01 02

tag-mp3 - Um script para editar e/ou visualizar algumas tags ID3 de arquivos MP3

tag-mp3 é um script para editar e/ou visualizar algumas tags ID3 de arquivos MP3. Esse script suporta adição e remoção de imagens para a capa e o verso do álbum. Eu fiz esse script para uso pessoal, por isso não estão presentes tags ID3 que não uso. Os requerimentos são bash, ffmpeg e GNU getopt (o script funciona sem o GNU getopt se as linhas 158 - 160 forem removidas, porém com funcionalidade diferente em relação a forma de tratar as opções).

Por: João Gabriel


Wrapper do dd com algumas medidas de segurança

O safedd é um script wrapper do dd, que aceita o mesmo formato de parâmetros que o dd e passa os parâmetros do script para o dd. Recursos de segurança: - Avisa o usuário quando um dispositivo não-removível é usado como arquivo de saída, já que o dd é *geralmente* apenas usado em dispositivos removíveis. - Avisa o usuário quando um arquivo comum com tamanho maior que zero for usado como arquivo de saída. - Avisa o usuário se ele tentar gravar numa partição, visto que o dd é *geralmente* usado para gravar no disco inteiro, não apenas em uma partição. - Impede o usuário de usar dd em sistemas de arquivos montados e sistemas de arquivos essenciais (/, /boot, /home, swapfiles ou partições swap, etc.) - Impede o usuário de usar dd se o arquivo de entrada for maior do que o arquivo de saída (apenas se aplica quando o arquivo de saída é um dispositivo de armazenamento, onde a falta de espaço pode corromper dados) - Executa o lsblk antes de executar o dd para que o usuário possa conferir os dados. REQUER: bash, grep e dd É claro que ainda há riscos mesmo ao usar esse script: todo cuidado é pouco! por isso sempre confira seus dispositivos, e, se possível, fisicamente remova os que você não quer destruir sem querer. Dica: Quando for fazer *qualquer coisa* envolvendo dispositivos de armazenamento e partições, ao invês de usar /dev/sd*, use /dev/disk/by-label/<label do disco> ou /dev/disk/by-id/ata-*, pois é muito mais difícil de um erro de digitação acabar apagando um disco inteiro, e é muito mais fácil de conferir que é o disco certo.

Por: João Gabriel


audsw - trocar configurações do ALSA de forma fácil

Há muitos que ainda utilizam apenas o ALSA. Seja porque não gostam do PulseAudio / Pipewire, ou porque não vêem necessidade em utilizá-los, etc. No ALSA, para alterar a saída de áudio padrão é necessário modificar os arquivos de configuração ( /etc/asound.conf ou ~/.asoundrc ). Esse script serve para facilitar essa tarefa. Primeiramente, crie um arquivo de configuração para cada saída de áudio que você quiser ter a possibilidade de usar como padrão. Exemplo: Supondo que hw:0,2 é uma saída HDMI e hw:1,3 é uma saída analógica frontal, você pode criar um arquivo /etc/asound-hdmi que usa hw:0,2 como dispositivo padrão; e depois outro arquivo /etc/asound-analog que usa hw:1,3 como dispositivo padrão. Você configura o script pra usar esses arquivos, e após isso poderá escolher o dispositivo de áudio padrão muito mais facilmente. Antes de usar o script, modifique CARD_DESC para incluir uma descrição de cada dispositivo de áudio e modifique CARD_CONF para que aponte para os arquivos de configuração corretos. Esse script não só pode ser utilizado para alterar os dispositivos de áudio padrão, mas também para outras funções que envolvem modificação do(s) arquivo(s) de configuração do ALSA, como habilitar / desabilitar DMIX, alterar o codec utilizado para resampling, etc. PS: Os programas que usam ALSA só lêem os arquivos de configuração quando são iniciados, portanto, ao alterar o dispositivo de áudio padrão, é necessário reiniciar esses programas para as alterações se manifestarem.

Por: João Gabriel


Menu secundário

Uma forma de utilizar o ROFI ou o dmenu juntamente com arquivos DESKTOP para criar um menu secundário, separado do principal.

Por: João Gabriel


Visualizar capas de álbuns de músicas no MPD/MPC/NCMPCPP

O NCMPCPP é um cliente do MPD, interativo, e com uma interface muito boa. O NCMPCPP tem um problema, porém: não é possível ver a capa do álbum da música que você está escutando. Esse script usa o Ueberzug (um visualizador de imagens no terminal) para mostrar as imagens da capa do álbum da música que estiver tocando no momento. Esse script é uma versão modificada de um script criado pelo GeorgeHJ no GitHub. P.S.: esse script deve ser rodado por uma nova instância de um terminal, não diretamente, senão não vai funcionar! P.S.: esse script depende de ffmpeg, mpd, mpc e ueberzug.

Por: João Gabriel



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts