Biblioteca de funções de manipulação de arquivos CSV para shell script

Funções de manipulação de arquivos csv em shell script. Funções para abrir, criar, pegar número de linhas, pegar quantidade de campos, pegar nomes dos campos, adicionar campos, adicionar linha, deletar linha, atualizar linha e outras ainda em desenvolvimento. Quem quiser contribuir... desde já deixo meus agradecimentos. Valeu Gabriel Fernandes

Por: Gabriel Fernandes


Localizar e excluir linhas repetidas em um arquivo texto

Este script localiza linhas repetidas em determinado arquivo texto e cria um novo arquivo (ARQUIVO-SAIDA) sem as linhas repetidas, um arquivo somente com as linhas que repetem (ARQUIVO-DUPLICADOS) e por último um arquivo com o estatísticas do resultado (ARQUIVO-LOG). Uso: ./limpa_duplicados.sh /caminho/do/arquivo caracteres início Parâmetros: - /caminho/do/arquivo = caminho completo do arquivo; - caracteres = quantidade de caracteres que compõem a chave da linha (opcional, padrão=450); - inicio = posição inicial da chave, começando em 0 - ZERO (opcional, padrão=0); Exemplo: ./limpa_duplicados.sh arquivo.txt 450 0 Precisa de ajuda? Fale comigo! [email protected]

Por: Gabriel Fernandes


LeTRA - cálculo de valores do arquivo de venda do PDV

LeTRA é um script para ler arquivo de movimento de venda (TRAB1.SDF) da solução de PDV da Zanthus - Zeus Front End e comparar se existem erros entre os registros 01 - resumo de cupom, registro 02 - movimentação de finalizadora, registro 03 - itens dos cupons e registro 05 - registro fiscal (redução Z). Funciona também com a versão 1.6 da Zanthus e processa arquivo gigantes de vendas, testes foram efetuados em arquivo com mais de 100 mil linhas. IMPORTANTE: - Necessita do dialog instalado. - Foi feito as pressas, pode estar um pouco desorganizado, mas funciona. Boa sorte!

Por: Gabriel Fernandes


Instalar impressora no CUPS a partir de um arquivo PPD

Script para instalar impressoras no CUPS, usando o driver HPIJS (http://hplip.sourceforge.net/), a partir de um arquivo de definição da impressora (PPD). Se tua impressora não estiver na lista de impressoras do CUPS, é possível ir no Linux Printing (http://www.linuxprinting.org) e baixar o arquivo de definição (.PPD) da mesma. Este script instala o arquivo PPD e cria a fila de impressão no CUPS. Importante: este script precisa, obrigatoriamente, do arquivo foomatic-rip (filtro universal). Ele precisa estar no mesmo diretório onde será executado o script. Este script foi testado no Slackware 10.2, Red Hat Linux 9, RedHat WS 3 e Fedora Core 2.

Por: Gabriel Fernandes


Mata usuários do FreeNX Server

Este script serve para derrubar todos os usuários conectados a um servidor do FreeNX em um único comando. Basta executar no Shell e todos os usuários serão derrubados e será exibida a saída das quebras das conexões, os usuários envolvidos e número total de usuários derrubados.

Por: Gabriel Fernandes