Instalar a SiSmidia14.04 no Xubuntu em Notebook CCE SiS

1. Instalar a SiSmidia14.04 no Xubuntu em Notebook CCE SiS

Eduardo barbosa
edubuntu16

(usa Linux Mint)

Enviado em 20/01/2016 - 16:55h

Instalar Xubuntu em Notebook CCE ou com SiS
Oi gente boa, eu sou novo pelo linux, apenas 10 meses, aprendi até corrigir meu Disco Rígido e fazer dualboot, mas estou esbarrando no ploblema de instalar linux em Notebook CCE com SiS 762 e corrigir a resolução.
Eu já li vários artigos dispostos desde 2009
Linux em notebook CCE Win com vídeo SIS 771/671
Nossa, estou super cançado de tentar configurar o Xorg sem sucesso.
Agora como última tentativa eu vi a cooperação do sisimedia1404 destacada no artigo : CONFIGURANDO SIS 671/72 NO UBUNTU 14.04 do Morvan Bliasby, parece ótima solução, só que mais uma vez eu fico travado no desconhecimento.
Ocorre que ele informa como fez seu procedimento para conseguir tal feito, contudo, mesmo que oriente como instalar, o faz para gente mais polida no uso de linux.
Afinal como eu consigo instalar essa pasta sismidia14.04 ?
Por favor alguem informe onde eu preciso colar essa pasta.
Ou é preciso um comando para instalar ela como root apenas deixando-a na unidade D?
Será que alguém consegue construir um aplicável salvar a todos que tem Notebook com essa característica?

Gente, vamos animar o uso de linux em todos os notebooks.
E muito sucesso para vocês.


  


2. Re: Instalar a SiSmidia14.04 no Xubuntu em Notebook CCE SiS

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 20/01/2016 - 17:42h

Eu usaria o mageia-5-kde que no momento parece ser a unica distribuição c/ bom suporte nativo para placa de video SIS


3. Re: Instalar a SiSmidia14.04 no Xubuntu em Notebook CCE SiS

Eris Ribeiro Junior
erisrjr

(usa Arch Linux)

Enviado em 20/01/2016 - 19:54h

Pode tentar seguir este artigo(É recente e bem "mastigado"):
https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Driver-SiS-771671-no-Ubuntu-Configuracao




------------------------------------------------------
KISS principle, RTFM and STFW = 42


4. EXPANDIR USO LINUX PELO BRASIL EM NOTEBOOK COM DRIVER SIS

Eduardo barbosa
edubuntu16

(usa Linux Mint)

Enviado em 23/01/2016 - 01:12h

Quero agradecer a vossa primeira atenção ao problema que eu destaquei.
- Sobre a sugestão de baixar o Mageia 5 KDE, já tentei baixar umas três vezes e todas as imagens iniciam o sistema de instalação mas ficam em tela preta com ponto branco por mais de 20mim e nada acontece.
- Sobre o artigo "Driver SiS 771/671 no Ubuntu - Configuração" o caro colega linux mostra sucesso parcial no final, pois ele mesmo conclui : "é possível resolver o problema com um pouco de paciência e algumas poucas gambiarras". Gente, desculpa mas ainda sou usuário final de início no linux, não sei fazer gambiarras com drives. Apesar do esforço de compilar as informações de três ou quatros artigos, que o fez com louvor, não deu uma solução prática e simples para o Driver SiS. Eu, longe de querer algo mastigado, penso no bem comum, vamos unir sugestões como tijolos de uma parede até resolver esse pequeno problema de vez.
Minha sugestão: como posso ver nesse primeiro ano de estudo e uso do linux, ó no fórum do Viva o Linux existem vários feras sobre Plataforma Unix. É só unir esforços dessa turma que já tem alguns passos de solução e mais os programadores de plantão para montar um aplicável semelhante ao da Intel/Nvidia para distros derivados Debian aperfeiçoando para Ubuntu e derivados. E resolver a pendência de driver SiS com aplicável que contenha todos os drives SiS feitos entre 2008 a 2012.
Apresento uma motivação: Linux é mais que uma proposta O.S. para baratear custos corporativos, como as notícias mostram do seu início. O mundo Linux conquista novos usuários por seus benefícios que são muito mais consistentes que a primeira vista.
Eu faço parte do mundo acadêmico e o que mais existe numa Faculdade é gente com seu Notebook, Mac e Netbook, isso por que se precisa de dispositivos com teclado físico para horas de digitação. Não para desfazer as maravilhas digitais de toque nas telas capacitivas e os teclados sem fio, mas esse é algo caro e até fácil de perder nos tablets da vida, ainda mais na correria entre estudo e emprego. Sabendo que os laboratórios de informática ficam mais para impressão e acabamentos dos trabalhos, o notebook , salve engano, é a ferramenta mais completa para um universitário.
Imaginem quantas pessoas como a minha esposa usam o notebook como o da CCE comprado em 2009, que veio com a distro SATUX e ela logo pediu socorro para um técnico colocar windows, mas a máquina Notebook "CCE XLP-425 Intel Pentium T3400 2.16 GHz 4096 MB 250 GB" é resistente, produto final mais barato e atende as necessidades de estudo e lazer, usando com zelo ainda vai durar uns cinco anos. Por outro lado os estudantes precisam economizar muito com informática para pagar custos acadêmicos. Lembremos ainda que esse mundo universitário e super ligado com as moradias, vejam só quanto público pode ser beneficiado com um aplicável que mostre a real riqueza e usabilidade do linux.
Portanto gente boa do Linux, é urgente pensar com alegria e entusiasmo maneiras práticas de atender a população que precisa de fato usar o Linux. E não o usa porque aparece uma resolução que compromete quase toda a usabilidade do dispositivo com letras gigantes. Vamos levar o Linux aos notebooks de médio custo pelo Brasil afora. E o Driver SiS é mais uma ótima desculpa para tal expansão.
Eu desejo a vocês muito sucesso.


5. Re: Instalar a SiSmidia14.04 no Xubuntu em Notebook CCE SiS

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 23/01/2016 - 10:27h

Uma das primeiras coisa que aprendi qdo comecei usar linux em 2008 foi: não compre notebook com chipset VIA e SIS pq tem pouca compatibilidade com Linux. Desde então já tive 3 notebooks todos com chipset Intel e todos 3 rodaram linux sem problemas.
Outra coisa que aprendi: se for comprar placa video dedicada opte pela Nvidia que tem melhor compatibilidade com Linux. Desde então tive 2 deskotps com gt240 e uma gtx650 que rodaram Linux sem problemas.
Distribuições testadas nos notebooks e desktops: ubuntu, fedora, mageia, suse, debian e distribuições derivadas
Infelizmente VIA, SIS e algumas ATI são complicadas p/ se usar com Linux!
Felizmente, ninguém é obrigado usar Linux, e pode optar pelo Windows ou IOS , não é mesmo?



6. Escolher o Linux para liberdade

Eduardo barbosa
edubuntu16

(usa Linux Mint)

Enviado em 25/01/2016 - 18:00h

Olá gente boa, nessa busca por liberdade em linux eu encontrei um artigo ontem que promete resolver o problema de resolução de maneira mais prática. Esse artigo é "UBUNTU 11.10 E PLACA DE VIDEO SIS 671 / 672 / 771 / 772" e até tem o driver compilado no artigo "SOLUÇÃO VíDEO SIS 671 / 672 / 771 / 772 E SERIE PARA UBUNTU 12.04 E TODAS AS DEMAIS VERSÕES DO UBUNTU E DERIVADOS" , contudo eu não consigo instalar por que alguns aplicáveis usados não funcionam nas versões de hoje. Ou talvez seja eu mesmo que não consiga instalar essa compilação.
Por favor, confiram os artigos, tem jeito de refazer essa compilação de 2012 para ser usada em 2016?
Será essa a oportunidade de resolver melhor tal problema de resolução ?
Por favor, quem pode ajudar na atualização dos dados?



7. Re: Instalar a SiSmidia14.04 no Xubuntu em Notebook CCE SiS

otavio brito
otaviobrito77

(usa Slackware)

Enviado em 26/01/2016 - 10:33h

Cara, eu tenho um note antigo com essa placa de vídeo. O máximo que consegui numa distribuição atual foi regular a resolução da tela. Pelo que entendi, o xorg mais atual não dá mais suporte a placa SIS 671 e similares.


8. Re: Instalar a SiSmidia14.04 no Xubuntu em Notebook CCE SiS

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 26/01/2016 - 12:26h

Se eu tivesse um notebook com SIS tentaria Mageia
Se Mageia não funcionasse instalaria windows
Ou venderia o notebook






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts