01 02

Desligando o computador quando acabarem as músicas na sua lista de reprodução do MPD

O título é autoexplicativo. Sobre o "#!/usr/bin/env bash", podemos quebrar em duas partes: O sheebang é a forma padrão de especificar que um certo arquivo é um script. O "/usr/bin/env" tem um artigo na Wikipédia só para ele ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Env ) e várias perguntas/respostas no StackOverflow. O comando grep é usado para filtrar a saída do comando mpc. A opção "-F" tem o mesmo efeito do comando fgrep, mas é preferível devido a recomendação da manpage, "Direct invocation as either egrep or fgrep is deprecated". A opção "-q" é usada por questões de desempenho. Como só estamos interessados em saber se o padrão "playing" está presente ou não, não faz sentido imprimir as ocorrências e, também, não faz sentido continuar a busca após descobrir que a ocorrência existe. Além do desempenho, nós realmente não queremos que a saída seja impressa. A opção "-s" é usada para suprimir mensagens de erro. Algumas pessoas gostam também de especificar a opção "-o", para instruir o grep a só imprimir o padrão que foi pesquisado, mas é inútil dada que a opção "-q" foi utilizada. Talvez seja útil como uma garantia maior em ambientes diferentes que usam implementações diferentes do bash, mas já utilizamos comportamento específico do grep GNU de qualquer forma (consulte a manpage). O comando ":" é o comando que não faz nada (se não acredita, consulte "help :") e é usado, porque a construção while exige um corpo. Poderia ser substituído por "sleep 1", para não ficar consumindo processamento da CPU o tempo todo, mas como meu PC é um quad-core e esse script exige poucos recursos, não me importei com isso. Também poderia ser substituído por "mpc current -w", que faria o trabalho de esperar a música atual acabar, mas isso pode criar uma race condition não desejada. Por último, temos o já conhecido comando "shutdown -h now", que hoje em dia poderia (algo desnecessário) ser substituído por "systemctl halt".

Por: Vinícius dos Santos Oliveira


Sequência fibonacci com 35 linhas e for

Após dias sem abrir o arquivo-apostila eu continuei a ler e vendo o comando "for". Então tive a idéia de fazer um programa para calcular a sequência fibonacci. Você digita quantos números quer ver e a sequência fica limitada apenas pelo computador.

Por: Vinícius dos Santos Oliveira


Mini-editor de texto intuitivo em ncurses

Editor de textos simples feito em ncurses que tem as funções de abrir, salvar e pesquisar. Usa uma lista duplamente encadeada para manipular o texto e o ncurses para a interface (getch e printw) com o usuário.

Por: Vinícius dos Santos Oliveira


Biblioteca estática para manipulação de pilhas

Precisei fazer uma biblioteca de manipulação de pilhas em C, então estou compartilhando (GPL) ela. Ela manipula pilhas (aqui chega a 32768) de todos os tipos (é só modificar um typedef). Ela usa comentários estilo doxygen. Stack_id minha_pilha = stack_new(); a = stack_pop(minha_pilha);

Por: Vinícius dos Santos Oliveira


Ordenar sequência de números

Este script em C organiza sequências de números de forma crescente ou decrescente. Finalmente comecei a me divertir escrevendo códigos-fonte interessantes. A sequência pode ter quantos elementos o usuário quiser para o mesmo código-fonte, estando limitado apenas pelo computador. São 48 linhas que usam "for, do...while, vetores, etc".

Por: Vinícius dos Santos Oliveira



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts