PPPoE-server ME AJUDEM!!

1. PPPoE-server ME AJUDEM!!

Marcos Meira
oxroll

(usa Debian)

Enviado em 11/04/2008 - 15:56h

Galera, tenho um script onde contém todo o meu firewall, e onde ele cria as regras do CBQ automaticamente para a ETH0 e ETH1, até aí tudo certo. Agora resolvi incrementar e passar a usar autenticação PPPoE. Meu problema é o seguinte:
O pppoe quando o cliente autentica, ele cria uma interface virtual ppp0, para o proximo cliente q se conecta ppp1, ppp2... e assim por diante, e isso foi o q me causou a dúvida pois desta forma, para q o CBQ crie uma regra para cada cliente com interfaces diferentes não da certo, antes era somente eth1, agora cada cliente é uma interface virtual diferente (ppp0, ppp1, ppp2...etc) ainda assim muda de acordo com a hora q o cliente conecta. A PERGUNTA É:
Existe uma forma em q eu configure o PPPoE-server para usar somente uma interface virtual para todos os cliente??? tipo: somente usar a ppp0???

Me ajudem!! VLW


  


2. up!

Marcos Meira
oxroll

(usa Debian)

Enviado em 11/04/2008 - 16:43h

galera me d uma força aê!!


3. Re: PPPoE-server ME AJUDEM!!

César...
cesar

(usa CentOS)

Enviado em 11/04/2008 - 16:51h

Já configurou o pppoe ?

#pppoe-setup

Abraço.


4. Re: PPPoE-server ME AJUDEM!!

Marcos Meira
oxroll

(usa Debian)

Enviado em 11/04/2008 - 17:10h

já sim, no ato da instalação, mas, isso não seria para pppoe client?? Minha dúvida é referente ao pppoe-server


5. PPPoE server

Anderson
lamss

(usa Slackware)

Enviado em 03/05/2008 - 00:58h

Tenho o mesmo problema... só que uso freebsd ele cria para mim tun0 tun1 tun2 assim por diante ate que consigo controlar a velocidade deixando todos numa velocidade só pois a interfaze virtual esta ligada a placa vr0 (placa via aparece com esse nome de dispositivo no freebsd) ai coloco a regra de controle no ipfw e todo mundo fica na mesma velocidade... problema é que vou ter que ter um servidor para cada velocidade.
Tem alguem ai que use a mais tempo o pppoe-server?


6. Re: PPPoE-server ME AJUDEM!!

Wilker Azevedo
cytron

(usa Slackware)

Enviado em 15/05/2008 - 02:19h

Bom, respondendo ao problema... Não tem como todos usarem uma interface ppp.

Mas a solução é simples. Quando o pppoe-server recebe uma conexão, é repassado para o pppoe que chama o pppd, esse pppd é quem cria a interface ppp.

O pppd ao criar uma interface pppX para o cliente, ele procura pelo script /etc/ppp/ip-up, que é onde você deve colocar as regras TC para controlar o tráfego desse cliente, o pppd passa como parâmetros a interface ppp ($1) e o IP fornecido pelo pppoe-server ($5)... (consulte man pppd)

Quando o cliente desconecta, o pppd chama o /etc/ppp/ip-down, onde você vai limpar as regras (basta apagar a regra principal, Ex.: tc qdisc del dev $1 root; tc qdisc del dev $1 ingress)

Com isso, o controle de banda é feito individual para cada cliente. Esta é a única maneira (fazer individualmente através dos scripts ip-up/ip-down)

Casando o pppoe-server com um Radius você faz maravilhas, dá pra superar uma Oi ou BrasilTelecom em flexibilidades e controle de conexão.

Tenho dois provedores e utilizo pppoe-server + freeradius + mysql + meu_próprio_sistema. É a melhor coisa que já ví além de ser tudo grátis.

Aqui tem uma dica que poste, caso você resolva usar FreeRadius: http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=10284

E aqui tem scripts bons pra facilitar a vida no FreeRadius e pppoe-server:

http://www.vivaolinux.com.br/scripts/verScript.php?codigo=3265
http://www.vivaolinux.com.br/scripts/verScript.php?codigo=3266
http://www.vivaolinux.com.br/scripts/verScript.php?codigo=3267

Epero ter ajudado! Boa sorte!