Linux fácil [RESOLVIDO]

1. Linux fácil [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 01/06/2010 - 13:40h

Constantemente vemos no VOL perguntas do tipo: que distribuição me recomendam?, qual linux é o melhor pra mim?, e sempre damos a mesma resposta.

Num post bem antigo: http://www.vivaolinux.com.br/topico/Slackware/PQ-slackware-e-debian?, nosso amigo Davidson Rodrigues Paulo: http://www.vivaolinux.com.br/perfil/verPerfil.php?login=davidsonpaulo, deu a seguinte definição acerca do Windows, Slackware, Debian e facilidade de uso.

"Facilidade de uso

Leve em consideração o seguinte aspecto: o Windows é o sistema operacional mais usado no mundo, entretanto nunca foi estável, nem seguro, nem confiável e muito menos teve boa performance.

Com as distribuições Linux acontece algo parecido. A distribuições mais usadas são aquelas que:

* São mais fáceis de usar (Ubuntu, SuSE, Mandriva, Fedora...)
* Têm uma maior divulgação através de marketing direto, por serem distribuições mantidas por empresas ou organizações (novamente Ubuntu, SuSE, Mandriva, Fedora...)

Debian e Slackware possuem sim uma performance superior quando comparadas com outras distros, mas isso se deve ao fato de elas possuírem poucas ferramentas que os tornam fáceis de usar. Ou seja, são distribuições que não são pra qualquer um. Não que seja necessário ser alguma espécie de gênio pra utilizá-las, não, mas para isso é obrigatório que se conheça muito bem sobre Linux, o que requer um bom tempo de estudo, o que nem todo mundo está disposto a fazer."

Achei tão perfeita, que isso deveria ser uma dica, link ou outro caso, o que acham?


  


2. Re: Linux fácil [RESOLVIDO]

Diego Langer
dlanger

(usa Debian)

Enviado em 01/06/2010 - 14:08h

De acordo.


3. Re: Linux fácil [RESOLVIDO]

Cristiano
sempreslack

(usa Slackware)

Enviado em 01/06/2010 - 14:16h

Perfeito, é isso msm que acontece. Realmente tenho notado que esse tipo de pergunta tem se tornado cada vez mais frequente aqui no forum. Tenho percebido que poucos iniciantes tem perguntado coisas como: que bom material posso ler? que material vcs recomendam para quem está começando a aprender algo sobre o GNU/Linux? Acho que realmente as coisas seriam melhor esclarecidas com um dica, mas tenho uma pergunta que não quer calar. Eles procuram pelas dicas antes de fazerem as perguntas? Acho que não, muitos iniciantes ja vão logo perguntando, sem ter pesquisado nada sobre o assunto. vejo alguns posts aqui que sem duvida alguma possui uma dica em algum lugar do forum, questões triviais, como a escolha de uma distro. Acho que eles nem vão ler muito e a dica vai acabar passando desapercebida com o tempo. Acredito que vale a pena tentar.


4. Re: Linux fácil [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 01/06/2010 - 14:21h

Temos uma parcela de culpa nisso. Damos a receita, o bolo e na boquinha.
Claro, não devemos ser radicais, mas não seria bom sugerirmos de vez em quando dicas do tipo: 'você já pesquisou?'


5. Re: Linux fácil [RESOLVIDO]

Luan Kleber
luanyata

(usa Ubuntu)

Enviado em 01/06/2010 - 14:23h

De acordo.²


6. Re: Linux fácil [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 01/06/2010 - 14:37h

De acordo³


7. Re: Linux fácil [RESOLVIDO]

Rodrigo Chaves
stilldre

(usa Funtoo)

Enviado em 01/06/2010 - 14:58h

resolvido!


8. Re: Linux fácil [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 01/06/2010 - 15:48h

Em outras palavras, você quer dizer que se o Debian e o Slackware se "popularizarem" tanto quanto o Ubuntu, ou até mesmo quanto o Windows, eles acabariam se tornando igualmente instáveis?


9. Re: Linux fácil [RESOLVIDO]

irado furioso com tudo
irado

(usa XUbuntu)

Enviado em 01/06/2010 - 15:58h

qqxadrez acabou de criar um sofisma: "a partir de uma assertiva verdadeira chega-se à conclusão falsa" ;)


10. Re: Linux fácil [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 01/06/2010 - 16:04h

Calma irado!!! Heheheh, eu não quero confusão. Nós usuários linux, devemos ter consciência do que pode e do que não pode acontecer com o linux. Devemos considerar todas as possibilidades. Não adianta manter os olhos fechados.

Além do mais, eu fiz uma pergunta simples, e aceitaria a resposta do Edps com toda humildade. Afinal de contas, ainda sou iniciante. Mas me apaixonei pelo Slackware, muitos aqui já sabem disso.

Não venha colocar flames aonde não existe!!!!! Sr Logicidade.

À propósito, é GGxadrez.

Abraço


11. De acordo =D

Emerson Leal Saraiva
xhycko

(usa Debian)

Enviado em 01/06/2010 - 16:45h

Realmente a definição é perfeita comecei no linux com o conectiva 7 onde não sabia fazer nada ranquei o sistema de janelas e instalei o pinguim nem ao menos usar o disquete eu sabia rs nao tinha net em casa o que fez voltar pro concorrente, algum tempo depois fui chamado pra trabalhar numa empresa que tinha maquinas com conectiva 9 e 10, usei-as por um tempo aprendi mta coisa, experimentei sequentemente o kubuntu 6 depois de mais um tempo fui pro debian 3 e de la pra ca mesmo sendo mais utilizada pra server nao troco por um sistema de desktop automatizado =D


12. Re: Linux fácil [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 01/06/2010 - 17:48h

ggxadrez, o que penso e que talvez a maioria dos que já comentaram concordam é que: de que adianta indicar Debian e Slackware para um usuário iniciante dadas as dificuldades que irão enfrentar, elas são distros para quem gosta de colocar a mão na massa, que já tenha um certo conhecimento, não sendo necessariamente um gênio..

Felizmente elas deixam o controle por parte de quem quer usá-las, não entregam nada de bandeja.

Em contrapartida não vejo desculpas para dizer que não dá para usar Debian em Desktops, a filosofia da distro é trabalhar em servidores, certo?, mas personalizando fica igual ou melhor a muitas das mais user-friendly, instável acho que não!

Você disse que está usando Slackware, veja só como o tio Patrick trabalha, das distros que já rodei com o KDE 4 o Slackware foi a que teve o melhor desempenho, graças ao fato de que a parte cosmética ele deixa por conta do usuário e olha que instalei o KDE completo.

Para um usuário iniciante distros como o Ubuntu e o Mandriva estão de bom tamanho, são tão eficientes na interação e facilidades que oferecem ao usuário que até irritam, brincadeirinha.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts