparelho e também como faço pra que a tela demore mais tempo para entrar em standby.

E porque o botão do menu some e se você sabe como corrigir.

Desde já, agradeço!



[26] Comentário enviado por julio_hoffimann em 04/03/2011 - 15:23h:

Oi João,

O aparelho não deveria reiniciar, assim como chuviscos na tela não deveriam aparecer. Como você mesmo disse, isso já acontecia no 1.5, então provavelmente é problema de hardware.

O botão do menu não some, se é que entendi a que menu você se referiu.

Abraço!


[27] Comentário enviado por kalay em 04/03/2011 - 20:54h:

Ok júlio, obrigado por suas respostas.

Acho que deve ser hardware mesmo, vou ter que enviá-lo para assistência técnica, pois o aparelho esquenta demais desde quando estava com a versão 1.5.

Outra coisa você não teria ou não saberia me dizer onde posso baixar a versão original do galaxy "versão da Tim", pois quando fui fazer a atualização ao tentar fazer um Nandroid no aparelho o backup não foi bem sucedido, ai perdi a versão 1.5 e gostaria de restaura-lá novamente.

Também gostaria de saber se posso excluir os arquivos que forão colocados na raiz do aparelho para fazer a atualização.

Abraços!


[28] Comentário enviado por julio_hoffimann em 04/03/2011 - 21:32h:

Oi João,

Como você instala uma nova ROM sem fazer backup da original?! Ainda mais sabendo que o aparelho estava com problema de hardware. Não sei se a assistência técnica aceitará o seu Galaxy, teoricamente você perdeu seus direitos quando instalou outro sistema por conta própria.

A "versão da TIM" como o próprio nome diz é de posse da TIM, não há muito o que fazer.

O que aconteceu quando você tentou fazer o backup? Alguma mensagem de erro? Não era para ter prosseguido, concorda? ¬¬


[29] Comentário enviado por aramiro em 04/03/2011 - 22:16h:

Ola...HELP...Please...

Tenho um Galaxy GT I7500L...

Estava seguindo os passos acima...até que fui entrar no modo recovery e apareceu uma exclamação dentro de um triangulo com um telefone ao lado...

Depois de várias tentativas apertei a tecla acima da que efetua ligação, um que tem uma flecha para cima...que cham os menus..

Neste momento o icone que mostrava mudou...apareceu uma flexha eu uma barra de progresso... Nisso o tel iniciou...só que com o perfil zerado...sem meus app's, contatos e tudo mais...como se tivesse restaurado as configurações originais...

Só que verifiquei atraves da conexão USB e todos meus arquivos estão lá. Aparentemente entrou em um outro perfil...

Sabe como faço para restaurar meu perfil?? Recuperar tudo..por favor!!!

Grato!!!


[30] Comentário enviado por julio_hoffimann em 04/03/2011 - 23:45h:

Oi André,

Se você instalou com sucesso, é claro que os dados da versão anterior não estarão disponíveis no GAOSP. Como eu disse no artigo, é preciso instalar os gapps e informar a conta do Gmail para que o Android baixe os seus contatos.

Fico tentando entender como as pessoas lêem uma coisa e fazem outra: Em momento algum mencionei o botão "menu", nem sequer associei uma letra (A,B,C,D) na figura do aparelho , fiz isso justamente para evitar erros. Tutoriais como este devem ser seguidos à risca, não sei como depois de tantos avisos, ainda conseguem errar dessa maneira.


[31] Comentário enviado por aramiro em 04/03/2011 - 23:54h:

OK...desculpe a ignorancia no assunto...

Eu nem cheguei a abrir o mode recovery... e onde esta esta 'figura' que você mencionou?


[32] Comentário enviado por julio_hoffimann em 07/03/2011 - 15:51h:

André,

Poderia dizer exatamente em que etapa você parou? O aparelho já é root? Se sim, tente seguir adiante na instalação e não se esqueça de fazer um nandroid backup da ROM atual. Isso é feito no artigo, só estou enfatizando para que não cometa o mesmo erro do João (comentário [27]).

P.S.: Mencionei a figura do artigo que contém as únicas teclas (não direcionais) utilizadas na instalação (A,B,C,D).


[33] Comentário enviado por aramiro em 07/03/2011 - 22:19h:

Ok Julio..consegui....ficou ótimo...

Meu erro foi que , como procurei sobre a atualização no Google, quando abri seu artigo ele já carregou na terceira página "Instalação do GAOSP e Google Apps". Então meu aparelho ainda não estava Root...

Agora deu certo... Muito obrigado!!

Ótimo artigo.


[34] Comentário enviado por zantryons em 11/03/2011 - 19:39h:

cara adorei este artigo mas eu li e notei que esse tutorial e para quem tem linux o meu pc e windows xp eu queria saber se o procedimento e o mesmo se nao,gostaria de saber se voce poderia me ajudar com um tutorial ,,por favor me ajude nao aguento mais essa versao 1.5 o bluetooth nao funciona so vai funcionar quando atualizar eu acho!!
desde ja agradeco a sua atencao
e mais uma vez parabens pelo artigo!!!!obrigado!!


[35] Comentário enviado por julio_hoffimann em 11/03/2011 - 20:09h:

Oi Silvio,

Obrigado pelo comentário.

Você tem duas opções:

1. Ler os comentários [18] a [20] neste artigo e procurar no link que mencionei o procedimento para Windows, não uso esse sistema operacional.

2. Baixar uma distribuição Linux e realizar o procedimento sem instalá-lo na sua máquina. (é possível utilizar direto do CD sem instalação no HD)
2.1 Baixe o Ubuntu neste link: http://www.ubuntu.com/desktop/get-ubuntu/download
2.2 Grave em um CD
2.3 Coloque na bandeja e reinicie o computador

Você conheceria o Linux (sistema no qual o Android se baseia) e instalaria o GAOSP no seu Galaxy de uma só vez, considero a melhor opção.

Se optou por utilizar o Linux, tem todo o direito de retornar com mais dúvidas. O que diz respeito ao Windows foge o escopo desta comunidade.

Abraço!


[36] Comentário enviado por gms81 em 12/03/2011 - 22:36h:

Boa noite a todos, primeiro quero dar os parabéns pelo POST. Ficou ótimo! Segundo eu fiz a instalação como foi sugerido, mas ao plugar o fone de ouvido e tira-lo é como se ele não "saisse" do Galaxy, isso faz com que eu não consiga atender ligações pois não escuto quem fala ao menos que utilize viva-voz.
Então resolvi instalar outra ROM e encontrei uma ótima mesmo, otimizada e muito funcional. (LINK: http://www.androidz.com.br/forum/index.php?/topic/353-gaosp-editada/ Parabéns ao Alvaro), ficou OK ai fui testar o fone novamente e aconteceu o mesmo...
Alguem passou por isso, e se alguem tem alguma solução para este problema?
Não quero mesmo voltar para a versão 1.5, ou levar meu celular para Assistência.

Abraço!


[37] Comentário enviado por julio_hoffimann em 13/03/2011 - 09:52h:

Oi Gilmar,

Obrigado pela contribuição. Não conhecia esse problema, mas uma coisa tenho certeza, não instalaria a ROM do link que você passou. Além dele ser antigo e se referir a versão anterior do GAOSP (Nightly build), não me passa a menor segurança.

O autor do link fala de um codec?! E diz ter reparado por conta própria. A equipe do GAOSP é grande e, acredite, teria resolvido se fosse fácil. Para dizer a verdade não sei se o problema permanece no GAOSP Public Beta 3, a versão instalada neste artigo.

Enfim, não entendi muito bem o que foi apresentado no link, mas espero que os leitores tenham bom senso, instalem de uma fonte segura e não confiem cegamente em alguém que diz:

"nao.. cara.. eu usei um pouco que eu sei de programação"

Abraço!


[38] Comentário enviado por gms81 em 13/03/2011 - 14:29h:

Ola Julio.

Então eu fiz essa instalação, ficou até que bom... sim ele é mas antigo. Eu acabei de resetar meu celular para a versão de fábrica e irei reinstalar a versão que esta no seu POST que esta ótimo. E verei se irá resolver o problema quanto ao FONE de OUVIDO. É ruim pois não
consigo atender a ligação como te falei, mas preciso resolver.
Me tira duas duvidas, você tem esse celular? Outra se tem, onde consigo achar a ROM da TIM original? Pois terei de levar na assistencia caso
seja mesmo necessario.

Abraços! Ótimo Domingo!!!


[39] Comentário enviado por julio_hoffimann em 13/03/2011 - 15:10h:

Oi Gilmar,

Tenho sim o aparelho, afirmei nas entrelinhas do artigo. :-) Se você conseguiu resetar para a "versão de fábrica", essa é a ROM da TIM.

Confesso que não testei o problema do fone de ouvido, mas acredito que tenha sido resolvido. Ele não está na lista de bugs:

http://code.google.com/p/gaosp/issues/list

Ótimo domingo!


[40] Comentário enviado por dooidoo em 13/03/2011 - 15:27h:

E ai blz?

Estou aqui de novo estou tentando atualizar meu galaxy7, mas como sempre naum consigo.
Ja ate instalei o GalaxyUpdater o recover6,5. reinicio o cel em modo recovery mas naum consigo entra no menu principal.

Cara qnt cobra para atualizar para min?
To quase quebrando o cel...


[41] Comentário enviado por gms81 em 13/03/2011 - 15:45h:

Boa tarde dooidoo.. rsrs...
Então qual é sua duvida? Eu consegui fazer essa atualização sem problemas, inclusive estou com outros problemas...
Pelo jeito é hardware afinal "todo castigo pra c.... é pouco", mas tudo bem.
O artigo esta bem explicado quais são suas duvidas???

Julio, acredito que seja hardware mesmo, de qualquer forma irei tentar novamente a instalação.

Abraços



[42] Comentário enviado por julio_hoffimann em 13/03/2011 - 16:35h:

Oi Ederson,

Acredito que o tutorial está bem detalhado, siga (exatamente) o passo a passo. Como eu disse outrora, não haverá problemas.

Abraço!


[43] Comentário enviado por gms81 em 13/03/2011 - 22:08h:

BOA NOITE.

Galera, eu tinha reclamado do problema do fone de ouvido certo.
Então percebi que tinha poeira dentro da entrada do FONE, então como já estava tudo perdido mesmo e teria de levar para a assistência técnica, peguei um "CLIPS" é rsrsrs um simples clips mesmo... e comecei a cutucar e tirei bastante poeira de la...
Então liguei novamente meu tão querido GALAXY i7500, e adivinhem... esta funcionando perfeitamente.
Bom, entre dezenas de instalações e testes, foi um simples CLIPS que salvou meu aparelho.

Aproveito para perguntar se já sabe algo sobre o GAOSP 3 - gingerbread 2.3.

LINK: http://www.drakaz.com/2011/01/30/gaosp-3-android-gingerbread-2-3-for-samsung-galaxy-i7500-preview/

Abraços, queria agradecer ao Julio pelo ótimo post e pela atenção em relação as duvidas não só minhas como de todos.



[44] Comentário enviado por dooidoo em 14/03/2011 - 11:58h:

O tutorial está otimo.
meu problema e q naum funciona no meu cel.

o recover6.5 naum faz o backup,

naum consigo acesso em modo recover.(so fica na imagel do cel)

o galxyupdater naum instala atualização sem fazer o backup.
Oque faço?


[45] Comentário enviado por julio_hoffimann em 14/03/2011 - 20:06h:

Oi Gilmar,

Que bom que o clips resolveu! hehehe.

Não tive tempo de me informar sobre o Gingerbread, a correria está grande. Drakaz informa notícias dessa natureza no blog, você pode assinar o feed caso queira acompanhar as novidades.

Obrigado mais um vez pelos comentários, fazemos o possível para ajudar uns aos outros. Isso é Linux. ;-)

Abraço!


[46] Comentário enviado por julio_hoffimann em 14/03/2011 - 20:19h:

Oi Ederson,

Seu aparelho já é root? Você baixou a versão paga do GalaxyUpdater? Lembre-se que a versão gratuita não é capaz do que você pretende. Nunca usei esse aplicativo, então não conseguirei lhe guiar satisfatoriamente.

Informe em que etapa você está e tentaremos ajudar. Se possível informe a seção do artigo e o número da etapa, por exemplo: Privilégios de root, etapa 4.

Mais um conselho: Não seja pessimista, isso não ajuda em nada. ;-)

Abraço!


[47] Comentário enviado por gms81 em 15/03/2011 - 11:28h:

Ederson, Bom Dia!

O aplicativo galaxyUpdater "free" só é capaz de atualizar o recovery mode, para a versão mas atual, isso é de ótima ajuda. Mas você precisa entrar no recovery mode a ativar a opção de ROOT para ai sim poder executar as funções desejadas, tem um aplicativo super... alguma coisa que é capaz de disponibilizar permissão de ROOT para esse galaxyupdater.
Aconselho você a refazer todo o processo, instalar nem que seja a versão que postei anteriormente que o Julio achou não segura apenas para poder instalar o galaxyupdater e instalar o recovery mas atual.
Após esse procedimento, de permissão de ROOT, e faça o procedimento normal. Detalhe sempre verifique as permissões.

DETALHE: nem sei mas quantas vezes fiz a instalação do android, tanto 1.6, 2.2 e 2.2.1 que é a mas atual do GAOSP. Então, simplesmente tentei bastante.. Tipo fim de semana inteiro tentando! Mas valew muito a pena!

Abraços.



[48] Comentário enviado por wilfer9 em 25/03/2011 - 23:30h:

Júlio,
mesmo depois de várias tentativas, não consegui ativar a opção de ROOT. Antes de rodar o "./adb devices", preciso alterar o "owner" do dispositivo, pois a cada boot o android recebe um novo número no arquivo " dev/bus/usb/XXX/XXX, de posse do usuário "root". Caso contrário, o dispositivo não é reconhecido pelo adb. Desse modo, após executar o script "1-LINUX-Recovery.sh", de acordo com a instrução, reinicializo o celular utilizando as teclas "A+B", mas o dispositivo não é reconhecido, permanecendo indefinidamente na tela do PC a expressão "waiting for device", muito provavelmente pelo motivo já mencionado. Existe alguma maneira de superar este obstáculo?
PS: utilizo o samsung galaxy i7500 no ubuntu 9.10.


[49] Comentário enviado por julio_hoffimann em 26/03/2011 - 09:08h:

Oi William,

Você criou a regra de udev que mencionei no artigo? O aparelho está sendo reconhecido normalmente pelo notificador de dispositivos do Ubuntu? Qual foi o retorno do comando `./adb devices`?

Afirmo que no Ubuntu 10.04 tudo funcionou perfeitamente. Talvez seja até melhor baixar um Live-CD para poupar tempo e dor de cabeça.

Abraço!


[50] Comentário enviado por joe_cqr em 27/03/2011 - 10:51h:

Fiz a instalação no meu celular com sucesso, o único problema que notei foi que quando deixo ele parado, ele desliga sozinho e não consigo ligar novamente tocando na tela ou apertando algum botão, só consigo ligar espetando o carregador, vcs sabem pq isso acontece????


[51] Comentário enviado por julio_hoffimann em 27/03/2011 - 11:08h:

Oi Alex,

Quando você diz que o celular desliga, na verdade quer dizer que a tela apaga, correto? Se for o caso, a trackball (na lateral do aparelho) deve ser pressionada para despertá-lo. Veja o último parágrafo do comentário [16] deste artigo.

Abraço!


[52] Comentário enviado por joe_cqr em 28/03/2011 - 12:37h:

oi Julio,

fiz a confuguração, mas mesmo assim em alguns momentos ele não desperta o telefone, em outros ele funciona, sabe o q pode estar acontecendo?

vlw!!!!


[53] Comentário enviado por julio_hoffimann em 28/03/2011 - 21:19h:

Oi Alex,

Um certo delay é "normal", as vezes demora um pouco (menos de 1seg) para ele despertar, pelo menos comigo nunca falhou. Você desligou e ligou o aparelho depois da instalação?


[54] Comentário enviado por aacunha em 30/03/2011 - 00:37h:

Amigo Julio,

primeiramente parabéns pelo tutorial. Só uma dúvida, atualizei o meu galaxy tudo certinho porém o GPS não funciona (não localiza sinal dos satelites)

Li que seria por causa da baseband JC6. Estou tentando voltar a baseband da TIM LUIII2 porem não sei como. Você poderia me dar uma "luz"?


Abraço!


[55] Comentário enviado por julio_hoffimann em 02/04/2011 - 15:48h:

Oi Andre,

Obrigado pelo comentário. Agora que você falou, percebi que o GPS só está funcionando com uma conexão de dados ativa. Se recordo bem, a versão anterior (Nightly Build) não apresentava esse incômodo. Na verdade, não lembro se já usei o GPS sem conexão a internet, até mesmo na versão da TIM.

Vou me informar melhor a respeito e se conseguir algo retorno.

Abraço!


[56] Comentário enviado por silbencao em 06/04/2011 - 13:16h:

Boa tarde!

Já faz um mes que meu sobrinho instalou o gaosp no meu samsung galaxy i7500, porém ele apresenta lento e as vezes reinicia sozinho.
Quando uso algum aplicativo e volto a tela principal, ele demora muito a atualizar a mesma.
O que pode ser feito?
Um abraço!


[57] Comentário enviado por julio_hoffimann em 07/04/2011 - 12:08h:

Andre,

Quanto ao GPS, era o que pensei, ele só funciona com uma conexão de dados ativa ou com algum aplicativo que permita trabalho offline. O GPS apenas fornece as coordenadas, o aplicativo é que as coloca no "mapa". Se o aplicativo não consegue acessar os mapas, nada feito.

Realmente não recordo se já acessei o GPS na versão original sem estar conectado.

Abraço!


[58] Comentário enviado por julio_hoffimann em 07/04/2011 - 12:18h:

Oi Silvania,

Vou me informar melhor se existe alguma maneira simples de aumentar a performance do GAOSP. Em havendo, colocarei aqui nos comentários.

Abraço!


[59] Comentário enviado por julio_hoffimann em 15/04/2011 - 21:11h:

Silvana,

Primeiro confira se a versão que o seu sobrinho instalou é a versão instalada neste artigo, é bem provável que não. Caso seja, os desenvolvedores deixaram as configurações de performance no limite do aparelho. Aumentar não é, de forma alguma, aconselhável. Se mesmo assim preferir, acesse GAOSP Config -> Max CPU frequency e altere para o valor que desejar.

OBS: A interface do GAOSP Config é um pouco confusa, justamente para evitar que qualquer um altere as configurações de performance. Você deve clicar no texto "Max CPU frequency" ao invés da caixa inativa na qual está a frequência máxima atual (528MHz).

Abraço!


[60] Comentário enviado por joe_cqr em 18/04/2011 - 10:39h:

Julio,

Respondendo sua pergunta do comentário 53, segui exatamente como está descrito no tutorial, mas as vezes ele apaga, pressiono o botão trackball mas não desperta, nem pressionando o botão liga/desliga ele volta a funcionar, em todo caso acho melhor fazer a instalação novamente, vc tem algum tutorial para voltar o aparelho com as configurações de fábrica?

valeu!!!


[61] Comentário enviado por julio_hoffimann em 18/04/2011 - 11:01h:

Oi Alex,

Teoricamente tudo o que você precisa fazer para voltar a versão original é religar o aparelho em modo Recovery, selecionar nandroid->restore e escolher o slot onde fez o backup. A propósito, isso está na última página do artigo.

Abraço!


[62] Comentário enviado por joe_cqr em 18/04/2011 - 12:16h:

Eh Então, eu fiz isso mas acho que fica alguma sujeira no aparelho, fica um ícone chamado "Permissões de Superusuário" acredito que seja da instalação do GAOSP, quando restauramos o backup as permissões também são restaurdas ou ainda continua como root?

vlw!!!


[63] Comentário enviado por julio_hoffimann em 18/04/2011 - 12:47h:

Alex,

É normal que o aplicativo "Permissões de Superusuário" se mantenha, o seu aparelho ainda é root.

Abraço!


[64] Comentário enviado por silbencao em 25/04/2011 - 11:07h:

Oi Julio td bem?

Meu sobrinho atualizou novamente meu galaxy i7500 e na etapa final ao invés de optar pela versão light do Obihoernchen, ele escolheu a versão ultra-light .
Tudo ok!

Valeu ! um abraço.



[65] Comentário enviado por lucesar em 01/05/2011 - 09:34h:

Julio

Mais desculpas, devido a a semelhança dos nomes de modelos me confundi.

Meu celular é na verdade o GT-I5700L e não GT-I7500

Dá pra fazer mesmo assim?


[66] Comentário enviado por julio_hoffimann em 01/05/2011 - 10:42h:

Oi Luiz,

Você pode realizar o procedimento sem problemas. ;-) O "L" que aparece no final do modelo teoricamente se refere aos aparelhos vendidos aqui na América Latina, leia o primeiro parágrafo do artigo.

Abraço!


[67] Comentário enviado por lucesar em 01/05/2011 - 19:33h:

Infelizmente não consegui fazer os privilegios de root não aparece o menu do fastboot de jeito nenhum. Já tentei várias vezes.


[68] Comentário enviado por lucesar em 01/05/2011 - 19:35h:

Você leu corretamente. O meu aparelho é o GT I5700L e não o GT-I7500


[69] Comentário enviado por julio_hoffimann em 01/05/2011 - 19:59h:

Luiz,

Agora entendi por que naquele email que você me mandou, seu aparelho tinha alguns atributos diferentes ao rodar o `udev info`. Este artigo se refere ao Galaxy GT-I7500, então você deve encerrar a instalação e procurar um guia adequado para o Spica GT-I5700. Os números dos modelos são infelizes e passam desapercebidos.

Desculpe qualquer transtorno, mas venhamos e convenhamos, você deveria ter reparado pelo menos a foto do aparelho neste artigo, concorda?

Abraço!


[70] Comentário enviado por lucesar em 02/05/2011 - 09:40h:

Concordo plenamente, talvez tenha sido a vontade de fazer o upgrade me deixou cego.

Mesmo assim agradeço muito. Obrigadão.


[71] Comentário enviado por lucesar em 02/05/2011 - 19:03h:

Existe algum guia para atualizar o Galaxy GT-I5700L de Android 1.5 para 2.2, usando o Ubuntu (Linux).

Procurei na Internet e só achei guias utilizando o Windows.

Qualquer ajuda será bem vinda.

Obrigado


[72] Comentário enviado por julio_hoffimann em 03/05/2011 - 11:55h:

Oi Luiz,

Infelizmente você terá que usar o Windows, pois ao que parece o Spica I5700 não possui outra maneira de instalar o Recovery que não aquela através do Odin. Em outras palavras, para tornar o aparelho root e poder instalar novas ROM's você tem que primeiro preparar o aparelho com o programa Odin:

http://www.addictivetips.com/mobile/install-cyanogenmod-froyo-on-samsung-galaxy-spica-i5700/

Boa sorte!


[73] Comentário enviado por gms81 em 07/05/2011 - 16:55h:

Galera boa tarde...

Andei entrando na página da GAOSP e descobri que o GAOSP3 esta disponivel, ai fiz a instalação...
e do gapps para o mesmo também, ta lindooooooooooooooooo...
é o mesmo procedimento, caso alguem tenha coragem, segue os links que utilizei para fazer download.

GAOSP3 LINK: http://code.google.com/p/gaosp/downloads/list

GAPPS : http://www.multiupload.com/EC37144YG1

É isso ai, eu instalei e ta funcionando perfeitamente...

Abraços a todos, fiquem com DEUS.


[74] Comentário enviado por julio_hoffimann em 07/05/2011 - 17:26h:

Oi Gilmar,

Obrigado por compartilhar a informação. :-) Eu já sabia do Gingerbread, mas preferi não me arriscar, está muito cedo :-P.

Pelos vídeos que vi semanas atrás, a performance ainda era um problema. O que você está achando? Além disso, alguma outra novidade?

Abraço!


[75] Comentário enviado por aguia dourada em 10/05/2011 - 09:10h:

Oi Júlio td bem!
Fiz a instação do gaosp no meu galaxy i7500, até ai td bem, o aprelho está funcionando legal.
Porém não sei o que eu fiz ontem, que´o ícone que abre os aplicativos desapareceu, acho que arrastei sem querer o ref.aos meus contactos e qdo tendo abrir os aplicativos, abre meus contactos.
O que eu posso fazer? Como chama esse aplicativo?
Desde já obrigado!


[76] Comentário enviado por julio_hoffimann em 10/05/2011 - 21:47h:

Oi Isabel,

Faça o seguinte:

1. Escolha qualquer área vazia da tela, pressione e mantenha pressionada;
2. Selecione "Atalho personalizado";
3. Pressione o botão "Selecione sua atividade";
4. Escolha "Launcher Actions" e depois "Open/close App Drawer";
5. Mova o novo atalho para a posição que deseja;

Abraço!


[77] Comentário enviado por aguia dourada em 11/05/2011 - 09:31h:

Oi Julio bom dia!
Fiz conforme vc falou, e deu tudo certo. Uma coisa tão simples, prá quem conhece como vc.
Continue contribuindo, para aqueles que como eu não entende muito.
Que Jesus te abençoe!
Abraço!


[78] Comentário enviado por lelegom em 17/05/2011 - 19:12h:

olá td bm!

como faço para criar esse diretorio que esta descrito da seguinte forma:

5. Nesse arquivo você deverá informar as propriedades do dispositivo, geralmente uma linha basta.

Para o Galaxy já realizei os passos 1 a 3 acima, e tudo o que você precisa fazer é criar (como root) um arquivo chamado 10-android.rules no diretório /etc/udev/rules.d e colar o seguinte conteúdo:

não consigo passar desta fase pois sou nó cego no assunto, rsrssrrsrsrs....


[79] Comentário enviado por julio_hoffimann em 17/05/2011 - 22:21h:

Oi Leandro,

O diretório já existe, você só precisa criar o arquivo 10-android.rules.

Tente o seguinte:

1. Rode o comando `gksudo gedit /etc/udev/rules.d/10-android.rules` sem as crases.
2. Digite a senha de seu usuário comum;
3. Copie o conteúdo que mencionei e salve o arquivo;

Abraço!


[80] Comentário enviado por big_alysson em 18/05/2011 - 12:31h:

Olá Julio !!!

Muito bom suas instruções em como colocar o Froio 2.2, achoq vc poderia tb colocar a informação sobre o galaxy upadate do Drakaz que ajuda muito nessa instalação e é um programa muiiiiiito barato, outra situação gostei muito de ver sua atenção com os frequentadores do blog respondendo a todos fiquei surpreso ao ver que ainda existe algo atual sobre o i7500 ( tirando o site do Drakaz q é todo em inglês) mais em resumo tenho o i7500 tive dois até um roubado e fiz a atualização do 2.2 a muito tempo jah, lamentavelmente abandonaram ele por problemas tecnicos mais o 2.3 vem ai e com certeza melhor no entando ele ainda é muito instavel ( ja o utilizei e sem camera) so q tenho um problema no froio apesar de o acha-lo quaze perfeito que é os vídeos em mpeg 4 ficam travando não sei o pq gostaria de saber se isso tb aocntece com vc e se caso vc saberia como resolver, pq to ainda testanto mais acredito q em 3gp eles não travam só que a qualidade é bem inferior se vc souber algo sobre o assunto ficarei muito grato pela ajuda abraços !!!!


[81] Comentário enviado por julio_hoffimann em 19/05/2011 - 10:54h:

Oi Alysson,

Obrigado pelo comentário. Apesar de ter um aparelho Android, usufruo muito pouco do que ele oferece. Não sei te informar a respeito dos formatos de vídeo, pois raramente, para não dizer nunca, assisto algo nele. :-)

Talvez algum outro usuário mais ativo possa confirmar a lentidão.

Abraço!

EDIT
-------

Esqueci de falar a respeito do Galaxy Updater... Com certeza seria interessante tê-lo no artigo como método alternativo de instalação, o problema é que nunca o usei. :-( De qualquer forma, o aplicativo deve ter um wizard bem intuitivo.


[82] Comentário enviado por xxads em 23/05/2011 - 00:32h:

Oi, Beleza??
Então... Fiz todo os procedimentos, e pelo ODIM deu tudo certo, porem na hora de ligar meu celular..
Pelo Botao de Ligar: Aparece a inicianão "Sansung GALAXY" então trava nessa iniciação;
Em modo RECOVERY: ele tambem trava com o "MODE RECOVERY"
E em Download: ele fica em modo "download" é reconhecido so pelo ODIM,
Resumindo não consigo Ligar meu Celular, ele congela nas partes iniciais.
Da uma Luz Por favor!
Se tiver como você me passa seu email se vc achar melhor...
Ate!


[83] Comentário enviado por julio_hoffimann em 23/05/2011 - 09:57h:

Oi Richardson,

Em nenhum momento neste artigo utilizei o Odim.

Abraço!


[84] Comentário enviado por aguia dourada em 23/05/2011 - 19:31h:

Oi Julio td bem?

Gostaria de saber se tem uma maneira de salvar a tela do gaosp no meu Samsung Galaxy, pois estava querendo colocar minha foto, mais não gostaria de perder essa tela que vc criou, acho muito legal.

Obrigado!


[85] Comentário enviado por julio_hoffimann em 23/05/2011 - 21:19h:

Oi Isabel,

A que tela você se refere? Poderia explicar melhor? De qualquer maneira não fui eu quem criou. :-P

Abraço!


[86] Comentário enviado por aguia dourada em 24/05/2011 - 08:15h:

Bom dia Julio!

A tela a qual me referi é a tela principal( com o funfo preto e o android verde no centro).

Outra coisa que aconteceu ontem, o meu celular começou a desligar sozinho, para voltá-lo tinha que tirar a bateria e recolocá-la. Verifiquei o ítem 16, último paragrafo marquei o trackball, mais ele continua desligando. O que posso fazer.

Abraço!


[87] Comentário enviado por xxads em 25/05/2011 - 00:13h:

Brother estou perdido, ja faz uns 3 messes que estou tentando colocar o GAOSP e ainda não conseguir, me explica por favor o caminho do inicio detalhadamente...
Obrigado!


[88] Comentário enviado por julio_hoffimann em 26/05/2011 - 21:09h:

Isabel,

Você pode encontrar a imagem neste link:

https://github.com/drakaz/gaosp_vendor/commit/27069af30f924379e9386509d4ffa4d37b545c21

Caso não conheça, um bom aplicativo para definir papéis de parede é o "backgrounds", tem um enorme acervo online.

Abraço!

EDIT
-------

A correria está grande, estou esquecendo de responder as perguntas por inteiro. :-P

Coincidentemente meu Galaxy travou da mesma forma nesse dia e também tive que remover a bateria. Meu palpite: alguma mudança por parte das operadoras provocou essa pane. (meu aparelho é TIM)

De qualquer forma, o problema não se repetiu, tudo voltou ao normal desde então.


[89] Comentário enviado por julio_hoffimann em 26/05/2011 - 21:21h:

Richardson,

Siga exatamente os passos do artigo e a instalação se dará normalmente.

Alguns pontos importantes:

0. Este guia é para Linux;
1. Para o aparelho Samsung Galaxy GT-I7500(L);
2. O artigo começa aqui: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalacao-do-Android-2.2-(codinome-Froyo)-no-Samsung-Galaxy-GTI...

Boa sorte!


[90] Comentário enviado por kaezar em 29/05/2011 - 15:02h:

Olá julio,

Estou com probela, utilizo o wxp e acontece o seguinte;

diz o dow do eaxsroot_1.0 descompactei e copiei para a memoria interna do aparelho que estava conectado no pc.
com ele conectado desligo e pressiono as teclas a e b simultaneamente e ele entra no modo fatboot mas ai a tela das pastas internas do pc ja despareceu.
Obs. toda vez que se conecta o aparelho no pc tem de arrastar a tela de cima para baixo e clicar em conectar para abrir as pastas no pc.
Desculpe a ignorância mas poderia me ajudar?


[91] Comentário enviado por julio_hoffimann em 29/05/2011 - 15:18h:

Oi Júlio,

Gostaria de poder ajudar, mas não realizei o procedimento no Windows, não conheço as peculiaridades do sistema.

Leia o comentário [35] neste artigo, pois o meu conselho permanece.

Abraço!


[92] Comentário enviado por lefigo em 05/07/2011 - 13:01h:

Olá amigo!

Provavelmente formatei alguma partição do Android e depois disso ele não inicializa... Fica num loop na tela "Galaxy AOSP"... Não sei se seria o caso de reinstalar o Android (que já estava na versão 2.2), e se for esse o caso, como faço para ter acesso ao aparelho novamente? Por outro lado, existe algum "restore"? Obrigado.


[93] Comentário enviado por julio_hoffimann em 06/07/2011 - 13:07h:

Oi Leandro,

Lembro de alguns usuários com esse problema de inicialização, só não lembro o fórum e porque acontecia. Você consegue religar o aparelho em modo recovery? Como eu disse no artigo, caso queira voltar a versão original selecione Nandroid -> Restore. Depois disso fica a seu critério refazer a instalação.

Desculpe, mas estou sem tempo para me informar melhor sobre o problema...

Abraço!


[94] Comentário enviado por aguia dourada em 07/07/2011 - 13:43h:

Oi Julio tudo bem?

Poderia me dizer o que eu faço, para voltar o ícone que abre os aplicativos do meu galaxy.
Sem querer, acabei arrastando o ícone torch para cima do ícone que abre os aplicativos.

Abraço!


[95] Comentário enviado por julio_hoffimann em 07/07/2011 - 21:10h:

Oi Isabel,

Você já fez essa pergunta antes, a resposta está no comentário [76].


[96] Comentário enviado por aguia dourada em 08/07/2011 - 13:17h:

Obrigado mais uma vez!

Abraço!


[97] Comentário enviado por ecromanini em 25/07/2011 - 22:07h:

Olá.
Tenho um tablet nextbook2, será que consigo atualizar o android dele para o 2.2 ou outra versão ?
Espero que possa me ajudar.


[98] Comentário enviado por julio_hoffimann em 25/07/2011 - 22:28h:

Oi Emílio,

Este artigo diz respeito ao Samsung Galaxy GT-I7500L, fica difícil responder sua pergunta.

Abraço!


[99] Comentário enviado por CamilaB em 01/08/2011 - 20:28h:

Viu.. eu tenho esse aparelho aí, e to faz um tempo querendo atualizar pra android 2.2... mas assim, eu baixei o gaosp, e vou por no meu cell, mas antes de instalar, gostaria de saber se precisa estar antes, alguma coisa instalada no celular. E outra coisa também... quando eu baixar o gaosp, eu tenho que por exatamente QUAL arquivo no cell ? Porque ta tudo em pastas zip D: se puder me dar um ... passo a passo ... se nao for pedi mt D: thx


[100] Comentário enviado por julio_hoffimann em 01/08/2011 - 21:39h:

Oi Camila,

Certifique-se de ter lido as quatro páginas do artigo. Nele explico, passo a passo, a instalação através do sistema operacional Linux. Como você está no Windows, aconselho que procure um guia de instalação adequado.

Abraço!


[101] Comentário enviado por CamilaB em 01/08/2011 - 21:49h:

E aalguém sabe me informar se o site que aquela pessoa passou, é pra mudar pra android 2.2 ?
http://groups.google.com/group/galaxy-android-brasil/web/update-de-firmware


[102] Comentário enviado por htisaka em 03/08/2011 - 14:43h:

Estimado Júlio, parabéns pela coragem de dividir o seu conhecimento com outros usuários. Infelizmente são poucos profissionais que pensam como você.

Para o meu i7500L aconteceu o seguinte:

1. Recovery installed .. ok
2. Nandroid backup .. ok
3. Wipe .. not sure
4. "Apply any zip from sd" -> encontrei o gaosp 3 .. ok

5. Installation failed. .. =(

Você sabe o que está ocorrendo? Já tentei de tudo, refiz o download do GAOSP duas vezes (o tamanho dele é 73.305 Kb?), só me falta este "detalhe", poderia me dar um help?

Abs,

Hugo


[103] Comentário enviado por julio_hoffimann em 04/08/2011 - 20:26h:

Oi Hugo,

Obrigado pelo comentário. :-) Quando você disse ter encontrado o GAOSP 3, se referiu a versão Gingerbread, correto? Infelizmente o procedimento não é o mesmo, para instalá-lo você deve usar uma versão mais atual do Recovery.

Peço que aguarde um pouco, me informarei melhor a respeito da instalação do GAOSP 3 e atualizarei este guia para que o problema não se repita com outras pessoas.

Abraço!


[104] Comentário enviado por htisaka em 08/08/2011 - 10:54h:

Oi Julio, na verdade eu não havia dito qual a versão do GAOSP mas pelo tamanho achoque vc concluiu que seria Gingerbread, correto? rsrsrsrs

Na verdade eu tentei de tudo, FROYO, GINGERBREAD, mas o negócio não anda.

Vamos lá:

- Ligo o telefone em modo Recovery (a minha versão é 6.6.2) mas quando clico em wipe factory reset, ele simplesmente vai para o menu principal sem tempo de espera, sem pontinhos, etc. É normal isso?

- Depois escolho o arquivo zipado do GAOSP 2 public beta 3. Aparece na minha tela... EPA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

*******************************************************************************************************************

Julio, vc não vai acreditar mas acabo de resolver o problema... achei o botão HOME, nunca tinha visto este botãozinho entre o back e end kkkkkkkkkkkkkkkkk Levei tres dias para achar este botão...

Agora vou testar a versão GAOSP. Obrigado meu amigo e muito sucesso!

*******************************************************************************************************************


[105] Comentário enviado por julio_hoffimann em 08/08/2011 - 11:28h:

Oi Hugo,

Que bom que você resolveu. :-) Ainda assim tenho que atualizar este guia, caso alguém deseje instalar o GAOSP 3. ;-)

Abraço!

EDIT
--------
No momento, o GAOSP 3 (Gingerbread) ainda está na versão Public Beta 1. Não é interessante, portanto, atualizar este guia. ;-)


[106] Comentário enviado por mateusandrade em 10/08/2011 - 00:15h:

Julio,

Blz??


Tentei atualizar meu telefone para a versão Galaxo 1.6.3.4; GAOSP2 e GAOSP3, fiz esta atualização tanto manual quanto via GalaxyUpdaterFull.

Em todas as situações não ocorre erro durante a atualização, porem o celular não inicializa.

Os erros que ocorem são:

trava na tela de inicialização ou a tela fica preta.

Nas duas situações eu tenho que retirar a bateria e voltar o celular usando o nandroid.

Este telefone foi comprado na TIM.

Vc saberia me dizer o que fazer?

Grato


[107] Comentário enviado por julio_hoffimann em 10/08/2011 - 11:25h:

Oi Mateus,

Você seguiu estritamente os passos do tutorial? Em caso afirmativo, procuro me informar do que pode estar acontecendo.

Meu aparelho também foi adquirido através da TIM, não há problema. ;-)

Abraço!


[108] Comentário enviado por mateusandrade em 10/08/2011 - 13:39h:

Julio,

Segui sim todos os passos.

Primeiro eu tentei manualmente, depois eu comprei o software GalaxyUpdater e tentei novamente.

pelo software a atualização do Gaosp da erro ao copiar um arquivo e aborta a instalação.

E manualmente o celular atualiza sem erro, porem ele não inicializa o sistema.


[109] Comentário enviado por julio_hoffimann em 10/08/2011 - 20:39h:

Oi Mateus,

Só para confirmar, você leu as quatro páginas do artigo? Talvez os erros com o GalaxyUpdater tenham alguma relação com o fato de seu aparelho não ser root? Apenas um primeiro palpite.

Desculpe se estou sendo enfadonho perguntando o óbvio, é que na maioria das vezes isso resolve.

Abraço!



[110] Comentário enviado por igofernandes em 20/08/2011 - 22:27h:

ola amigo gostaria de saber se preciso ter um cartão de memoria externo para poder instalar o 2.2 no meu galaxy i7500.pois naum aguento mais i 1.5..rsrs abraço


[111] Comentário enviado por gms81 em 20/08/2011 - 22:33h:

igofernandes Boa noite.

Você não precisa ter um cartão de memória para instalar o GAOSP 2.2.1 ou apenas 2.2!
Precisa apenas de coragem, rsrs...

Outra dica, instalem o Swapper2 e habilitem a memória Swap do GAOSP, eu lhes garanto que vai melhorar bastante o desempenho.
Mesmo não utilizando mais o Galaxy i7500 vou postar o que encontrar de novo! Acabei trocando no iPhone 2G. To gostando...

Abraços!!!


[112] Comentário enviado por julio_hoffimann em 21/08/2011 - 08:58h:

Oi Lenildo,

Você só precisa ter espaço livre no seu aparelho para salvar os arquivos ZIP. ;-)

Abraço!


[113] Comentário enviado por julio_hoffimann em 21/08/2011 - 08:59h:

Oi Gilmar,

Interessante a dica do Swapper, me informarei melhor a respeito. :-)

Abraço!


[114] Comentário enviado por igofernandes em 24/08/2011 - 23:53h:

oi julio fiz o dowload do galaxyupdater da versão paga,mas mesmo assim naum consigo instalar ele.aparece na tela "update needed"recovery update is available.please update it first.sabe algo sobre isso ou como tenho que fazer para instalar essa versão paga.obrigado


[115] Comentário enviado por igofernandes em 24/08/2011 - 23:54h:

ou se voçe sabe como faço para atualizar o recovery mode..valeu..


[116] Comentário enviado por julio_hoffimann em 25/08/2011 - 17:21h:

Oi Lenildo,

Você seguiu o passo a passo do tutorial antes de baixar o GalaxyUpdater? Este guia tem quatro páginas.

Lembre-se que o artigo se refere a versão estável do GAOSP (Android Froyo) e que caso esteja tentando instalar a versão Gingerbread, terá que primeiro atualizar o Recovery. Aconselho que instale a versão Froyo, porém.

Abraço!


[117] Comentário enviado por igofernandes em 25/08/2011 - 19:13h:

Oi julio cara naum consigo instalar. Voҫe naum conheҫe algum lugar ou algum que poderia fazer a instalaҫao para mim?voҫe naum faria para mim?eu o valor .abraҫo


[118] Comentário enviado por removido em 19/09/2011 - 12:39h:

Vou tentar ajudar também.

"Quebrei" e consertei várias vezes o celular. Tive problemas como ficar na tela GAOSP travado e o sistema não iniciava, outras vezes coisas bobas como instalar o recovery errado e alguns problemas com o maravilhoso e de vez em quando bugado Galaxy Updater Full.

Quanto ao recovery errado nem precisa explicar, mas já deu pra ver que tem gente aqui que passou pelo mesmo então é bom SEMPRE verificar isso primeiro. Quando eu fiquei preso na tela de início, nem o fastboot era reconhecido pelo PC, então o jeito foi apelar para o ODIN que força tudo pra dentro do cel automático. O problema do Odin é encontrar todos os arquivos. Raro hoje em dia.
Fica a dica, verifique todos os arquivos antes de começar e se tudo der errado, use o Odin.

AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!

Quero quebrar tudo agora. Li a maioria dos comentários, pois parei no [104] e não me contive, tive mesmo que comentar. Uso o Windows e cheguei aqui pois estou pensando em vender o celular e quero voltar pra ROM da TIM para fazê-lo. Mas o lance é que eu apaguei os backups. Eu achei que por o meu aparelho ser da versão I7500L o botão HOME não existia. No comentário [104] eu o encontrei. E olha que uso o aparelho faz 2 anos! Apaguei os backups pois achei que não tinham utilidade nenhuma sem um botão HOME e também tinham alguns backup corrompidos e eu não sabia mais qual era qual, tamanho o número de atualizações que eu fiz.

Resumo da ópera, uso o 2.2 e estou contente mas não posso vendê-lo assim, é meio instável e aparece de tempos em tempos em alguns aplicativos mais pesados que a memória está muito baixa. É duro ser impaciente. Cada burrada! Mas pensando cá com meus botões se alguém aí tiver o backup original talvez eu consiga recuperá-lo. é só colocar na pasta nandroid/slot1 por exemplo e "voilá". Será possível fazer isso?
Por favor, se possível alguém me dê a luz sobre esse arquivo de backup. Obrigado.

Bom tutorial, parabéns pela iniciativa.

Um abraço e boa sorte aos iniciantes.


[119] Comentário enviado por gandraig em 13/10/2011 - 10:43h:

Como faço para voltar o meu galaxy i7500l para versão original? me ajudem por favor? pois não consigo voltar ele para configurações de fabrica, quando faço isso ele não zera. me ajudem por favor meu email é alexgandra@ig.com.br


[120] Comentário enviado por julio_hoffimann em 13/10/2011 - 12:30h:

Oi Alex,

Leia o comentário [61], seu xará fez a mesma pergunta.

Abraço!


[121] Comentário enviado por removido em 14/10/2011 - 12:41h:

Alguém tem o arquivo de backup com a ROM da TIM pra me passar? O que fica na pasta nandroid/SLOTX sendo X o número do slot selecionado? meu email é: mandrillow@yahoo.com.br


[122] Comentário enviado por imarcio em 15/11/2011 - 14:10h:

Pessoal sei que o post é meio antigo mas gostaria de dar um depoimento, acabei de realizar o procedimento com o meu GT-I7500L e ficou ótimo! Ocorreu tudo tranquilo na atualização e o sistema parece estar redondinho...vamos ver como vai ser durante a semana... logo mando notícias!


[123] Comentário enviado por julio_hoffimann em 15/11/2011 - 17:54h:

Oi Marcio,

Parabéns! Boa sorte com o novo Android. ;-)

Abraço!


[124] Comentário enviado por jeancac em 19/11/2011 - 12:42h:

Olá, Júlio.

Rapaz, gostaria de saber, seguindo esse mesmo tutorial, o que eu precisaria mudar para instalar o gingerbread? qual a diferença entre o gaosp 3 beta 1 e o nightly? quero atualizar meu galaxy para dar uma sobre vida a ele, enquanto não consigo comprar um cell novo, heheh.


[125] Comentário enviado por nessa.aguirre em 20/11/2011 - 00:30h:

Boa noite =)
Não entendi muito bem o passo de reconhecimento do aparelho, ele é só pra ser seguido por quem não tem o celular reconhecido quando liga no pc? o meu reconhece..
Obrigada =)


[126] Comentário enviado por nessa.aguirre em 20/11/2011 - 01:13h:

Ah, esse tutorial só serve pra quem usa o Linux? Vc sabe como eu faço pra atulizar pelo Windows?
brigada!!


[127] Comentário enviado por julio_hoffimann em 20/11/2011 - 12:44h:

Oi Jean,

Ainda não tive tempo de realizar o procedimento para o Gingerbread, mas a diferença é basicamente a versão do Recovery que precisa ser recente (>=6.5.1).

O EasyRoot vem com uma versão antiga do Recovery, teoricamente bastaria você baixar a versão atual deste, substituir os arquivos correspondentes naquele e seguir o tutorial. Os downloads podem ser feitos no mesmo link do EasyRoot.

Abraço!


[128] Comentário enviado por julio_hoffimann em 20/11/2011 - 12:47h:

Oi Vanessa,

Por favor leia os comentários deste artigo. Infelizmente (ou felizmente) não tenho experiência com Windows.

Abraço!


[129] Comentário enviado por galaxygt em 23/11/2011 - 21:00h:

preciso de ajuda,ganhei um galaxy 1.6


[130] Comentário enviado por julio_hoffimann em 24/11/2011 - 08:44h:

Oi Jefferson,

Tentei ser o mais claro possível no tutorial, siga-o com atenção e tudo dará certo.

Abraço!


[131] Comentário enviado por CHRISTECH em 30/11/2011 - 20:13h:

Gostaria de saber se, alguém pode me ajudar com meu galaxy GT-I5700. O mesmo entrou em modo de segurança e só da pra fazer ligação de emergência! como faço para desbloquear?
Desde já agradeço! e parabéns pelo tópico!!


[132] Comentário enviado por eduardobecigo201 em 07/12/2011 - 19:36h:

olá, boa noite
Achei muito interessante seu artigo e tive a conclusão que ira me ajudar muito, mas eu preciso de um pouco mais de ajuda nos precedimentos de instalação... se poder me ajudar, agradeço desde já
Abraço!


[133] Comentário enviado por julio_hoffimann em 07/12/2011 - 20:39h:

Oi Luiz,

Expliquei todo o procedimento em detalhes, tente realizá-lo com atenção.

Abraço!


[134] Comentário enviado por kostelinha em 20/12/2011 - 15:03h:

Caro Julio, estou estudando como fazer a atualizacao do android, ao fazer o backup do rom eu estarei salvando a agenda tambem? ao instalar a atualizacao eu pederei a agenda de tels??
abracos e parabens pelo tuto!!!


[135] Comentário enviado por julio_hoffimann em 20/12/2011 - 15:49h:

Oi Ariel,

Sua dúvida é pertinente. Os contatos serão mantidos contanto que estejam salvos no Gmail. Após atualizar o aparelho e informar o email pela primeira vez, ocorrerá a sincronização. ;-)

Abraço!


[136] Comentário enviado por deninfinity em 12/02/2012 - 14:59h:

Ola!!Eu li vários site falando sobre a atualização para o froyo,mais tentei fazer e não conseguir o 2.2 mais sim o 1.6.então eu tentei baixar pelo market,o galaxyupdater.O gratuito conseguir mais o pago sempre da falha.sera que e por que estar com o 1.6.e não o 1.5????


[137] Comentário enviado por julio_hoffimann em 13/02/2012 - 14:04h:

Oi Deni,

Provavelmente não, tentou seguir o tutorial? Nunca usei o GalaxyUpdater, não posso te ajudar nesse quesito.

Abraço!


[138] Comentário enviado por jauam em 17/02/2012 - 02:31h:

Amigo,

Meu aparelho tem é da VIVO e não consigo entrar nessa tela de Recovery Mode, simplesmente não aparece essa tela com as letras verdes. Ao proceder para iniciar em RecoveryMode o aparelho inicia normalmente. Tem alguma outra maneira de entrar com Recovery Mode?


[139] Comentário enviado por julio_hoffimann em 17/02/2012 - 10:05h:

Oi José,

Conseguiu rodar o script 1-LINUX-Recovery.sh com sucesso? Desconheço outra maneira de acessar os modos de inicialização (fastboot, recovery) que não seja através do botões físicos do aparelho no Android 1.5.

Abraço!


[140] Comentário enviado por aasdelima em 30/03/2012 - 23:32h:

Oi Julio,

Tenho o tal celular e ainda é android 1.5 e quero atualizar.
Eu estou usando o CD bootavél do Ubuntu.
Conectei o cabo USB no computador.
No mesmo momento em que conectei o cabo já apareceu no Home do Ubuntu (desktop) duas partição.
Uma é o cartão externo como disk, e o outro como NO_NAME.
Entrei no NO_NAME e verifiquei todas as pastas e não encontro o diretorio /DEV
Entrei no sistema UBUNTU e encontrei o diretorio /DEV, porém não consigo descubrir as propriedades do dispositivo com o comando udevadm:

$ udevadm info --name=NomeDoDispositivo --attribute-walk

Já lí todos os post aqui e não achei solução.


Você pode me ajudar? Por favor!


[141] Comentário enviado por aasdelima em 31/03/2012 - 02:23h:

Duvida cruel

Estou usando o CD bootavel do Ubuntu.

Conecte o celular com o cabo USB; Conectei e identifquei o mesmo no desktop

2. Procure pelo novo arquivo criado no diretório /dev; ---- nao encontrei nenhum arquivo.

3. Descubra as propriedades do dispositivo com o comando udevadm:?????

$ udevadm info --name=NomeDoDispositivo --attribute-walk

4. Como root, crie um arquivo no diretório /etc/udev/rules.d/ com nome 10-NomeQueAcharInteressante.rules. --->OK! eu criei o arquivo, porem nao consigo inserir no arquivo a regra SUBSYSTEM=="usb", ATTRS{idVendor}=="04e8", MODE="0666"

Para o Galaxy já realizei os passos 1 a 3 acima, e tudo o que você precisa fazer é criar (como root) um arquivo chamado 10-android.rules no diretório /etc/udev/rules.d e colar o seguinte conteúdo:
Se o cd [e bootavel, ele vai apagar o arquivo que criei, certo?


[142] Comentário enviado por julio_hoffimann em 31/03/2012 - 07:42h:

Oi Alexandre,

A nova versão do Ubuntu já reconhece o aparelho sem a necessidade de criação de regras udev, como você mesmo constatou. ;-) Algum desenvolvedor já o fez nesse meio tempo entre a publicação do artigo e a data presente. Pode prosseguir com o tutorial sem problemas.

Boa sorte!


[143] Comentário enviado por aasdelima em 31/03/2012 - 23:40h:

Julio,

Muito obrigado pela atenção e por compartilhar o seu conhecimento. Realmente está o post ótimo.
Como estava com muita dificuldade, resolvi pesquisar mais.
Eu estava lendo um material sobre o easy recovery, e ao conectar o galaxy no ambiente windows eu testei um executável e dei um reflesh no galaxy e por incrivél que pareça ele tornou root o celular no ambiente windows.
Mas com eu estava com muito medo de danificar resolvi pesquisar mais e encontrei um video http://www.youtube.com/watch?v=9ovJPcqeWcY que salvou.
Depois de instalar o Android 2.2.1 com ambiente windows fiquei constrangido por não conseguir no Linux e resolvi fazer tudo no Ubuntu.

E consegui instalar o Android 2.2.1 tranquilo, e que faltou mesmo foi experiência e mais conhecimento no Linux.

Julio eu só tenho a agradecer vc! Muito Obrigado.




[144] Comentário enviado por julio_hoffimann em 01/04/2012 - 12:03h:

Oi Alexandre,

Que bom que o tutorial lhe foi útil, aproveite a ocasião para conhecer melhor o Ubuntu (ou qualquer outra distribuição Linux). ;-)

Abraço!


[145] Comentário enviado por gregsbs em 20/04/2012 - 09:21h:

bom dia, esse tutorial serve apenas para linux ou posso fazê-lo tambem via windows 7?
aguardo retorno o mais breve possivel!
obrigado


[146] Comentário enviado por julio_hoffimann em 20/04/2012 - 13:53h:

Oi Gregory,

Por favor leia os comentários.

Obrigado.


[147] Comentário enviado por dribs em 09/06/2012 - 01:15h:

Olá Júlio,

Não entendo nada X nada de atualização de firmware, de versão de android, mas confesso que não estou suportando a minha versão 1.5 Cupcake.VIIJ3, dados que são mostrados na configuração do celular. A bateria não dura quase nada, não consigo instalar quase nada que desejo. Ao perguntar algumas pessoas e pesquisar na internet, vejo a opção de atualização.

Foi assim que cheguei em seu blog, pesquisei sobre atualização do meu celular Samsung - modelo GT-I5700L, apontou para o seu blog a pesquisa, vi que é um blog sério, respeitado e bastante visitado, mesmo não entendendo quase nada, fiquei interessada... rs... Acho que encontrei a minha solução, mas estou com medo e não sei o que fazer, preciso realizar o desejo forte que estou sentindo de atualizar. Mas ao começar ler, vi que a explicação são para os modelos: Samsung Galaxy GT-I7500/GT-I7500L e o meu é GT-I5700L, tem algum manual para este modelo também? Se tiver qual é a última versão, a mais atualizada que posso realizar para este modelo.

Mais uma pergunta: uma pessoa leiga se seguir o seu passo-a-passo dará tudo certo ou precisa entender um pouco de linux? Tenho o sistema operacional Win7, mas baixei seguindo sua dica o Linux Ubuntu de acordo com o link do seu blog e já testei, ele entra em um linux gráfico lindo, adorei!!!

Espero que seguindo suas dicas eu consiga atualizar, gastei uma grana neste celular e estou muito chateada com o resultado.

Obrigada!



[148] Comentário enviado por julio_hoffimann em 09/06/2012 - 09:48h:

Oi Adriana,

Gostou do Ubuntu? Aproveite e fique conosco. ;-)

Sobre a atualização, infelizmente este tutorial não serve para o seu aparelho, mas você pode tentar o link do comentário [72].

Boa sorte!


[149] Comentário enviado por dribs em 09/06/2012 - 12:09h:

Olá Júlio,

Dei uma olhada no link que vc informou, mas não estou segura de fazer, aguardarei quem sabe vc criar um tutorial passo-a-passo como fez com outros modelos. Mesmo assim agradeço sua prontidão na resposta. Seu blog está de parabéns!!!

Abraço,

Adriana


[150] Comentário enviado por Uenden em 13/06/2012 - 23:11h:

o link do gapps-light n esta abrindo, existe algum outro link q eu baixo os pacotes?? e tem outra pergunta pra fazer esse update no galaxy I7500 o computador precisa ter o sistema operacional Linux? ou com o windows funciona tb? desculpe a pergunta (deve ser bem besta) pois sou leigo no assunto, obrigado


[151] Comentário enviado por julio_hoffimann em 14/06/2012 - 14:44h:

Oi Uenden,

Obrigado por informar sobre o link quebrado, já entrei em contato com os moderadores do site para que atualizem o artigo. Consegui um link operante com outro desenvolvedor do Gaosp, o Willd.

http://westermark.org/gaosp/

Sobre a outra pergunta, respondi inúmeras vezes nos comentários acima, o [35] é particularmente interessante.

Abraço!


[152] Comentário enviado por julio_hoffimann em 14/06/2012 - 14:48h:

Link atualizado no artigo.


[153] Comentário enviado por igones em 10/07/2012 - 15:33h:

Boa tarde, Julio!

Antes de mais nada, quero parabenizá-lo pelo artigo!
Já faz um bom tempo que procuro informações sobre atualização do meu "velhinho" i7500 (2 anos+ de uso) e de todos, esse é o mais ilustrativo e prático.
Te adianto que lendo todas as páginas do artigo, minha idéia de jogá-lo na parede para ter uma desculpa de trocar o aparelho começou a mudar.

Preciso de uma ajuda, pois sou bem leigo em relação ao Linux.
Em casa tenho um MacPro. Tentei fazer o procedimento todo por ele, mas percebi que o Terminal dele tem alguns comandos que não batem com o Linux. Caso tenha algum tutorial ou página que fale da compatibilidade entre os 2 sistemas, ficaria muito grato, assim posso usar o mesmo artigo só com algumas "traduções"!

Minha esposa tem um note com Windows 7 e, como ela é bem leiga, não pretendo fazer a "maldade" de trocar o OS dela pelo Linux. Prefiro jogar o cel. na parede do que passar 1 mês com ela dormindo de calça jeans. rsrsrsrs...
Como alternativa, achei o Gnome / Ubuntu Portable (para Windows) e é nele que comecei a seguir os passos para o tão sonhado Android 2.x (até agora tenho sobrevivido com o 1.5).

Dúvida 1:
Seguindo a receita de bolo, minha primeira dificuldade foi nas etapas 2 e 3: saber quem é o arquivo do aparelho na pasta /dev
Existe algum nome padrão do arquivo / aparelho? Não sei se a versão Portable pode ser incompatível com conexões USB.

Dúvida 2:
Percebi que não tenho privilégios de Administrador para salvar arquivos na pasta /etc/udev/rures.d ou seja, não consigo realizar as etapas 4 e 5 desta página.

Desde já agradeço e peço desculpas, caso tudo acima se resuma em "Isso é um problema de Windows! Você que se vire com esse lixo!" rsrsrs...

Abraço!
Igor


[154] Comentário enviado por repalma em 14/07/2012 - 20:36h:

Olá, tenho uma duvida sobre como fazer para abrir um atalho para entrar no menu.
Sem querer eu soltei o icone do browser no lugar do menu. Me refiro a este http://imageshack.us/f/94/celgti7500l.png/
Em vez de estar nesta ordem telefone, menu, browser, está assim: telefone, browser, browser.
Eu sei que é bobo mas ja procurei de tudo e nao consegui. Obrigada!


[155] Comentário enviado por julio_hoffimann em 14/07/2012 - 21:23h:

Oi Igor,

Sobre a primeira dúvida, não precisa realizar os passos 1 a 3, continue lendo o artigo e entenderá o porquê. Na verdade, acredito que a seção "Reconhecimento do aparelho" é desnecessária nas novas versões do Ubuntu.

Pesquise sobre privilégios de usuários no Linux e terá muito material para sanar suas dúvidas. Novamente, acredito que não seja mais necessário criar arquivos naquele diretório. Se ao conectar o aparelho, o Ubuntu o reconhecer como dispositivo de armazenamento, pode seguir para a seção "Privilégios de root".

Boa sorte!


[156] Comentário enviado por julio_hoffimann em 14/07/2012 - 21:26h:

Oi Renata,

Sua dúvida não tem nenhuma relação com o tutorial, mas lembro que já respondi algo parecido nos comentários. Por favor os leia.

Abraço!


[157] Comentário enviado por MMT em 01/08/2012 - 07:03h:

Ola Julio,

Em primeiro lugar, parabéns pelo seu trabalho. Estava em busca de um trabalho de confiança como este.

Veja se pode me ajudar, parei neste passo:

Instalação dos Google Apps (gapps)
1. Baixe o gapps-light: http://westermark.org/gaosp/gapps-gb-20110828-signed.zip">http://westermark.org/gaosp/gapps-gb-20110828-signed.zip
também verifiquei o comentário 151 que aponta para o link http://westermark.org/gaosp/, porem os dois links estão apresentando falha.
Pode verificar isto para nos?

Abs


[158] Comentário enviado por julio_hoffimann em 03/08/2012 - 13:38h:

Oi Marcio,

Link operante. ;-)

Abraço!


[159] Comentário enviado por MMT em 06/08/2012 - 14:30h:

Ola Julio

Baixei o gapps-light, mais quando vou aplica-lo a seguinte sequencia de mensagens esta aparecendo.
Tem ideia do que posso fazer?

Installing from sdcard...
Finding update package...
Opening update package...
Verifying update package...
Installing update...
E:Error in /sdcard/gapps-gb-20110828-signed.zip (Status 2)
Sync data ...
.Installation failed

Abs


[160] Comentário enviado por julio_hoffimann em 06/08/2012 - 15:17h:

Oi Marcio,

Poderia refazer o download? Talvez tenha ocorrido algum erro durante a transferência.

Se o erro persistir, retorne que entro em contato com os desenvolvedores novamente.

Abraço!


[161] Comentário enviado por mmt em 07/08/2012 - 17:19h:

Ola Julio

Já tinha tentado isso, fazendo download de lugares diferentes e apos a disponibilização do link fiz mais uma vez.
Sem sucesso......
So falta isso pra curtir a nova instalação.
Me ajuda nesta.

Installing from sdcard...
Finding update package...
Opening update package...
Verifying update package...
Installing update...
E:Error in /sdcard/gapps-gb-20110828-signed.zip (Status 2)
Sync data ...
.Installation failed

Abs


[162] Comentário enviado por julio_hoffimann em 09/08/2012 - 19:26h:

Oi Marcio,

Entrarei em contato com eles, retorno assim que possível. ;-)

Abraço!


[163] Comentário enviado por julio_hoffimann em 14/08/2012 - 09:21h:

Oi Marcio,

Infelizmente os desenvolvedores não estão mais interessados no GAOSP, muitos avanços no CyanogenMod já aconteceram desde quando eu escrevi este artigo.

Acredito que a melhor opção é pesquisar tutoriais mais recentes, com ROM's atuais.

Boa sorte!


[164] Comentário enviado por mmt em 22/08/2012 - 16:19h:

Ola Julio

Estudei os pacotes de atualização e verifiquei o seguinte:
Você informa o seguinte no tutorial,

1. Baixe o GAOSP public Beta 3: acesse http://code.google.com/p/gaosp/downloads/list e baixe o arquivo ZIP;

O que corresponde ao arquivo "GAOSP-2-PUBLIC-BETA-3.zip", do Froyo 2.2.1 certo?

Quando finalizo a instalação e vou para a instalação dos Apps, vou para o passo:

1. Baixe o gapps-light: http://westermark.org/gaosp/gapps-gb-20110828-signed.zip

Como estava gerando erro resolvi analisar o pacote e descobri que o arquivo "\META-INF\com\google\android\updater-script" contem as linhas de comando:
ui_print("GApps 20110828");
ui_print(" For Android 2.3.5");

Ou seja, a Rom instalada é do Froyo 2.2.1 e o pacote de Apps foi feita para o Gingerbread 2.3, depois de pesquisar um pouco mais, vi que no nome do arquivo também aparece a referencia do Gingerbread (GB) "gapps-gb".

Agora não entendi. Da minha parte acho que fiz tudo certo. Você ainda tem os pacotes de instalação?
Ou instalei a Rom errada?

Me da mais essa ajuda.

Abs


[165] Comentário enviado por julio_hoffimann em 22/08/2012 - 16:47h:

Oi Marcio,

Perguntei exatamente isso a um dos desenvolvedores, mas ele não estava muito interessado em resolver o problema, consideram o GAOSP, um projeto concluído.

Por sorte, o arquivo *.zip do gapps ainda está no meu aparelho. Como posso enviá-lo?


[166] Comentário enviado por mmt em 23/08/2012 - 19:49h:

Julio

Sucesso.....
Os arquivos enviados funcionaram perfeitamente. Agora minha instalação esta completa e funcionando muito bem.

Valeu pelo apoio e Parabéns pela sua iniciativa.

Abs


[167] Comentário enviado por julio_hoffimann em 23/08/2012 - 20:17h:

Marcio,

Que bom, agradeço por ter persistido no tutorial.

Como disse no email, preciso atualizar o link no artigo, vou avaliar as possibilidades de como compartilhar o arquivo na web já que 4shared, Megaupload, etc, estão sob constante ataque "anti-pirataria". Talvez use sua idéia do Google Docs. ;-)

Abraço!


[168] Comentário enviado por julio_hoffimann em 14/09/2012 - 07:04h:

Link atualizado no artigo.

A versão do gapps que o willd disponibilizou não é exatamente a mesma que funcionou com o Marcio.

Abraço!


[169] Comentário enviado por littlelate em 28/05/2013 - 00:03h:

Sei que parece ser um pouco tarde, mas estou atualizando um gt 7500 aqui e o arquivo do gapps está dando erro novamente, sabe me dizer se o link está errado ainda?


[170] Comentário enviado por julio_hoffimann em 28/05/2013 - 05:30h:

Oi Jose,

O link foi atualizado, não sei se ocorreu alguma modificação no arquivo desde então.

Sinto muito não poder ajudar, o tempo está escasso.

Abs.



Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.