CURIOSIDADE???

1. CURIOSIDADE???

Helstrom Peterson
HelstromPS

(usa Outra)

Enviado em 28/03/2008 - 13:05h

EU ESTOU QUERENDO ME ADERIR AO LINUX E GOSTARIA QUE ALGUÉM PUDESSE ME RESPONDER QUAIS AS VANTAGENS DELE EM RELAÇÃO AO WINDOWS????OBRIGADO E ATÉ MAIS!!!!


  


2. ae

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 28/03/2008 - 13:29h

essa é minha opnião, cada um vai ter uma diferente, e aconselho antes de tudo você testar o linux para seu uso e tirar suas conclusões e com diversos distros.

Vantagens:
- Free, livre, praticamente tudo aberto, se você for programador pode se arriscar a modificar muita coisa, e sem precisar ter software pirata.
- Dependendo da distribuição, pode configurar um sistema bem estavel (muito mais que o windows) e muito mais rapido. Porém, nesta regra existem diversas limitações. Dentro do escopo doque você precisa fazer, tem de ver se existem boas aplicações em linux.
- Para o usuário comum, uma maquina mais velha consegue ter muito mais recursos e com distros "amigaveis". Recursos dentre eles, um excelente terminal com muitas ferramentas. Desktop 3D (se tiver placa 3D), e praticamente tudo que precisa no dia-a-dia como Programas de Video, Som, Fotos, Imagem, Acesso a Internet e Suite Office, além é claro de ferramentas para desenvolvimento e na pior das hipoteses software para maquina virtual para instalar o windows dentro do linux.
- O kernel do linux é muito estavel, geralmente oque trava são as aplicações (e diga-se de passagem, um ponto negativo, que a maior parte delas trava muito mais doque as aplicações no windows), porém é muito dificil o kernel travar, e não precisa reiniciar todo o computador. Outra vantagem é o "controle total" de tudo que esta rodando. O gerenciamento de memória e multiprocessamento também funciona muito melhor no linux doque no windows.
- Linux é dificil você pegar virus, pq quase não existem virus para ele.

Agora os pontos negativos:
- Muitos softwares não existem para linux, e quando existe algo "paralelo" no mundo "livre", estes softwares não chegam nem ao pé dos softwares pra windows. Um desses exemplos é o AutoCad e até mesmo o Office da Microsoft na minha opnião é a melhor suite office que existe.
- No linux você tem opção de navegadores Firefox e Opera, entre outros tbem, mas estes são os principais e infelizmente eles ainda deixam a desejar um pouco ao IE (porém tem a vantagem de não pegar virus com eles).
- O ambiente grafico do linux é mais pesado que o do windows (em comparação a recursos). Lógico você tem a opção de usar um fluxbox ou windowmaker, mas terá uma qualidade grafica quase que inferior ao Windows 98, porém terá mais desempenho. Ambos KDE e Gnome perdem em desempenho para o Windows XP. Não vou entrar em mérito do Vista pois ele realmente é muito pesado e foi feito principalmente para máquinas novas. O Vista roda muito bem em um Pentium D 3.0, com 1GB de Memória, da mesma forma que este é um requisito para rodar bem o KDE e Gnome com ambiente 3D, embora ambos rodem com 1/3 de uma máquina destas, mas acabam ficando um pouco lento.

Em termos de facilidade, tem linux tão facil quanto e até mais que windows.

Outra grande vantagem no linux é que é dificil ter de formatar o sistema, praticamente tudo da pra consertar, porém isso tbem se faz no windows, com um pouco mais de dificuldade, e no final das contas se opta por formatar em ambos os sistemas por uma questão de tempo.

Esses são alguns dos meus pontos de vista.



3. x)

fox
foxl

(usa Debian)

Enviado em 28/03/2008 - 13:38h

faço as minhas palavras a do stremer!


4. Simples e objetiva

Michele Oliveira Soares
pink

(usa Ubuntu)

Enviado em 29/03/2008 - 17:35h

Se liberdade não tem preço, logo GNU/Linux é livre...
Artigo: 30 motivos para usar o Linux
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=919
Espero ter ajudado,
Abraços


5. Re: CURIOSIDADE???

Jose Ribeiro
joserribeirojuni

(usa CentOS)

Enviado em 29/03/2008 - 17:44h

Por que ????





Viva a liberdade :D


6. Re: CURIOSIDADE???

Julio Carlos Damato
JulioCD

(usa Ubuntu)

Enviado em 29/03/2008 - 19:00h

Sinto muito em discordar com o Stremer em todos os pontos negativos que ele comentou. Por exemplo raramente programas em Linux travaram comigo, quando usava windows era travamento o tempo todo; ele comentou que existem poucos vírus para linux, o que não é verdade: pois não existem vírus para linux porque simplesmente o sistema operacional não permite o acesso dos vírus; quanto a qualidade dos programas são muito boas e por exemplo o openOffice é muito melhor do que o Office da microsoft, ele por exemplo permite gravar os arquivos em pdf, o que para quem produz textos é excelente; pode-se gravar os arquivos nos formatos usados pelo windows porém se você gravar no formato nativo do OpenOffice os arquivos ficam quase 10 vezes menores.
E ainda existem outros pontos positivos: o linux não fragmenta arquivos, com isto não existe a corrupção dos arquivos; a atualização dos programas é quase diária. E muitas outras coisas.


7. Outro sistema

Rafael C P Cunha
rafa

(usa Debian)

Enviado em 29/03/2008 - 19:30h

Também pêlo desejo de conhecer/mexer em outro sistema operacional.


8. Re: CURIOSIDADE???

Luis Carlos de Brito
luiscarlos

(usa Fedora)

Enviado em 29/03/2008 - 19:55h

"pois não existem vírus para linux porque simplesmente o sistema operacional não permite o acesso dos vírus" - JulioCD

http://dosesdiarias.seucaminho.com/index.php/2007/02/23/virus-de-windows-no-linux/
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1624

só para esclarecer


9. Re: CURIOSIDADE???

Julio Carlos Damato
JulioCD

(usa Ubuntu)

Enviado em 31/03/2008 - 02:13h

Para o Luis0101:
Leia os artigos, sobre como os vírus agem (ou agiriam?) e conheça o Linux. Pelo modo operacional do linux, ainda acho impossíveis os vírus.
Em um trecho do artigo é mencionado que se você clicar em um botão pode instalar o vírus ... e eu pergunto quem aperta botões em emails desconhecido? E como ativar o root clicando em um botão?


10. Re: CURIOSIDADE???

Luis Carlos de Brito
luiscarlos

(usa Fedora)

Enviado em 31/03/2008 - 10:49h

Eu nao abro email de desconhecidos, acredito que vc tmb, no entanto usuarios comuns abrem, e caso este usuario comum execute atraves do wine um joguinho ou outro programa qualquer que fique tentando descobrir a senha de root ou simplesmente fique fazendo copias em processo de loop de arquivos com a finalidade de encher o hd, sao n as possibilidades de criar programas que consumam os recursos da maquina e encham o hd de porcaria, ou ainda baixar programas em background com wget por exemplo, que é super simples.
Com certeza o sistema de permissoes do linux ameniza uma grande parte do problema, mas nao resolve.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts