Som no Kaffeine 1.1 [RESOLVIDO]

1. Som no Kaffeine 1.1 [RESOLVIDO]

Carlos Henrique Botelho
caike_chb

(usa Ubuntu)

Enviado em 15/09/2010 - 16:58h

Fala galera do VOL blz?
pessoal não tenho conhecimento em linux mas estou estudando e aprendendo. Estou usando o openSUSE 11.3 de 64bits. Em todos os fóruns do openSUSE estou procurando ajuda, e tmb peço ajuda de vcs. Meu kaffeine 1.1 reproduz vídeo mas não reproduz o som destes vídeos, e como já disse não conheço direito ainda o linux, não sei o que fazer. Por favor alguém pode me ajudar??
Desde já agradeço!

Abraço a todos!


  


2. MELHOR RESPOSTA

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 15/09/2010 - 17:55h

É básico mas muitos (quase todos) os sistemas Linux (assim como o Windows) vem sem suporte nativo a alguns formatos de vídeo e áudio.

Sendo assim, caso ainda não tenha feito, instale os codecs necessários para o openSUSE.

Maneiras de Instalar:

1-Click-Install > siga as instruções contidas aqui: http://opensuse-community.org/Restricted_Formats/11.3

Via YaST > siga as instruções contidas no capítulo referente à Áudio e Vídeo deste tutorial: http://www.4shared.com/document/cn6w2Lky/Tutoriais_sobre_o_opensuse_113.html

No braço (no Terminal, logado como root):

zypper addrepo -f http://packman.inode.at/suse/11.3 packman
zypper addrepo -f http://www.opensuse-guide.org/repo/11.3 libdvdcss

zypper install ffmpeg flash-player libdvdcss libxine1-codecs w32codec-all k3b-codecs lame

Se ainda não funcionar, poste o resultado aqui.

Abraços!




3. Re: Som no Kaffeine 1.1 [RESOLVIDO]

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 15/09/2010 - 17:32h

Só no Kaffeine é que não sai som? Pergunto isso pois quando se inicia o sistema (no caso o openSUSE) ele toca um som. Esse som do início você consegue ouvir? E no Amarok consegue ouvir alguma música? Dependendo se sim ou se não posso te orientar melhor.

Além disso, seja bem-vindo ao VOL!

Abraços!


4. Re: Som no Kaffeine 1.1 [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 15/09/2010 - 17:36h

Existem alguns tipos de video que não reproduzem ora o audio ora o video, tanto no Kaffeine quanto em outros players.
Isso geralmente é motivado pela falta de algum codec, visto que os formatos de arquivos de video são tão vastos quanto um cipoal.
Os forums das distros realmente são um pouco lentos para atender a nossas necessidades normais de usuário.

No Windows já está acontecendo a mesma coisa (o Windows Media Player não toca mais TODOS os formatos), e muitas vezes se torna necessário utilizar o Gom Player, que consegue atualmente reproduzir a maioria deles.

Não conheço, mas deve existir algum codec de 64 bits apropriado para o seu caso.
E se existir, pode estar certo de que a turma aqui irá certamente orientá-lo.


5. Re: Som no Kaffeine 1.1 [RESOLVIDO]

Carlos Henrique Botelho
caike_chb

(usa Ubuntu)

Enviado em 15/09/2010 - 17:47h

FábioFarias o obrigado pelas boas vindas, respondendo a sua pergunta, sim toca o som inicial e o amarok tbm reproduz mp3.
Teixeira o formato do arquivo que quero reproduzir é avi e o mpg, são básicos para vídeos.

vlw galera abraço!


6. Re: Som no Kaffeine 1.1 [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 15/09/2010 - 19:09h

tem tocadores, que mesmo que vc não os use, pode ser interessante instala-los, porque eles baixam junto vários codecs e plugins:
Xine, XMMS2 e mplayer


7. Re: Som no Kaffeine 1.1 [RESOLVIDO]

Carlos Henrique Botelho
caike_chb

(usa Ubuntu)

Enviado em 16/09/2010 - 08:37h

FábioFarias infelizmente ainda não deu certo. Consegui instalar os plugins que vc me falou mas no kaffeine ainda não sai som e por incrivel que pareça, a própria visualização do Dolphin aparece a imagem e o som dos vídeos, mas o kaffeine ainda esta dando problema.
Estou tentando rodar o som ainda e estou aberto a sugestoes!

Valew Galera!


8. Re: Som no Kaffeine 1.1 [RESOLVIDO]

Claudir Pereira dos Santos
claupers

(usa openSUSE)

Enviado em 16/09/2010 - 08:50h

Opa.
Olha, primeiramente você deve adicionar o repositório packman e o videolan a lista. Depois instalar alguns codecs.
Leia em meu blog algumas orientações: http://claupers.spaces.live.com/blog/cns!80F64739372147EE!556.entry
De atenção especial a já que seu problema é com avi e também instale
* mplayer
* w32codec-all
* libavcodec52
* libxine1-codecs
* libquicktime

Cordialmente;

claupers


9. Resposta

Carlos Henrique Botelho
caike_chb

(usa Ubuntu)

Enviado em 16/09/2010 - 10:11h

Galera valew a todos os que me ajudaram. Embora talvez com algumas dicas eu não tenha conseguido o meu objetivo que era o som no kaffeine, todos me ajudaram a ter mais conhecimento neste ótimo sistema operacional(talvez trabalhoso quando não se conhece).

Consegui resolver o problema do som e quero postar aqui para que outros com o mesmo problema possa se beneficiar. No site do kaffeine -> http://kaffeine.kde.org/, entrei em 'downloads'na area do SUSE cliquei em http://packman.links2linux.de , vc vai ser redirecionado para -> http://packman.links2linux.de/package/xine-lib , na area "Lançamentos" clique na versão do seu SO e em "Descargas" clique em libxine1-codecs-1.1.19-1.pm.44.5.i586.rpm . É só instalar e pronto! (No meu caso deu certo)
Vale lembrar que já tinha os codecs w32codec-all, lame, libdvdcss, mplayer.

Valew Galera! Viva o Linux!!!


10. Re: Som no Kaffeine 1.1 [RESOLVIDO]

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 16/09/2010 - 10:44h

Que bom que resolveu!
Mas veja, o caminho tomado por você foi mais tortuoso. Nos passos que foram passados acima (por mim e pelo claupers) eram suficientes para resolver a questão. Se você notar o libxine1-codecs é um dos codecs necessários apresentados por mim e pelo claupers para a instalação.

Como disse acima, seja bem vindo. O openSUSE é uma ótima distro e conte conosco e com o pessoal do VOL (que são ótimos) para o que precisar.

Sempre que resolver um problema é de bom costume fechar o tópico e escolher a melhor resposta (se houver e 99% das vezes há uma melhor resposta).

Abraços!


11. Re: Som no Kaffeine 1.1 [RESOLVIDO]

Carlos Henrique Botelho
caike_chb

(usa Ubuntu)

Enviado em 16/09/2010 - 11:10h

Fábio obrigado pelas instruções!

O pior é que eu fiz exatamente como vcs 2 me disseram, pra ser sincero até copiei e colei os comandos, mas não sei porque cargas d'agua não rodou o som, se alguém souber e quiser postar, todos vamos nos beneficiar!

Mais uma vez obrigado a todos. Tenham todos um VOLDAY!

Abraços