qmail - problemas com permissões

1. qmail - problemas com permissões

sérgio
sergio3010

(usa Debian)

Enviado em 02/01/2009 - 19:29h

olá amigos, estou montando um servidor qmail/vpopmail/ e eis que me deparo com um problema: permissões

estou usando vpopmail sem mysql, sendo assim, tenho que adicionar todos os usuários do servidor no sistema. o problema é que quando as mensagens caem no Maildir, elas chegam com permissões para o usuário (e para o grupo do usuário também) e com permissões 600.

fiz testes e vi que: se eu colocar permissões 666 nas mensagens, elas são recebidas pelo outlook (ou outro MUA qualquer) sem quaisquer problemas

se eu mudar o dono do arquivo para vpopmail e o grupo para vchkpw, e manter as permissões, o arquivo é recebido pelo MUA sem problemas

se eu mantiver como está (por exemplo, um arquivo para sergio com permissões para usuário sergio e grupo sergio e permissões 600), o MUA dá erro: the RETR command did not succeeded, as mensgens são movidas do diretório new para o diretório cur e as permissões continuam (de modo às mensagens não chegarem).

estou sobrevivendo com um script que de 1 em 1 minuto varre todas as pastas de usuário e muda o dono e o grupo das mensagens, só que essa é uma solução bem "nas coxas", e não pode ser utilizada em definitivo.

gostaria de saber como resolver esse problema para que as mensagens já cheguem no diretório /home/$usuario/Maildir/new com as permissões corretas, ou um modo dos arquivos poderem ser lidos pelos MUA mesmo com as permissões antigas.