Sidux não desliga nem reinicia

1. Sidux não desliga nem reinicia

Bruno Nunes de Santana
brunobns

(usa Ubuntu)

Enviado em 12/09/2009 - 00:30h

Instalei sidux no meu notebook, a principio tudo ok, reconheceu quase todo meu hardware, com excessão da placa de vídeo nvidia, mas enfim. Quando fui desligar o sistema, ele encerra o sistema, fecha todos os processos, mas não desliga o computador, a ultima mensagem aparece mais ou menos isso:

INIT: no more processes left in this runlevel


essa é a ultima mensagem que eu lembro que aparece, ahoc que fala algo de vml na linha acima..mas enfim...o note fica ligado, tenho que deliga-lo manualmente. Quando intalei o sidux pelo liveCD não consegui instalar o grub, que instalei posteriormente, mas estou usando o grub da instalação do kubuntu que tenho aqui também, não sei se tem a ver mas tá ai mais informação..

quem puder ajudar agradeço...abraços!


  


2. Re: Sidux não desliga nem reinicia

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 13/09/2009 - 15:18h

Notebooks (NoBo's) são em geral mais complicados para configurar devidamente, algumas vezes mesmo para o sidux.

Isto apenas ocorre porque senão todas, a grande maioria das distros é preparada para a grande maioria dos usuários que são os desktops. Estamos em processo de mudança, já que o número de usuários de NoBo's tem aumentado vertiginosamente nestes últimos anos. Enquanto isto ainda não ocorre, ou seja, distros especificas para uso em NoBo's, algumas adaptações precisam ser feitas.

Entre esta adaptações, talvez a mais importante refere-se ao uso de "cheatcodes" que são aqueles comandos que são passados diretamente ao kernel ainda durante o processo de inicialização do sistema.

Cortemos a conversa fiada que entretanto é importante para entender o processo e vamos a prática.

Também encontrei este mesmo tipo de problema quando havia feito uma instalação de uma versão anterior do sidux, ou seja o NoBo funcionava perfeitamente porém apenas desligava usando a chave liga/desliga no final do processo.

Bastou no caso do meu NoBo, passar a usar os "cheatcodes" noapic noacpi irqpoll para resolver o problema.

Infelizmente, não é fácil definir uma receita para resolver todos os problemas deste tipo, principalmente em NoBo's, porque cada marca ou montadora usa configurações particulares, não existindo um padrão geral.

Se ainda depois de usar estes "cheatcodes" sugeridos o problema continuar, você pode tentar também com acpi=off ou pesquisar no site do fabricante do seu NoBo, por outras soluções.

Em geral o problema do desligamento automático via software, é gatilhado pelo acpi. Portanto ao desabilitar o mesmo no inicio do boot, o problema fica resolvido.

Publiquei uma dica ou artigo sobre este mesmo assunto,inclusive descrevendo a solução que encontrei, aqui no VOL e além disto, se não me engano também na wiki do sidux brasil.

Vou pesquisar e re-edito com os devidos links.

Antes que me esqueça, existem duas alternativas para incluir os "cheatcodes" necessários para ativa-los na inicialização do seu NoBo, uma que pode ser usada para testes, ocorre quando você inicia o sistema.

Na parte inferior da tela aparece aquela linha onde estão os parâmetros de inicialização que são passados ao kernel, como configuração de tela, localização dos arquivos de inicialização, versão do kernel a ser usado e ao final da linha de comando os "cheatcodes" já existentes, onde ao final você pode agregar algum adicional, deixando um espaço depois do ultimo.

Para editar esta linha de comando, basta ir até ela usando a tecla TAB e digitar o "cheatcode" na linha de comando abaixo. Primeiro entretanto, deixe a opção de distro a inicializar marcada acima, use o TAB e edite a "cheatcode" na linha de comando. Como sugeri acima, tente primeiro usando o noacpi. Se funcionar, ótimo o problema estará resolvido, caso contrário, tente usar acpi=off.

Quando depois de testar, você encontrar a solução ideal, para fazer com que a modificação seja permanente e você não precise mais ficar editando na linha de comando a cada boot, re-edite como root o arquivo /boot/grub/menu.lst, agregado o "cheatcode" que funcionou, na linha correspondente ao kernel, como abaixo:

kernel /boot/vmlinuz-2.6.26-2-686 root=/dev/sda8 ro irqpoll noapic pci=biosirq quiet

Este exemplo acima é o do menu.lst do Debian 5 Lenny, onde ainda preciso usar os "cheatcodes" irqpoll noapic pci=biosirq para operar na boa. No caso do sidux, neste NoBo que tenho, já não preciso usar nenhum "cheatcode".

Link da dica publicada nawiki do sidux Brasil:

http://wiki.sidux.forumdebian.com.br/Cheatcodes_para_alguns_notebooks_da_Acer

Link do artigo sobre "cheatcodes":

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-Linux-em-notebooks-uso-de-cheatcodes/

Espero ter podido ajuda-lo. Boa sorte.



3. Re: Sidux não desliga nem reinicia

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 15/09/2009 - 01:11h

E ai companheiro, conseguiu resolver o problema, incluindo o "cheatcode"?

Sds


4. Re: Sidux não desliga nem reinicia

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 25/09/2009 - 14:15h

Não vi nenhuma noticia se você conseguiu resolver o problema, nem mesmo na comunidade sidux. Alguma novidade?


5. Re: Sidux não desliga nem reinicia

Bruno Nunes de Santana
brunobns

(usa Ubuntu)

Enviado em 26/09/2009 - 13:39h

Não consegui...fiz de tudo..usei tudo que é cheatcode, mas nada. Acho que no é problema com o acpi. antes de aparecer esse aviso

INIT: no more processes left in this runlevel

fala algo sobre lvm groups.

mas enfim. Voltei pro ubuntu. HEHEHE, mas muito obrigado pela ajuda.

Abraço, e desculpa a demora pra responder....xD


6. Re: Sidux não desliga nem reinicia

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 26/09/2009 - 16:34h

De repente você pode testar novamente quando sair a nova versão que seguramente virá com kernel 2.6.31, pois na atualizações gerais do sistema (Distr Upgrade - DU), já esta atualizando para 2.6.31.

Com kernel mais novo, as chances de que não seja necessário usar cheatcodes são muito grandes, pois o reconhecimento de hardware cresce muito de uma versão para outra.

A nova versão deve estar estourando a qualquer momento. Teste primeiro com DVD-Live ou mesmo CD-Live. Ai você já tira uma febre de como o sistema roda e se fica algum item importante pendente de configuração posterior.


7. Re: Sidux não desliga nem reinicia

Bruno Nunes de Santana
brunobns

(usa Ubuntu)

Enviado em 26/09/2009 - 21:31h

Pode ter certeza que não largarei o Sidux, gostei bastante desta distro, principalmente por ser a mais estável com KDE que eu já testei. Usei bastante tempo o Kubuntu, mas este travava frequentemente. Tentei usar o OpenSuse mas não me dei bem com uma distro que não é derivada do Debian.

Enfim, o Siduz ainda está instalado aqui. pois coloquei o Ubuntu em outra partição. Assim que sair essa nova versão do Kernel darei um dist-upgrade..hehehehe

Obrigado pela ajuda. abraço!


8. Re: Sidux não desliga nem reinicia

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 26/09/2009 - 23:43h

Eu também relutei bastante em adotar o sidux como uma das distros base. O medo maior era com referencia as atualizações frequentes, que são justamente a grande virtude do sidux. Por necessidade de redundância, já que uso o Linux para trabalho, procuro manter sempre pelo menos duas distros devidamente atualizadas e totalmente operacionais. Na verdade, procuro manter três, sendo a terceira de testes. O wifi para mim é critico, pois viajo bastante a serviço e já não se consegue mais conexões cabeadas nos hotéis. Se o wifi estiver "meia boca", fico "pendurado no pincel" e tenho que usar de novo o XP ou partir para algum CyberCafe ou LanHouse. Este luxo de manter dois ou mesmo três sistemas totalmente operacionais só é possivel com o Linux.
Até sair o kernel 2.6.28, sofri muito até conseguir habilitar o wifi. Na verdade foram mais de 6 meses em que ainda era obrigado a usar o XP para acessar Internet via wifi quando viajava. Consegui a primeira habilitação da placa Atheros AR5007eg, no Kurumin NG (que também era baseado no Kubuntu - Hardy com kernel 2.6.24), depois quando foi descontinuado o Kurumin NG, com muita ginastica e insistência consegui habilitar também no BigLinux 4.2. Parti para o sidux quando estava no processo de decisão quanto as distros a manter como base, pois ainda nas versões Ouranos (2008-03 e 04) já conseguia ativar o wifi sem precisar recompilar o kernel com o módulo madwifi adequado a minha placa. Hoje mantenho o sidux (2.6.31) e o Debian 5 Lenny (2.6.26) e em testes o LinuxMint 7 cujo kernel já é 2.6.28 baseado no Kubuntu (Jaunty Jackelope) se é que escrevi certo. Sofri bastante pra conseguir habilitar o wifi no Debian 5 Lenny, porém depois de recompilar o kernel com um módulo madwifi mais recente e instalar o Wicd, está rodando muito bem além de ser praticamente tão rápido quanto o sidux, já que é uma distro muito enxuta sem muita firulas rodando ainda com KDE 3.5.10 o desempenho é excelente além da estabilidade e longo período de atualizações maiores.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts