Montando compartilhamentos Webdav no Linux

Para quem quer montar discos virtuais do 4shared de maneira fácil no Linux, esse script veio para facilitar. Você precisa usar o ambiente Gnome, ter o Nautilus, Zenity e o pacote davfs2 instalado. Para instalar o davfs2 digite: $ sudo apt-get install davfs2 O script ajuda a configurar a montagem para que você tenha que evitar de configurar os arquivos manualmente. Para executar o script digite: $ sudo sh 4shared-webdav.sh Obs.: Você precisa de ter permissão de root (ou usar o sudo, como no exemplo acima).

Por: Guilherme Oliveira


Configurar servidor proxy no Apt-get usando SS e Kdialog

Aqui em casa estou usando algumas soluções para compartilhar a internet e volta e meia uso proxy e outros tipos de conexão, então ter que alterar manualmente as configurações de proxy do Apt-get me baseando nas dicas daqui mesmo do Viva o Linux ( http://www.vivaolinux.com.br/dica/Configurando-aptget-com-proxy ), não é fácil para quem não domina o Linux. Fiz um script realmente fácil para fazer essa tarefa e fácil de ser entendido também. Apesar de ser um script simples, seu uso é fácil pois com o Kdialog é possível fazer pequenos programas com uma interface gráfica bem interessante. Para executar o script, basta baixar o script e executar clicando duas vezes o arquivo ou então digitando o comando "sh aptgetproxy.sh" que ele vai executar. Para quem quer usar, você precisa usar o Kdialog, que é um programa de caixas de diálogo exclusivo do KDE e que vem por padrão nas distribuições que vêm com o KDE por exemplo, Kubuntu, OpenSUSE, Mandriva, Mint Linux e outros... Estou usando BigLinux e Mandriva 2010 nesse momento, mas futuramente irei fazer um que funciona tanto no Gnome, KDE e outros ambientes utilizando os programas Zenity, Xdialog, dialog e outros.

Por: Guilherme Oliveira


Verificando existência de computadores na rede

Esse era um exercício da minha faculdade, talvez o mesmo possa acontecer com vocês. O software deve informar quais computadores na faixa de IP 10.*.*.* estão conectados ou não (respondem ou não ao ping). Salve os dois arquivos e execute o arquivo teste.sh. Esse teste vai demorar bastante tempo, mas funciona direitinho! O que pode ser aproveitado desse exercício é a utilização de repetições, pipeline, manipulação de strings. É interessante!

Por: Guilherme Oliveira


Obter temperatura do Weather.com

Estava fazendo um script aqui para a matéria da faculdade, tive uma ideia e resolvi montar um script usando poucas linhas de como obter a temperatura em graus fahrenheit de uma determinada localidade, conforme o site Weather.com. O modo de usar esse script é: sh temperatura.sh BRXX0093 Onde BRXX0093 é a cidade de Fortaleza/CE. Você pode consultar o código de sua cidade no próprio http://weather.com Por exemplo, na URL abaixo: http://www.weather.com/outlook/travel/businesstraveler/local/USFL0316?from=recentsearch O código USFL0316 corresponde a cidade de Miami na Flórida, EUA. Então... sabendo do código da cidade, veja o código abaixo, como é simples!

Por: Guilherme Oliveira






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts