DUAS INTERFACES GRÁFICAS NUM MESMO S.O.{RESOLVIDO}

1. DUAS INTERFACES GRÁFICAS NUM MESMO S.O.{RESOLVIDO}

MARCIO GEORGE GOMES NEVES
marcioggneves

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/08/2015 - 17:54h

Olá caras ; gostaria de saber se é possível colocar duas interfaces gráficas num mesmo s.o. porém com algumas ressalvas.
estou usando o unity até no mais tudo bem porém o unity consome muita memoria e eu e o meu humilde PC temos apenas 2 gb de memoria e eu trabalho com programação , sempre virtualizo a maquina gostaria de saber se é possível colocar uma interface gráfica em um único usuário(administrador) e continuar usando unity nos outros usurários eu sei que existe o problema da inicialização e tals fucei um pouco a internet e não encontrei nada muito útil para meu proposito .Espero ter formulado bem a pergunta


  


2. Re: DUAS INTERFACES GRÁFICAS NUM MESMO S.O.{RESOLVIDO}

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 25/08/2015 - 18:10h

Sim!Mas tem um problema mais de um ambiente pesa o sistema.Voce tem que remover o unity com cuidado porque o danado quebra o sistema e instalar o outro ambiente de sua escolha.Remova pela central de programas e ve o que pede pra remover e instale um ambiente leve tipo o mate e depois limpe o sistema
sudo apt-get autoremove && sudo apt-get clean 

sudo dpkg --purge `dpkg -l | egrep "^rc" | cut -d' ' -f3` 

A liberdade indocil e domada pela propria desgraça -William Shakespeare



3. Re: DUAS INTERFACES GRÁFICAS NUM MESMO S.O.{RESOLVIDO}

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 25/08/2015 - 18:25h

eu uso.
todos os meus linux são múltiplo ambiente gráfico.
e sôbre os outros usuários usarem unity, pode sim.
quando vc loga na tela de login, seu usuario loga.
outra sessão pode ser outro ambiente gráfico...
mas claro, no mesmo micro, cada sessão aberta pesa mais
eu uso vários ambientes gráficos, ex, um dia uso KDE, no dia seguinte XFCE.
mas eu uso sempre uma sessão só.
hoje estou no XFCE, pq meu KDE está com problemas.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


4. Re: DUAS INTERFACES GRÁFICAS NUM MESMO S.O.

Eris Ribeiro Junior
erisrjr

(usa Arch Linux)

Enviado em 25/08/2015 - 18:51h

Pode sim, como o @albfneto disse, podera escolher entre os que tiver instalado no gerenciador de login.
Eu costumo amter alguns no meu desktop tambem e quanto a "pesar" no sistema, isto somente ocorre se utilizar mais de um ao mesmo tempo (Em sessões diferentes), ou usar muitos programas de ambientes diferentes (Ex, usar GNOME3/Unity, mas com todos os demais softwares do KDE) porem em maquinas com mais de 2GB de RAM, mesmo isso não chega a ser um grande problema.

Como pretende manter o Unity para os demais usuários, pode tentar entre outros ambientes, Instalar o XFCE para o administrador:



sudo apt-get update && sudo apt-get install install xfce4





---------------------------------
Keep it Simple, Stupid



5. Re: DUAS INTERFACES GRÁFICAS NUM MESMO S.O.{RESOLVIDO}

MARCIO GEORGE GOMES NEVES
marcioggneves

(usa Ubuntu)

Enviado em 28/08/2015 - 22:31h


obrigado caras valeu achei uma interface muitíssima . melhor `OPENBOX` .obrigado a todos


6. Não tenho a opção de escolher, na inialização do Ubuntu

Emmanuel Henrique Souza Rodrigues
emmanuel_neo

(usa Debian)

Enviado em 12/01/2016 - 23:16h

Instalei o XFCE, mas na inicialização do Ubuntu não há em lugar nenhum a opção entre uma ou outra interface gráfica. Como devo proceder? Alguém tem alguma ideia?

Grato! =)

Emmanuel Rodrigues


7. Re: DUAS INTERFACES GRÁFICAS NUM MESMO S.O.{RESOLVIDO}

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 13/01/2016 - 14:33h

que gerenciador de login vc tem? vc usa lightdm ou gdm?
não aparece nehum "lugar para trocar" ou não aparece a interface que quer, onde devia aparecer, exemplo, vc instalou XFCE e tem Unity e o XFCE não aparece (se for isso é mais fácil de resolver)

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


8. Re: DUAS INTERFACES GRÁFICAS NUM MESMO S.O.{RESOLVIDO}

Emmanuel Henrique Souza Rodrigues
emmanuel_neo

(usa Debian)

Enviado em 13/01/2016 - 17:51h

albfneto escreveu:

que gerenciador de login vc tem? vc usa lightdm ou gdm?
não aparece nehum "lugar para trocar" ou não aparece a interface que quer, onde devia aparecer, exemplo, vc instalou XFCE e tem Unity e o XFCE não aparece (se for isso é mais fácil de resolver)

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


Olá, Albfneto!

O que eu esperava que acontecesse era que, na tela de login, aparecesse algum tipo de opção, entre uma interface e outra, mas não aparece nada. É como se o XFCE não tivesse nunca sido instalado, mas eu o fiz. A propósito, estou rodando o Ubuntu 15.10.

Enfim, como iniciante em Linux, bem dummie mesmo haha, fui explorando aqui pra ir aprendendo e, por isso, vou fazer um relato "completo" do que fiz pra que outros dummies possam vir também se tiverem dificuldade e se valerem dessa informação =) Desculpe se o post for grande...

Como não saberia te dizer a princípio que gerenciador de login eu teria, fui ao terminal e executei o lightdm e o gdm, para saber qual dos pacotes estava instalado no OS.

Uma vez que a resposta para o lightdm foi:
Only root can run Light Display Manager.  To run as a regular user for testing run with the --test-mode flag. 

Então rodei o man do lightdm e, explorando, descobri que a versão dele é a 1.16.6. Ainda, ao executar:
lightdm --show-config 

o resultado que me chegou foi o seguinte:
   [Seat:*]
A greeter-wrapper=/usr/lib/lightdm/lightdm-greeter-session
B guest-wrapper=/usr/lib/lightdm/lightdm-guest-session
G user-session=xubuntu
F greeter-session=lightdm-gtk-greeter
E xserver-command=X -core

Sources:
A /usr/share/lightdm/lightdm.conf.d/50-greeter-wrapper.conf
B /usr/share/lightdm/lightdm.conf.d/50-guest-wrapper.conf
C /usr/share/lightdm/lightdm.conf.d/50-ubuntu.conf
D /usr/share/lightdm/lightdm.conf.d/50-unity-greeter.conf
E /usr/share/lightdm/lightdm.conf.d/50-xserver-command.conf
F /usr/share/lightdm/lightdm.conf.d/60-lightdm-gtk-greeter.conf
G /usr/share/lightdm/lightdm.conf.d/60-xubuntu.conf

Com isso dá pra me ajudar de algum modo? Eu vou continuar fuçando por aqui nos arquivos de configuração e procurando artigos sobre e, se achar a resposta e os caminhos, eu posto aqui. Caso contrário, daí fico no aguarde de alguma manifestação por aqui.

De toda forma, MUITÍSSIMO GRATO, Albfneto, você me apontou caminhos essenciais na resolução do problema ;)


9. obrigado por todas as respostas

MARCIO GEORGE GOMES NEVES
marcioggneves

(usa Ubuntu)

Enviado em 17/01/2016 - 01:50h

agradeço todas as respostas e descobri o problema anterior um dos scripts que comandava a troca estava incorretamente configurado






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts