Script de cópia (destino - origem) otimizado

Pessoal, este script foi feito para economizar economizar a digitação do usuário e facilitar a busca de pastas. Caso você queira copiar uma pasta para um determinado local, porém você não lembra exatamente o caminho, ou você precisa copiar determinado diretório e o caminho são trocentas pastas acima ou abaixo do seu diretório corrente. O script funciona basicamente assim: 1) Digite a pasta que você quer copiar (caminho completo) 2) Digite apenas o nome da pasta destino (SOMENTE O NOME E NÃO O CAMINHO COMPLETO) 3) Caso a pasta que você digitou exista em mais de um local do Sistema, ele vai te listar todas, por exemplo, você digitou a pasta destino "bkp_old", ele listará todos os caminhos em que a pasta foi encontrada: 1 /opt/apache-tomcat/6.0.21/bkp_old 2 /etc/rc.d/bkp_old 3 /etc/appnet/conf/bkp_old 4 /var/log/rdm/bkp_old Em seguida você digitará o numero do caminho desejado. Após a cópia será exibida uma mensagem na tela de sucesso ou erro. Outra opção do script é que o usuário é obrigado a digitar ambas as pastas (destino e origem), se os campos estiverem vazios, o script alertará o usuário. Boas cópias!

Por: Alexandre Gonçalves Monteiro da Silva


Backup de vários servidores, diferenciado a rotina pela aplicação

Ninjas, certa vez me pediram um script para realizar Backup para mais de 100 servidores. Neste servidores haviam aplicações Weblogic instaladas e estas seguiam uma estrutura de diretórios diferenciado das demais. Nas aplicações era necessário somente captar os arquivos de configuração, arquivos binários e libs. A necessidade é compactar todas estas pastas/arquivos, renomeá-las para o nome do servidor seguido com a data do dia e inseri-los no DataServer1 e DataServer2, por exemplo: application_server1_2008-20-02.tgz. Até aí tudo bem, já tinha a lógica para bolar o código, porém verifiquei que somente o servidor CENTRALSERVER possuía chave publica para as demais máquinas, ou seja, não era possível executar o comando scp (sem utilização de senha) diretamente do script para as máquinas DataServer 1 e 2. Fui obrigado a centralizar todos os BKP na CENTRALSERVER e em seguida enviá-los às DataServer´s. Segue a estrutura final do script com as condições corretas: 1) Compactar a pasta /usr/application/phase1 dentro do próprio Server 2) Enviar os arquivos compactados para a maquina de CENTRALSERVER em /tmp/app_bkp 3) Enviar estes arquivos para as maquinas DataServer1 e DataServer2 em /opt/BKP_SYSTEM 4) Se os arquivos forem enviados corretamente, serão removidos da maquina CENTRALSERVERS e do Server de aplicação 5) Na execução deste script, um log será gerado com todas as informações dos comandos realizados Para constar que o Backup foi realizado corretamente, decidi criar um log com todas as informações que o script executa juntamente com o horário em que as mesmas foram realizadas. Segue o código, ele já foi bastante útil, pois tive que restaurar alguns backup´s que usuários deletaram ou modificaram "distraidamente"! :-) Bons backups para todos!!

Por: Alexandre Gonçalves Monteiro da Silva


Desligando seu PC com controle total e aviso sonoro

Pessoal, para quem gosta de deixar algo executando em seu PC e depois de certo tempo desligá-lo. Ou para quem quer um alerta sonoro para saber que seu PC estará desligando! ou até mesmo para você programar um tempo para ele desligar e saber o exato momento em que ele desligará. Por exemplo, agora são 16:20 e você quer programar para desligar seu PC em 50 minutos, ele te exibirá que será desligado às 17:10. Antes de desligar ele enviará um sinal sonoro 5 vezes durante 5 segundos para que você possa abortar caso seja necessário. Segue o script e fiquem a vontade para modificar as variáveis, os loops a gosto do freguês!

Por: Alexandre Gonçalves Monteiro da Silva