Linux Mint: como instalar apenas o Xfce, sem adicionais [RESOLVIDO]

1. Linux Mint: como instalar apenas o Xfce, sem adicionais [RESOLVIDO]

Arley Antes Souza
arleysouza

(usa Linux Mint)

Enviado em 05/06/2015 - 13:56h

Olá camaradas! Estou utilizando o Linux Mint já faz algum tempo e recentemente instalei a versão 17.1 Cinnamon 64-bit (Rebecca). Estou muito satisfeito com o sistema e seu ambiente gráfico. Ainda assim, gostaria de instalar, adicionalmente, o ambiente Xfce. O modo mais simples seria entrar no gerenciador de aplicativos e instalar o meta pacote xfce4. Pelo que entendi, esse comando irá instalar não apenas o Xfce, como também alguns programas comuns do ambiente. Entretanto, quero instalar o Xfce com o mínimo de software adicional, apenas o ambiente mesmo. Nesse caso, como devo proceder?

Citando a descrição do pacote xfce4, conforme apresentado no Gerenciador de Aplicativos:
Este pacote é um meta-pacote; ele depende dos pacotes centrais da área de trabalho Xfce4 e recomenda alguns pacotes extra do Xfce4. Se você pretende usar o Xfce4 e quer uma experiência completa, instalar este pacote e os pacotes que ele recomenda é uma boa forma de começar. Se você quer apenas selecionar os componentes centrais, então fique a vontade para remover este pacote.

Componentes centrais?


  


2. Re: Linux Mint: como instalar apenas o Xfce, sem adicionais [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 05/06/2015 - 14:12h

Tente selecionar e instalar pelo synaptic



3. Re: Linux Mint: como instalar apenas o Xfce, sem adicionais [RESOLVIDO]

Arley Antes Souza
arleysouza

(usa Linux Mint)

Enviado em 05/06/2015 - 14:22h

clodoaldops escreveu:

Tente selecionar e instalar pelo synaptic

Obrigado pela resposta! Já havia entrado no Synaptic, onde também se encontra o meta-pacote xfce4. Como achar/selecionar apenas os pacotes essenciais?


4. Re: Linux Mint: como instalar apenas o Xfce, sem adicionais [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 05/06/2015 - 14:24h

Digite xfce no campo busca... Escolha que desejar... Mas alguns meta pacotes serão instalados de QQ maneira... Assim como VC instala mate ou cinnamon



5. Re: Linux Mint: como instalar apenas o Xfce, sem adicionais

Wellington
wellington_r

(usa Debian)

Enviado em 05/06/2015 - 16:46h

Depende do que você considera como sendo o ambiente gráfico "puro". Se você achar que só o painel já é o ambiente gráfico, é só você instalar o pacote referente ao painel.

O pacote xfce4 é apenas um meta-pacote, ou seja, ele não é um programa que FAZ alguma coisa, ele só serve para instalar os pacotes que estão listados em suas dependências. Isso serve para comodidade, pois se você quiser utilizar um ambiente que tenha utilitários gráficos que você esperaria que ele tivesse, é só instalar o pacote xfce4, ao invés de ter que ficar procurando por linha de comando ou no synaptic pelos pacotes que fazem parte do conjunto Xfce e instalar apenas os que você necessita.
Particularmente, eu prefiro o Xfce completinho e vou apenas retirando o que não preciso, já que não é um ambiente inchado, mesmo com "bugigangas".

Mas se você quer mesmo deixá-lo mais enxuto, pode utilizar esse comando para se ter uma ideia dos pacotes básicos que você vai precisar ter instalado:
apt-cache depends xfce4 


Se você instalar todos os pacotes da dependência do xfce4, ainda sim ele ficará bem basicão.
Se quiser o ambiente gráfico com algumas comodidades a mais, sugiro analisar as dependências do pacote xfce4-goodies:
apt-cache depends xfce4-goodies 


E caso queira um ambiente ainda mais completo, que além do ambiente básico tenha alguns programas gráficos que são de praxe em um desktop, como navegador, gerenciador de pacotes, gerenciador de login, gerenciador de sessão, etc, sugiro dar uma olhada nas dependências do pacote task-xfce-desktop:
apt-cache depends task-xfce-desktop 


Para saber o que cada pacote na lista de dependências faz, é só usar:
apt-cache show xfce4 


Também pode procurar por pacotes relacionado ao xfce mas que por não serem essenciais não estão listados na lista de dependências desses metapacotes, com:
apt-cache search xfce 


Ou utilizar um gerenciador de pacotes gráfico, que eu particularmente, acho mais prático em alguns casos.

Eu escrevi esse post me baseando no Debian, mas acho que deve se adequar ao Mint também.


6. Re: Linux Mint: como instalar apenas o Xfce, sem adicionais

Arley Antes Souza
arleysouza

(usa Linux Mint)

Enviado em 05/06/2015 - 17:56h

Ótimo! Essa explicação foi bem completa. Muito obrigado, respondeu mais do que eu perguntei =)

Para quem estiver com a mesma dúvida que eu, recomendo instalar o xfce4 mesmo, ele não vem com muitas coisas a mais, diferente do KDE Plasma, que, se você deixar, vem enorme, cheio de programas. Os únicos pacotes desnecessários para quem já tem o Cinnamon são o Thunar (gerenciador de arquivos, como o Nemo) e o Orage, que é um calendário. (edit: e não dá para remover pelo Gerenciador de Aplicativos sem levar o xfce-4 junto)

O seguinte pacote precisa ser instalado por usuário de notebook/portáteis, como eu: xfce4-power-manager. Senão, você fica sem saber o nível da bateria. Ele está presente no meta pacote xfce4-goodies, mas o goodies vem com muitas outras coisas.

Resolvido 8)






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts