Uma ideia sobre o VOL

1. Uma ideia sobre o VOL

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 30/05/2021 - 10:27h

VOL é provavelmente um dos poucos sites que acesso capaz de provocar o estado de fluxo (flow em inglês).
Praquem não conhece, flow é o estado de experiência ótima, ou melhor, sabe quando você faz algo e de repente o tempo passa tão rápido que você nem se deu conta do tempo passando? É esse o estado de flow.

Eu conheci esse estado em um estaudo de um game designer famoso, o criador do jogo de PS3, o Journey.
Outro site que se aproveita do flow para criar vício (sim, vício mesmo) é o facebook.

O VOL segue quase a mesma linha do facebook, porém, o estado de fluxo conseguido aqui é mais "puro" que lá.
Eu digo puro, referente a livre escolha de estar ou não vendo conteúdo. No facebook, o conteúdo vem até você de alguma forma e em geral, você não procurou por ele, mas achou interessante.

No VOL eu creio que isso não exista com tanta força, mas existem mecanismos para provocar flow:
1-sistema de pontos e ranking
Além do engajamento, o sistema de pontos também afeta o estado de flow em alguns users que se interessam por pontos. Mesmo assim, o vol atual nãoincentiva tanto a valorização dos pontos e do "status" de ranking mensal ou geral.
2-feedback imediato
o VOL tem um sistema de feedback meio capenga mas funciona. Eu digo capenga porque o site em si não foi feito com o feedback em mente, apesar de que, há implementações que ajudam no feedback immediato, como o recebimento de emails assim que algum comentário é feito num conetúdo do user. O sistema de pontuação no conteúod (com exceção dos tópicos) é um sistema de feedback.
Por exemplo:
você pode ver quando uma Dica ou artigo seu é interessante pelo número de acessos totais ao artigo ou dica, ou mesmo, quando ele aparece no ranking dos ultimos 30 dias como um dos mais acessados, isso significa pra quem escreveu tal conteúdo que: fiz um bom tyrabalho (feedback positivo). E pra quem não tem o arttigo ou dica muittto acessado, isso é feedback negativo, mas apenas pra quem se importa com tal coisa.

Eu acredito ser possível levar o VOL a um patamar ainda maior desses dois pontos acima. Começando pela valorização dos pontos, e em seguida por criar novo código para aumento do feedback dentro do próprio site. Por exemplo: um sistema de notificação de quando você recebe um joinha em algum comentário ou conteúdo seu, dai apareceria ali no cantinho algo como "Você recebeu um joinha no tópico tal". Isso aumentaria ainda mais a sensação de feedback e estadia no site, e por consequência também influenciaria no aumento de envio de conteúdo.

Enfim,o que você acham dessas ideias?



  


2. Re: Uma ideia sobre o VOL

Rodrigo
omag0

(usa Debian)

Enviado em 30/05/2021 - 10:36h

Sem desmerecer o VOL,as não acho tudo isso que você escreveu.
A experiência é individual. Chutando, devam ter uns 10 usuários que compartilhem do seu ponto de vista. Visto número de acessos e respostas aos tópicos. (Isso tudo é achismo meu)
Eu passo dias sem acessar o site.
E quando acesso , algumas vezes não demoro nem 2 minutos.
Mas há vezes que passo bem mais tempo, como agora
Tenho o VOL mais como um buteco de fim de semana que revejo rostos conhecidos que um lugar para conhecimento.



3. Re: Uma ideia sobre o VOL

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 30/05/2021 - 10:43h

@omag0
Ai é que tá, não dá pra ter certeza que todos fazem isso, porém, o site tem muitos acessos, então, é de se supor que ele provoque flow na maioria.
Acredite, se não fosse por isso, ninguém acessaria o site.
Lembro aqui no passado tinha uns users que passavam o dia todo no vol apenas por conta do estado que o site provoca.
Teve uma vez que um user definiu o site como "parece a faculdade", ele se referia a experiência que o acesso ao site causava nele.

o estaod de flow não ocorre apenas com o acesso, mas também com a leitura de conteúdo. Por exemplo, é provável que você já tenha sentido tal estado lendo algum conteúdo daqui, mas pode não lembrar ou pode não estar consciente de tal ocorrido.

Flow inicia rapidamente em algumas pessoas, coisa de poucos segundos, já em outras nem acontece como é o caso de quem tem anedonia (acho que é esse o nome)

____________________________________________
https://nerdki.blogspot.com/ acessa aí vai lá, é grátis!
Capeta (demo) do meu trabalho:
https://github.com/cpusam
Uma musiquinha pra relaxar:
https://www.youtube.com/watch?v=5Q02JgxAHu8



4. Re: Uma ideia sobre o VOL

Ruan
ru4n

(usa Debian)

Enviado em 30/05/2021 - 12:49h

Na real, até esqueço que existe o sistema de pontos do VOL. Eu geralmente fico off por um tempo, e quando volto participo por alguns dias... não consigo acompanhar por muito tempo.

Nesse sentido, sou mais com o q omag disse: "Tenho o VOL mais como um buteco de fim de semana que revejo rostos conhecidos que um lugar para conhecimento."

Porém as vezes me deparo com alguma dica ou artigo q me interessa, o q me incentiva a ficar mais tempo no site. Ou quando descubro alguma coisa interessante sobre linux, e preciso compartilhar com mais pessoas essas descobertas. No começo, eu costumava escrever em blocos de notas e armazenar em uma pasta do meu hd... o q de fato não é muito prático.




5. Re: Uma ideia sobre o VOL

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 30/05/2021 - 15:47h


ru4n escreveu:
Nesse sentido, sou mais com o q omag disse: "Tenho o VOL mais como um buteco de fim de semana que revejo rostos conhecidos que um lugar para conhecimento."

Porém as vezes me deparo com alguma dica ou artigo q me interessa, o q me incentiva a ficar mais tempo no site. Ou quando descubro alguma coisa interessante sobre linux, e preciso compartilhar com mais pessoas essas descobertas. No começo, eu costumava escrever em blocos de notas e armazenar em uma pasta do meu hd... o q de fato não é muito prático.

Mas isso ai é justamente o estado de fluxo.
O que faz os users daqui voltarem ao site é o estado que sentem quando estão por aqui, não apenas porque é tipo um buteco ou mesmo "parece a faculdade".
Esse tambémm é o motivo principal do facebook viciar algumas pessoas. Aliás, o fluxo é o motivo do vício em si, o que significa que nem sempre gera prazer no sentido de ser bom do ponto de vista moral.

Se pudesse ser mais bem provocado aqui no VOL, o site seria ainda mais frequentado, ou até mesmo viciar algumas pessoas como faz o facebook e youtube.
Você pode não ligar pros pontos, mas existem muitas pessoas que ligam, eu fui um desses por muito tempo. Antigamente eu ficava vigiando meus pontos nos scripts que eu mandava pra cá, era viciante ficar olhando aumentar o número de visitas do script, hoje em dia eu parei com isso, uso mais para saber se o artigo ou dica foi interessante. Se fosse implementado um sistema melhor de feedback, talvez isso reforasse ainda mais a estadia aqui no site.

____________________________________________
https://nerdki.blogspot.com/ acessa aí vai lá, é grátis!
Capeta (demo) do meu trabalho:
https://github.com/cpusam
Uma musiquinha pra relaxar:
https://www.youtube.com/watch?v=5Q02JgxAHu8



6. Re: Uma ideia sobre o VOL

Paulo
paulo1205

(usa Ubuntu)

Enviado em 31/05/2021 - 00:22h

Eu concordo parcialmente com o SamL. Quando paro para escrever alguma coisa no VoL, o que geralmente acontece por meio de respostas no fórum a comunidades de programação, geralmente não vejo muito o tempo passar.

Mas talvez isso seja por um defeito meu. Perfeccionismo é uma coisa muito diferente de verdadeira excelência. Muitas vezes me pergunto — normalmente só depois do fato consumado — se realmente vale a pena passar dezenas de minutos (e, às vezes, várias horas) elaborando uma resposta que quase ninguém vai ver ou, não raro, vê e não compreende, ou simplesmente despreza.

O próprio fato de levar muito tempo para escrever minhas mensagens indica que eu tenho esse conhecimento todo que eu desejo passar aos programadores novatos. Frequentemente tenho que pesquisar por conta própria antes de poder responder qualquer coisa sobre um determinado tema. Acho que isso faz parte do flow a que o SamL se referiu, e é até positivo, por um lado, já que eu mesmo acabo aprendendo — ainda que a pessoa a quem eu respondi ou os demais membros na comunidade não aproveitem minhas respostas, pelo menos eu ampliei um pouquinho meu próprio conhecimento.

Quanto ao aspecto “boteco”, não sei dizer muito se é o que me move. Ao longo dos nove anos em que conheço e faço parte do VoL, não creio que posso dizer que criei laços reais com quem quer que seja. Tenho bastante estima por algumas pessoas aqui, tais como o próprio SamL, o EnzoFerber e outras pessoas que participam (ou participaram) da comunidade “C / C++”, que é onde eu mais atuo dentro do VoL, e respeito muito também o Fábio, que mantém o VoL há tanto tempo, mas falta um bocado por conhecer das pessoas por trás desses usernames. Por mais que eu viva conectado por questões de trabalho com Informática — e mais ainda agora, com o trabalho remoto decorrente da pandemia — e também por lazer, é outra coisa saber a idade, reconhecer o sotaque, conhecer os rostos, descobrir gostos e aversões, saber se é de direita ou de esquerda, flamenguista ou tricolor, e outros tipos de coisas sobre as quais se fala num “boteco” (ou num lugar mais maneirinho, que é mais o meu gosto).

----

Quanto às sugestões do SamL (e outras de minha própria lavra):

  • Não entendo muito a pontuação do VoL. Acho que ela poderia ser revista, porque penso que algumas coisas não fazem mais o mesmo sentido hoje que podem ter feito no passado (por exemplo: screenshots do desktop).

  • Como eu tendo a participar mais do fórum do que de qualquer outra área do site, inclusive como moderador de algumas comunidades, acho que o fórum precisava de uma reformulação. Um ponto que me desagrada é que ainda é possível que o autor da postagem original apague todo um tópico se ele resolver apagar a primeira postagem. E se um cara qualquer levou horas elaborando uma resposta detalhada, que poderia beneficiar toda a comunidade? Azar o dele: o OP tem poder de censura sobre todo mundo que falou depois dele.

  • A própria publicação de artigos poderia ser mais ágil e automatizada e, ao mesmo tempo, dar mais um pouquinho de controle para o autor sobre o resultado final publicado. Não que não tivesse de haver filtros (para não virar mural de spam ou coleção de baboseiras), mas facilitar um pouco a publicação e até mesmo a revisão e manutenção de conteúdo poderia ajudar a produzir mais material.


... Então Jesus afirmou de novo: “(...) eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” (João 10:7-10)


7. Re: Uma ideia sobre o VOL

Ruan
ru4n

(usa Debian)

Enviado em 31/05/2021 - 09:33h

SamL escreveu:

Mas isso ai é justamente o estado de fluxo.
O que faz os users daqui voltarem ao site é o estado que sentem quando estão por aqui, não apenas porque é tipo um buteco ou mesmo "parece a faculdade".

Se pudesse ser mais bem provocado aqui no VOL, o site seria ainda mais frequentado, ou até mesmo viciar algumas pessoas como faz o facebook e youtube.


Ok, mas qual o ponto?

Em termos mais práticos e técnicos, para aprimorar o "flow no VOL", construindo um vínculo melhor entre o usuário e o site, acredito eu q primeiramente o site precisaria ser reescrito com tecnologias mais atuais para agilizar e facilitar o desenvolvimento dessas novas funcionalidades. Se me lembro bem, o Fábio comentou mais ou menos sobre isso em algum outro tópico.

Para o usuário obter um "feedback instantâneo", sem complicações no lado do desenvolvimento, é o ideal a se fazer.




8. Re: Uma ideia sobre o VOL

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 31/05/2021 - 13:03h


ru4n escreveu:
Em termos mais práticos e técnicos, para aprimorar o "flow no VOL", construindo um vínculo melhor entre o usuário e o site, acredito eu q primeiramente o site precisaria ser reescrito com tecnologias mais atuais para agilizar e facilitar o desenvolvimento dessas novas funcionalidades. Se me lembro bem, o Fábio comentou mais ou menos sobre isso em algum outro tópico.

Para o usuário obter um "feedback instantâneo", sem complicações no lado do desenvolvimento, é o ideal a se fazer.

Exatemente isso. O que venho dizendo até agora só se aplica a um site mais moderno, no caso um futuro update do site.
Mas fora a parte técnica, precisaria ser planejada essa parte do feedback, digo, ser pensado em mais mecânismos de feedback e até meios de melhorar a experiência de quem já está aqui. Creio que ouvir os users mais experientes seja uma boa ideia para melhoria das funções do site em si, digo, num futuro update, seria bom ouvir antes os users sobre ideias para adicionar ou mesmo remover funções antigas caso seja necessário.

O ruim é que pra esse tipo de coisa se usa de argumentos, que em geral são bem genéricos e fora da realidade, apesar de ser bem popular com a maioria.
Se pelo menos usassem técnicas como o que é usado em sites que já testaram tais coisas, como o próprio facebook e youtube, isso economizaria em testes de feedback e melhoramento da experiência em geral. Pra que reinventar a roda se eu posso copiar uma roda melhor de outro lugar?


____________________________________________
https://nerdki.blogspot.com/ acessa aí vai lá, é grátis!
Capeta (demo) do meu trabalho:
https://github.com/cpusam
Uma musiquinha pra relaxar:
https://www.youtube.com/watch?v=5Q02JgxAHu8



9. Re: Uma ideia sobre o VOL

Samuel Leonardo
SamL

(usa XUbuntu)

Enviado em 31/05/2021 - 13:21h

@paulo1205
Valeu ai pela consideração Paulo, eu tambémm tenho muito respeito por ti e por esse teu jeito perfeccionista com as respostas, já que eu aprendo também lendo tuas respostas.
Quanto as pontuações que você fez, elas são válidas.
Uma vez eu parei aqui no fórum pra anotar as sugestões que eu consegui encontrar, tem muitas sugestões boas.
Vou anotar essas tuas ai, pra quando for possível contribuir diretamente com código ao site, como prometeu o Fábio uma vez.

Uma coisa que depois que voltei acessar o site ano passado é: eu parei de esperar melhor respostas e retorno dos users nos tópicos que respondo, e também parei com a ideia de querer algum dinheiro em troca de contribuir com o site. Ou seja, passei a ignorar esses dois pontos e agora me sinto mais leve pra contribuir sem querer nada em troca.
Até porque essa questão de valor estava me colocando em conflito: quero contribuir mas não quero trabalhar de graça (pensava eu).
Ainda tenho um pouco de confusão quanto a essa questão mas é menos do que antes.

No mais, eu apenas contribuo aqui porque acho que isso meio que criar uma variável na mente de quem lê meu conteúdo. Exemplo, o cara pode estar querendo aprender desenhar e encontra quase sem querer o meu artigo sobre inkscape, então, por ler o artigo, ele passa a se dedicar a estudar desenho vetorial e arte. Ou seja, eu acabei provocando uma ideia na cabeça da pessoa, aquele tal do estalo eureka que muitos falavam no passado.

Algumas pessoas já foram afetadas desse modo por conteúdo que eu criei aqui no VOL, inclusive eu tive a oportunidade de ensinar programação pra algumas delas que eu, por puro acaso, acabei criando amizade. Então isso é tipo mudar o futuro, pra melhor, porque essa pessoa vai levar pra vida toda essa informação que a gente contribui aqui no site. E pode ter certeza que você mesmo Paulo, já fez esse tipo de coisa com muitos no fórum, mesmo que você não veja, os efeitos que tuas respostas boas causam, ainda assim, eu acredito que tenha um efeito forte em quem lê.


____________________________________________
https://nerdki.blogspot.com/ acessa aí vai lá, é grátis!
Capeta (demo) do meu trabalho:
https://github.com/cpusam
Uma musiquinha pra relaxar:
https://www.youtube.com/watch?v=5Q02JgxAHu8



10. Re: Uma ideia sobre o VOL

Cézar Augusto
cizordj

(usa Debian)

Enviado em 02/06/2021 - 16:35h

Eu também tive um tempo que era viciado no Vol agora eu parei porque meu olho é sensível a temas claros hehehe


11. Re: Uma ideia sobre o VOL

Ruan
ru4n

(usa Debian)

Enviado em 02/06/2021 - 18:31h


SamL escreveu:
Mas fora a parte técnica, precisaria ser planejada essa parte do feedback, digo, ser pensado em mais mecânismos de feedback e até meios de melhorar a experiência de quem já está aqui. Creio que ouvir os users mais experientes seja uma boa ideia para melhoria das funções do site em si, digo, num futuro update, seria bom ouvir antes os users sobre ideias para adicionar ou mesmo remover funções antigas caso seja necessário.

O ruim é que pra esse tipo de coisa se usa de argumentos, que em geral são bem genéricos e fora da realidade, apesar de ser bem popular com a maioria.
Se pelo menos usassem técnicas como o que é usado em sites que já testaram tais coisas, como o próprio facebook e youtube, isso economizaria em testes de feedback e melhoramento da experiência em geral. Pra que reinventar a roda se eu posso copiar uma roda melhor de outro lugar?


A princípio, no caso, daria para fazer um levantamento utilizando uma enquete com google forms, isso é, para limitar mais a questão de argumentos e filtrar melhor a questão de melhorias...