Gerir VirtualHosts do Apache

Ora boas tardes, Depois de algum tempo sem escrever nada no blog , trago-vos um script em perl acabado de sair do forno que nos permite adicionar , remover , listar , verificar , desativar os nossos virtualhosts. Para tal temos temos ao nosso dispor as seguintes opções: -add : para adicionar um virtualhost no apache , para tal basta usar a seguinte sintaxe: sudo ./apache -add ex: sudo ./apache -add www.rubemlrm.com rubemlrm -rem : para remover um virtualhost no apache, para tal basta usar a seguinte sintaxe: sudo ./apache -rem ex: sudo ./apache -rem www.rubemlrm.com -dis : para desativar um virtualhost no apache , para tal basta usar a seguinte sintaxe: sudo ./apache -dis ex: sudo ./apache -dis www.rubemlrm.com -c :Esta opção poderá receber um argumento que é o para mostrar a informação do virtualhost , caso não se passe o argumento do url irá mostrar todos os .conf que estão na diretoria /etc/apache2/sites-enabled/. Para tal basta usar a seguinte sintax: sudo ./apache -c #irá listar todos os .conf da directoria ou sudo ./apache -c www.rubemlrm.com #para mostrar o conteúdo do .conf deste url -h : Por fim temos esta opção para nos mostrar os comandos que temos disponíveis. ./apache -h De seguida fica o código do script

Por: Rubem Mota


Verificação se utilizador existe ou não

Boa noite. Desta vez venho apresentar mais um pequeno script feito por mim. Este script tem como fundamento verificar se um utilizador existe ou não no sistema Linux e se existir, além de nos mostrar uma mensagem a dizer que existe ainda vai identificar o UID desse utilizador. Caso contrário vai mostrar uma mensagem de erro a dizer que o utilizador não existe. Atenção não foram utilizados comandos bash por isso é tudo perl scripting.

Por: Rubem Mota


Configurar ADB no linux

Boas Tardes Cada vez mais existem pessoas a utilizar Android e Linux e muitas deles tem dificuldades em por o adb a funcionar com Linux por causa de se ter que configurar regras ou então saber os valores para as coisas. Decidi então criar um pequeno script em perl para agilizar este processo e tornando a vida do pessoal mais fácil quando trabalham com isto.Este script foi feito a algum tempo numa forma de me auto-desafiar na minha aprendizagem de perl.

Por: Rubem Mota






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts