Gerando vários arquivos com PHP usando MPDF

Script que usa os dados de um ARRAY para gerar vários arquivos PDF ao mesmo tempo.

Por: Cláudio Souza Jr.


Gerando arquivo PDF com PHP usando mPDF

A classe mPDF é muito extensa e bem versátil. É possível criar PDF de várias maneiras, mas nesse script abordei um método que transforma o buffer de saída do PHP em PDF usando um arquivo HTML gravado no servidor. Não sei se isso é usual, mas aqui pra mim foi muito prático, pois eu não precisei ficar configurando o PDF linha por linha. São 3 scripts, na verdade (index.php, gerador.php e style.css), cujos códigos seguem anexados.

Por: Cláudio Souza Jr.


Geração de códigos captcha em formulários HTML com PHP e PostgreSQL

Requerimentos: - PostgreSQL 9.2 - Apache 2 - PHP 5 (5.4.35) - NTP (facultativo) - Extensões PHP: php5-gd e php5-pgsql - A opção global "date.timezone" do "php.ini" foi configurada - O navegador tem que suportar JavaScript. Segue anexada a classe e os códigos dos demais arquivos. Obs.: o path aqui no meu servidor é: "http://localhost/testes/php/classes_php/captcha_simples". Ao mudar isso, atente para o modo "3" do método "CriaCaptcha", em "classe.php". Críticas construtivas, sugestões e análises são bem-vindas.

Por: Cláudio Souza Jr.


Debian - inicializando VMs (VirtualBox) no boot

Primeiro cumpre esclarecer que o foco está no VirtualBox, instalado em uma distribuição Debian 7.6.0 (32 bits), mas isso deve ser possível com qualquer outro virtualizador e/ou versão Linux, desde que feitas as devidas adaptações. O procedimento é muito simples. Criamos um script que usa configurações estáticas. Logicamente, este programa requer VirtualBox instalado e funcionando, com o aplicativo vboxmanage devidamente configurado. O apt-get resolve isso na maioria dos casos em distribuições Debian (ou baseadas em Debian). Também requer máquinas virtuais criadas e previamente configuradas. Lembre-se de que o usuário que cria as VMS é o único que poderá controlá-las. Aqui no site tem muita dica boa sobre criação e administração de VMS (inclusive na linha de comando), e na internet tem mais uma pá de coisas muito boas (inclusive em inglês), portanto, não mencionarei esses procedimentos aqui. Pouco provável o contrário, mas os programas "su" e "update-rc.d" também devem estar instalados. O interpretador de comandos que eu usei foi o bash. Considerações: 1. Como usuário root do sistema, grave o arquivo/script no diretório /usr/local/bin"; 2. Com o arquivo/script gravado, dê permissão de execução a ele com o comando: # chmod +x /usr/local/bin/nome_do_script 3. Crie um link simbólico desse arquivo para o diretório "/etc/init.d": # ln -s /usr/local/bin/nome_do_script /etc/init.d 4. Atualize a lista de programas iniciados no boot com o comando: # update-rc.d nome_do_script defaults Para ser mais prático, e considerando que a intenção é rodar esses comandos no boot/desligamento, você também poderia gravar/criar o arquivo/script em "/etc/init.d". Eu preferi fazer um link simbólico. Usar o usuário root para gravação do arquivo/script é uma atitude não obrigatória, fica a seu critério (logicamente, há implicações decorrentes). Dependendo das configurações das VMS ou/e da capacidade de processamento/carga do seu servidor, isso pode atrasar um pouco a inicialização ou desligamento da máquina. Perceba que todas as VMS têm o mesmo dono.

Por: Cláudio Souza Jr.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts