C - Include e Makefile
Este artigo tem o objetivo de explicar e orientar o uso da diretiva include e do uso de Makefile em seus projetos. Suponho que você tenha um pouco (não precisa ser muito) de conhecimento em C e saiba usar o compilador gcc sobre o GNU/Linux.
Por: Gilzamir Ferreira Gomes
Mono e C# (parte 2)
Este artigo faz parte de uma série de artigos sobre Mono e C# e visa mostrar as várias características destas duas tecnologias e como usar o Mono sobre o Linux.
Por: Gilzamir Ferreira Gomes
Mono e C# (parte 1)
Este é o primeiro artigo de uma série de artigos que visam apresentar e introduzir Mono e C# para os amantes do mundo livre e dos admiradores e usuários do Linux.
Por: Gilzamir Ferreira Gomes
Mono - Por que usá-lo?
Mono é uma implementação em comunidade aberta do Framework .NET para uma ampla faixa de sistemas operacionais e arquiteturas de CPU (tradução de parte da documentação oficial do Mono). Neste artigo darei uma visão pessoal do projeto Mono. Alguns detalhes técnicos também serão abordados.
Por: Gilzamir Ferreira Gomes
Ser livre, mas manter padrões
O objetivo deste artigo é alertar sobre a necessidade de uma padronização mais séria entre as várias distribuições do sistema operacional Linux. O texto não se trata apenas da opinião de um novo usuário, mas sim da leitura de uma pessoa que há 6 anos vem tentando se adaptar ao GNU/Linux.
Por: Gilzamir Ferreira Gomes
WhatsApp com Chamadas no Linux via Waydroid
XFCE - quase um Gnome ou Plasma mas muito mais leve
LXQT - funcional para máquinas pererecas e usuários menos exigentes
Manutenção básica para Gentoo Linux (com script)
Conheça o Zashterminal, um terminal moderno com IA
DOOM Carniceiro: rode o Meatgrinder com uzdoom (Gentoo e Ubuntu)
Samba 4 AD-DC 2026: Como instalar e configurar um Active Directory (via APT-GET)
[Resolvido] Sumiço de redes e micro quedas no iwd/iwgtk (Realtek rtw88)
eu queria saber no lenovo slim, se tem como ver os mhz de memoria e tu... (1)









