OneAPI: A plataforma da Intel para facilitar o desenvolvimento com chips Intel, AMD, ARM, NVIDIA POWER e FPGA

Não existe uma única arquitetura perfeita. Desenvolver para todas as plataformas é um grande desafio. Sendo assim, como Innovator Certificado Oficial Intel, disponibilizo aqui no Viva o Linux um modelo de desenvolvimento unificado denominado projeto OneAPI.

Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO)


OAK: Câmera Open Source de Visão Computacional com AI

Neste artigo conheceremos um hardware revolucionário, OAK (OpenCV Artificial Intelligence Kit). Acredito que este equipamento será relevante para a visão computacional como o Raspberry Pi foi para o setor de embarcados. O objetivo deste documento é prover de maneira sucinta o potencial deste produto.

Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO)


Programe em Python no jogo Minecraft com seu filho ou sozinho

Neste artigo veremos como utilizar o poder da linguagem Python no jogo Minecraft. Assim tornando possível interagir em tempo real com o jogo, criar mundos realistas e até criar modalidades dentro deste universo utilizando o desenvolvimento. Excelente recurso para passar o tempo sozinho ou com seus filhos durante esta fase de isolamento social devido a pandemia.

Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO)


Instalando Ubuntu Touch no seu celular (Linux de bolso)

Veremos neste artigo como instalar e configurar o Ubuntu Touch em equipamentos compatíveis com o projeto. Ao contrário do que muitos acham, o sistema operacional está ativo e muito funcional, ao ponto de utilizá-lo no dia a dia sem sentir saudades do Android, iPhone ou outros sistemas operacionais. E como cereja do bolo, contamos com a funcionalidade de convergência, e transformá-lo em um desktop.

Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO)


KaiOS: A ressurreição do FirefoxOS e o fim da segregação digital

Neste documento conheceremos o KaiOS, uma ressurreição do FirefoxOS, um novo mercado e o fim da segregação digital. Pois com aproximadamente 279 reais todos poderão acessar as tecnologias móveis com um baixo custo. É um novo mercado para explorar com o potencial de 3 bilhões de usuários.

Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO)