Você já Fez um tutorial ?

1. Você já Fez um tutorial ?

Rodrigo
rodrigom

(usa Debian)

Enviado em 27/08/2011 - 23:14h

Pessoal, boa noite...

Eu sempre antes de fazer um servidor, ou qualquer trabalho que seja referente ao Linux, dou uma boa pesquisada antes de começar a meter de meter a mão na massa!
Não tem como não dar de cara com tutoriais excelentes pela net a fora e não menos aqui no VOL!!! :)
Agora, para você que já fez um "tuto", qual foi a maior dificuldade, onde pesquisou ? quanto tempo demorou, qual foi o tempo para realmente deixar tudo funcionando ?
Tenho vontade de montar um qualquer hora dessas, mas nada pela metade...

Abraço a todos...


  


2. Re: Você já Fez um tutorial ?

Walker Toledo Duarte
walkertd

(usa Debian)

Enviado em 27/08/2011 - 23:50h

Olá Rodrigo, boa noite!

A resposta para sua pergunta é muito abrangente, além de ter várias vias ao mesmo tempo.

Vamos lá.

Dificuldade:
Uma das maiores dificuldades seria realmente tentar abranger todas as distribuições em relação ao seu tuto, ou seja, verificar todos os comandos que serão aproveitados em um server e em outro também.

Onde Pesquisas:
Sem dúvidas o Google é a ferramente essencial, entrentanto, deve-se ter cuidado, pois da mesma forma que ajuda, atrapalha e muito. É pertinente que se tenha atenção em o que está buscando e para quê. Ah, para Linux é crucial você ter no mínimo o conhecimento em Inglês, seja ele instrumental(técnico) ou não, pois muitas matérias só são encontradas nessa língua.

Tempo:
Vai depender totalmente do tutorial. Não vou dizer que criar um tutorial para mudança de tema do linux gastaria o mesmo tempo que criar um para implantação e configuração de um Nagios, ou ainda um servidor de email com vários tipos de segurança. Cada qual tem seu tempo específico, entretanto, isso não é relevante, desde que o mesmo seja bem fundamentado e atenda aos que precisam do tutorial.

Por fim, caso haja alguma dúvida, post aí!

\o/




3. Re: Você já Fez um tutorial ?

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 28/08/2011 - 01:10h

sou apenas consumidor
rsrsrsrsrs...


4. Re: Você já Fez um tutorial ?

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 28/08/2011 - 01:45h

Já preparei algum material tanto aqui no VOL como em outros fóruns. O grande problema é lembrar de anotar para poder não esquecer de todos os detalhes nas várias etapas para resolver um determinado problema que você está enfrentando. Claro que a fase da pesquisa é importante, diria até que possivelmente será a parte mais importante, para resolver o seu problema. Na maioria das vezes, esqueço de anotar os detalhes da pesquisa que me levaram a conseguir sucesso na resolução do problema sendo enfrentado. Esta será a parte mais difícil e trabalhosa na hora de preparar algum material sobre este tema, lembrando o passo a passo. Entre as matérias que publiquei, pelo menos até agora, nenhuma foi direcionada a um tema especifico, tendo sido sempre sobre problemas enfrentados e a forma pela qual consegui ou contorna-los ou resolve-los.

Não espere ter o material perfeito para publicar, pois desta maneira você estará privando seus prováveis leitores de aproveitar também aquilo que você descobriu, pesquisou ou resolveu. Existe uma bela citação sobre isto, com um tremendo senso de verdade:

O ótimo é o maior inimigo do bom e do razoável!

Portanto, não espere chegar ao ótimo segundo sua própria analise, vá publicando o que você desenvolver e vai notar que em geral a tendencia é de melhora, tanto de conteúdo como de clareza, etc. A menos que você seja muito cara de pau, o seu maior critico será você mesmo.


5. Re: Você já Fez um tutorial ?

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 28/08/2011 - 03:04h

A grande disponibilidade de material sobre Linux, que todos usam quando começam a se aventurar nesse sistema, faz com que muitos "devolvam" à comunidade conhecimento acumulado. Trata-se de "retribuir o favor" de acordo com a capacidade e disponibilidade de tempo. E o principal ingrediente é mesmo a vontade de contribuir.


6. Re: Você já Fez um tutorial ?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 28/08/2011 - 07:09h

"
A grande disponibilidade de material sobre Linux, que todos usam quando começam a se aventurar nesse sistema, faz com que muitos "devolvam" à comunidade conhecimento acumulado. Trata-se de "retribuir o favor" de acordo com a capacidade e disponibilidade de tempo. E o principal ingrediente é mesmo a vontade de contribuir.
"

maravilha de comentário André!


7. Re: Você já Fez um tutorial ?

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 28/08/2011 - 13:17h

olha a pergunta é muita geral: dependendo do tutorial, dica ou artigo, uns gastam mais tempo, outros menos, uns foram planejados, outro foram feitos depois que vc descobriu um jeito fácil de resolver um pepino,
tem pesquisas que demoram muito, outras não, tem testes que demoram muito outros não etc...
as motivações, aprincipal é ajudar, poq não sou programador, ma suso software livre.
sobre e diversidade de tempo que gasta, motivo etc....veja exemplos. minhas dicas de driver nvidia vieram da necessidade minha de consertar o driver que não funcionava, tentei, tentei de novo, funcionaou , publiquei.
outras coisas vem da curiosidade, ex. "o que acontece se seu puser um kernel de gentoo no sabayon?" e testei e funcionou...

curiosidade, tb testar distros, queria testar muitas, fiz maquina multiplo boot, publiquei como fazer...

outras coisas foram planejadas,como comparações entre navegadores, entre aceleradores de download.

também foi planejada a revisão tecnica dos diversos ambienetes gráficos, e aí tem pesquisa Internet,e bem demorada.

resumindo depende, umas são rápidas outras não


8. Re: Você já Fez um tutorial ?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 28/08/2011 - 14:43h

Tb acho que o comentário do Pinduvoz foi excelente. Principalmente por ter vindo de um cara que tem vasta contribuição para com o Linux aqui no Vol e em outros fóruns.

Pra mim, a maior dificuldade em escrever é encontrar o ponto de vista do público alvo. Devo entender que não estou escrevendo algo pra mim e sim para outras pessoas. Muitas vezes, algo que parece claro pra mim, não parece para o leitor.

Eu acho que escrever deveria ser uma prática muito mais assídua entre nós, usuários Linux. Temos muita coisa, mas o trabalho nunca vai acabar, já que o Linux se desenvolve à passos largos.

Além disso, caso alguém ache que não tem condições ou simplesmente não gosta de escrever, pode fazer algum trabalho na tradução de bons artigos e documentação para o português. A Wiki do ubuntu é bastante grande, mas muita coisa interessante ainda está apenas em inglês.

Só para complementar o comentário do Pinduca: Eu acho que todos nós, linuxers, temos a obrigação moral de contribuir com o que pudermos, seja com tutoriais, com ajuda, com respostas no fórum, com a doação de cds etc... Pois ninguém aprende sozinho, e se hoje nós estamos livres é porque alguém teve bastante trabalho para facilitar as coisas pra nós.

Abraço


9. Re: Você já Fez um tutorial ?

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 28/08/2011 - 15:30h

Excelente a colocação do Andre reforçada pelo Edinaldo e pelo Gedimar, existe um grande prazer em poder compartilhar o pequeno ou grande conhecimento que obtivemos de forma também gratuita, repassando algo de nossa autoria para ajudar outros usuários e membros da comunidade que eventualmente estejam encontrando alguma dificuldade. Este é o espirito da coisa!!


10. Re: Você já Fez um tutorial ?

Reginaldo de Matias
saitam

(usa Slackware)

Enviado em 28/08/2011 - 16:28h

Bem, alguns pontos chaves de um tutorial são: título, objetivo, instalação(mostrar via gerenciador de pacotes da distro e/ou via compilação de pacotes), configuração, inicialização do serviço(relatar nas distros), e se possível apresentar o "pulodogato" do tutorial em questão.

.
http://mundodacomputacaointegral.blogspot.com/


11. Re: Você já Fez um tutorial ?

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 28/08/2011 - 19:10h

O que eu disse é exatamente o que penso e vi acontecer.

Desde que comecei no Linux participo de Fóruns e vi muita gente entrar neles sem saber nada e, algum tempo depois, ser capaz de contribuir com excelentes dicas, tutoriais e artigos.

E isso, na minha opinião, é a parte mais legal do SL.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts